10 Dicas de como se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês

entrevista de emprego

Veja como garantir as melhores vagas do mercado.

É cada vez mais comum entrevistas de emprego feitas em inglês. A globalização aumentou a necessidade do conhecimento desse idioma. E testá-lo durante a entrevista permite compreender o nível de fluência do candidato

Se você fica inseguro diante da possibilidade desse tipo de entrevista, vai gostar das dicas que reunimos neste artigo. Confira abaixo como ter um excelente desempenho e garanta as melhores vagas do mercado. 

Entrevista de emprego em inglês: confira 10 dicas para se sair bem

O inglês é o idioma mais falado no mundo e quem deseja conquistar uma vaga de destaque no mercado precisa ser fluente. Dessa forma não tem como fugir de entrevistas feitas nessa língua. Para te ajudar na preparação para esse desafio listamos 10 dicas de como se sair bem.

1. Fale pausadamente

Algumas pessoas acreditam que fluência tem relação com falar rápido e, na verdade, não tem. Muito mais importante do que a velocidade da comunicação é o quanto as informações estão sendo compartilhadas claramente. O entrevistador deve compreender o que você está tentando dizer.

Então a dica é fale pausadamente, escolha as palavras mais adequadas e fique atento à pronúncia. E não se esqueça, você não é uma pessoa nativa da língua inglesa, então está tudo bem em ter sotaque. 

2. Fale o suficiente para sua avaliação

Falar o suficiente para ser avaliado numa entrevista em inglês é fundamental. Lembre-se de que o entrevistador precisa avaliar o seu domínio do idioma. Então é importante dar respostas elaboradas para as perguntas que são feitas.

Suas respostas devem demonstrar que você conhece a sua área de atuação tecnicamente e também a língua. Inclusive é importante utilizar termos em inglês específicos da sua área. Evite respostas curtas que deixem em dúvida o seu conhecimento. Mas, cuidado para não se tornar repetitivo.

3. O entrevistador deve propor os assuntos

Numa entrevista, o candidato está sendo conhecido e avaliado, no entanto, deve ficar a cargo do entrevistador selecionar os assuntos mais relevantes. Esteja ciente de que é o entrevistador quem sabe quais são os temas mais importantes para a empresa e para a função em aberto. 

Se perceber que existe um tópico que pode ajudar a demonstrar o seu preparo, é interessante esperar o momento certo para fazer a inserção. Lembre-se de fazer comentários e adendos de forma natural, depois que o recrutador tiver falado. 

4. Não use respostas decoradas

Se você é do tipo que se prepara para as entrevistas em inglês decorando respostas para possíveis perguntas, saiba que está fazendo errado. Decorar respostas é bastante perigoso, uma vez que o nervosismo pode levar a aquele famoso “branco”. Não dá para travar diante do entrevistador. 

Contudo, isso não quer dizer que você não deve se preparar. Antes da entrevista, procure fazer um compilado dos principais tópicos da sua área de atuação. Considere também o que é importante falar sobre sua vida e interesses pessoais. Repasse os temas que podem ser abordados e pense em frases-chave, mas nada de decorar. 

5. Cuidado com os vícios de linguagem

Gírias e vícios de linguagem não causam boa impressão em nenhuma língua. Então atente-se para essas “muletas” do seu inglês e procure eliminá-las. O recrutador está em busca de alguém que represente a empresa falando em inglês fluente e a qualidade da comunicação tem muito a ver com isso. 

Você pode treinar falar com amigos ou mesmo se gravar falando em inglês para tentar identificar esses vícios de linguagem. Quanto mais você treinar o uso da língua, mais fácil será eliminar esses vícios e ter uma comunicação mais efetiva. Leia e assista a filmes ou séries em inglês para aumentar seu repertório linguístico. 

6. Amplie seu vocabulário de negócios

Em qualquer língua, diferentes áreas de atuação contam com seu próprio vocabulário de negócios. Esse vocabulário conta com expressões e termos específicos de cada setor. O conhecimento de cada uma dessas expressões é essencial para se dar bem na entrevista. 

Então recomendamos que você tire um tempo para aumentar o seu vocabulário da sua área específica. Busque conhecer novas palavras, as suas origens e os seus significados. Uma forma prática de aumentar esse conhecimento específico é ler materiais da sua área. Assim você irá adquirir as habilidades linguísticas necessárias. 

7. Atenção ao uso dos tempos verbais corretos

Da mesma forma que no português, os tempos verbais em inglês indicam se a ação está acontecendo no passado, no presente ou no futuro. Esses tempos permitem entender se a ação acabou de acontecer ou se já aconteceu há muito tempo.

A troca desses tempos verbais pode travar a sua comunicação com o entrevistador. Se você se sente inseguro com o uso dos tempos verbais, recomendamos que se dedique ao estudo dos mesmos. Durante a entrevista é fundamental que fique claro de que momento você está falando para o recrutador

8. Defina corretamente o seu nível de conhecimento do idioma

Um dos principais erros que os candidatos cometem ao se candidatar a uma vaga que exige inglês é dizer que possuem um nível de conhecimento diferente do que possuem. Durante a entrevista em inglês o recrutador perceberá claramente qual é o seu nível do idioma, então não adianta adicionar informações não verdadeiras no currículo.

Seja sincero quanto ao seu nível de fluência e se ele ainda não é o esperado pelo mercado procure se aperfeiçoar. Talvez nesse momento você não seja contratado, mas não terá sua imagem profissional arranhada por mentir sobre seu nível de inglês.

9. Se necessário, peça para o entrevistador repetir a pergunta

Algum questionamento não ficou claro para você? Se isso acontecer, não tenham vergonha de pedir que a pergunta seja refeita. O recrutador sabe que o candidato fica nervoso e que no decorrer da entrevista pode ter alguma dificuldade. Se você tiver bom desempenho durante as respostas, conseguirá impressionar o entrevistador. 

10. Pesquise sobre a empresa

Antes de ir para a entrevista é importante fazer uma pesquisa sobre a companhia, o seu segmento de atuação e principais clientes. Esse conhecimento te ajudará a contextualizar mais facilmente as perguntas, aumentando a sua chance de compreensão. O preparo para a entrevista faz toda a diferença para ter bons resultados. 

Gostou dessas dicas de como se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima