10 Maneiras de desconectar do trabalho

família na praia

Veja como se desconectar do trabalho e aproveitar momentos de lazer e diversão.

A rotina do escritório pode ser bastante cansativa em médio e longo prazo. Então é essencial encontrar formas de se desconectar do trabalho nos finais de semana e especialmente nas férias. Porém, a hiperconectividade pode dificultar esse desligamento das obrigatoriedades laborais.

Com o passar do tempo, a postura de não relaxar e descansar pode cobrar um preço alto. Há um número cada vez mais significativo de pessoas que apresentam quadro de Burnout. Uma das formas práticas de reduzir o risco de desenvolver uma estafa profunda é se desconectar das obrigatoriedades com alguma frequência.

No artigo a seguir daremos 10 dicas para você se desconectar do trabalho e aproveitar momentos de lazer e diversão com seus amigos e familiares ou até sozinho. Não se esqueça de que relaxar é fundamental para manter a boa saúde física e mental!

Veja como se desconectar do trabalho nos momentos de descanso

No contexto corporativo, ser workaholic (viciado em trabalho) é visto como algo positivo, mas não é nem mesmo para as empresas. Estar sempre focado no trabalho e não se dedicar a si mesmo pode trazer uma série de prejuízos para o seu bem-estar físico e mental.

A preocupação constante faz com que os profissionais desenvolvam altas taxas de estresse. Estar sempre sob pressão faz com que esse indivíduo tenha dificuldades de conviver com seus colegas e também com que ele perca parte da sua produtividade

Permanecer focado no trabalho é extremamente cansativo e pode te impedir de produzir com qualidade. Então, é crucial ter momentos para se desconectar do trabalho verdadeiramente.

Confira a seguir 10 dicas de como desligar seus pensamentos do escritório nos momentos de folga como finais de semana e férias. 

1. Tenha um planejamento 

Ter um planejamento diário com as atividades mais importantes te ajudará a alocar todas as tarefas no espaço de tempo que você tem disponível. A ideia é não deixar pendências e entender que não dá para fazer mais do que cabe no seu tempo de trabalho.

Quando estiver se preparando para tirar férias, faça uma lista com todas as atividades mais relevantes. Deixe tudo o que for de sua responsabilidade feito e oriente os seus colegas sobre como proceder na sua ausência. Avise-os de que não irá trabalhar nesse período, ou seja, estará desconectado.

2. Tenha um backup

Programar backups automáticos te deixará mais seguro de não perder nenhum dado ou projeto importante. Muitos profissionais têm dificuldade de se desconectar do trabalho exatamente por ficarem inseguros em relação a perder dados essenciais. 

Criar mecanismos que te ajudem a se sentir tranquilo e seguro é essencial para aproveitar melhor seus finais de semana e férias. Com a certeza de que tudo estará como deve, você poderá se distrair mais facilmente.

3. Treine alguém de sua confiança

É importante treinar alguém que seja da sua confiança para resolver problemas enquanto você estiver ausente. Inclusive essa é uma boa medida considerando até mesmo pequenas ausências devido a reuniões externas. Quando você sai da empresa o trabalho não pode parar.

Explique para essa pessoa tudo o que ela precisa fazer e qual é a forma correta de proceder em diferentes situações. Quando você sair de férias, saberá que tem um braço direito cuidando para que tudo permaneça como deve.

4. Lugar de trabalho é no trabalho

Essa afirmação parece óbvia, não é mesmo? Porém, com a conectividade que temos hoje, muitas pessoas acabam não fazendo essa delimitação. Então atente-se para o fato de que as atividades de trabalho devem ser realizadas somente no trabalho.

Não leve projetos para terminar em casa (salvo que seja uma emergência) e não responda mensagens de colegas e clientes fora do horário comercial. Fazer essa separação facilita relaxar nos momentos de descanso como férias e finais de semana.

5. “Esqueça” equipamentos do trabalho nas suas férias

Vai viajar de férias? Então deixe o computador de trabalho e outros dispositivos em casa ou no escritório. Estabeleça que nesse período você não está trabalhando e por isso não precisa desses itens.

Somente o fato de estar com um notebook ou tablet do trabalho na bolsa já te instiga a conferir e-mails e atualizações do trabalho. Durante as suas férias você deve apenas tirar férias. 

6. Procure atividades diferentes

Nos finais de semana e principalmente durante as suas férias é essencial fazer atividades que não estejam relacionadas ao seu trabalho. Você pode ter um hobby, por exemplo, como desenhar, fazer trilhas, conhecer novos restaurantes, entre outros. 

O que importa é que seja uma atividade que não tenha nada a ver com seu trabalho para que você possa desligar a sua mente. Distrair seus pensamentos e se concentrar em algo diferente te ajudará a ser mais produtivo no trabalho.

7. Evite conteúdos de entretenimento sobre sua profissão

Hoje em dia, há séries, filmes, programas e outros conteúdos de entretenimento focados nas mais variadas profissões. O ideal para conseguir se desconectar de verdade do trabalho é evitar esse tipo de conteúdo. Ainda que seja legal assistir uma série onde os personagens têm a sua profissão, você pode acabar focando seu tempo livre no trabalho. 

8. Mude a sua rotina

Nos dias em que não trabalha, como fins de semana e férias, é interessante mudar completamente a sua rotina. Assim a sua mente entende que não está num dia de obrigações com o escritório. Tenha outro horário para acordar, vá a lugares diferentes, faça coisas que geralmente não faz nos dias em que trabalha.

9. Invista na sua vida social

Ter amigos fora do escritório é muito importante para conseguir separar a sua vida pessoal da vida laboral. Então aceite mais convites para tomar um café com aqueles amigos do tempo da escola ou para ir ao cinema com pessoas que conheceu no curso de inglês. Com pessoas de fora do trabalho você terá conversas sobre outros assuntos.

10. Coloque o celular em modo avião

Está sentindo que a sua cabeça está sobrecarregada? A melhor forma de evitar os pensamentos recorrentes de trabalho é deixar seu celular em modo avião. Assim você não receberá mensagens por algum tempo. Nos fins de semana e férias essa é uma atitude essencial.

Gostou dessas dicas para se desconectar do trabalho? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima