O mapeamento de mercado é uma excelente ferramenta para auxiliar o empreendedor na tomada de decisões relevantes para o futuro da sua empresa. A partir dessa análise, se torna possível mensurar a potencial aceitação do público-alvo do negócio diante de mudanças de rumo. Essa ferramenta contribui para a identificação do comportamento do consumidor, concorrentes e fornecedores.
Esse mapeamento consiste em um estudo que permite identificar particularidades e perspectivas do cenário em que a empresa está inserida. Com esse panorama de dados mais amplo se torna mais seguro apostar em mudanças significativas para o negócio. Continue lendo para entender mais sobre o que é o mapeamento de mercado e como aplicá-lo de forma eficaz na sua companhia.
O que é mapeamento de mercado?
Recebe o nome de mapeamento de mercado um estudo que indica as perspectivas e particularidades de um determinado recorte de mercado. Dessa forma, torna-se possível identificar o cenário em que o negócio está operando. Com os dados obtidos através desse mapeamento fica mais fácil elaborar um planejamento consistente para adicionar ao mercado novos produtos e serviços.
Com o uso dessa ferramenta dá para encontrar respostas para questões relevantes como:
– Quais são as expectativas, necessidades e hábitos de consumo dos clientes?
– De que maneira os concorrentes estão posicionados no mercado?
– Quem são os fornecedores e quais diferenciais oferecem? Como eles gerenciam a sua logística?
A realização do mapeamento de mercado permite obter informações detalhadas a respeito do mercado. Esses dados apontam para uma direção mais segura para alcançar os resultados desejados. Com essa base de dados o gestor pode tomar decisões que mudarão os rumos do negócio com mais chances de acerto. Trata-se de uma forma de reduzir os riscos, tendo, assim, retorno dos seus investimentos.
Mapeamento de mercado: 5 dicas de como fazer de forma eficaz
Ao longo do artigo explicamos o que é mapeamento de mercado e como essa ferramenta pode contribuir para a compreensão do cenário em que o empreendimento está inserido.
A seguir iremos apresentar uma série de dicas de como aplicar esse método de forma eficaz para potencializar os resultados que pode entregar.
1. Tenha objetivos e público-alvo bem definidos
Para que o mapeamento de mercado seja realizado com eficácia é essencial que sejam definidos os objetivos e as necessidades para a aplicação da pesquisa. Por exemplo, para uma empresa que está iniciando as suas atividades nesse momento, o objetivo pode ser a verificação de perspectivas de sucesso para a marca com um determinado nicho.
A determinação de objetivos e metas claras é determinante para que a pesquisa tenha um direcionamento que permita alcançar resultados positivos para o futuro. Porém, tão relevante quanto, é definir com clareza quem é o público-alvo. Essa definição deve levar em consideração características específicas, como idade, gênero, classe econômica, entre outros.
Com essas definições feitas é mais fácil chegar a respostas mais precisas para elaborar um planejamento que atenda as necessidades da sua companhia. Esse direcionamento é muito importante para que o investimento de tempo e recursos financeiros traga retorno.
2. Método de coleta de dados
O método a ser empregado para colher dados da pesquisa é muito importante para obter respostas consistentes. Então, é de grande importância fazer essa escolha dos canais – como redes sociais, sites com informações relativas às empresas ou relatórios de desempenho – com foco nos objetivos e público-alvo que foram definidos acima.
Tomando esses dados por base dá para analisar e projetar cenários para seu negócio. Para compreender qual é a melhor forma de se posicionar em diferentes situações é válido se basear em experiências anteriores e nas respostas dos respondentes. Com a escolha do canal mais pertinente para alcançar a audiência desejada, é importante definir o método mais adequado para realizar a análise.
Deve se tornar o foco o entendimento de que tipo de pesquisa será feita e aplicada. Em outras palavras, esse é o momento em que se deverá definir o tamanho da sua amostra (quantas pessoas ou empresas serão entrevistadas) e quantidade de perguntas a serem feitas.
3. Defina os instrumentos para análise
Para que o mapeamento de mercado seja realizado de forma eficaz é bem importante escolher os instrumentos certos para a análise. Entre as opções mais utilizadas estão os formulários físicos e virtuais, além da entrevista presencial.
Para reduzir a chance de erros é interessante ter um roteiro de análise. Também é importante ter data de começo e fim, assim como as perguntas previamente formuladas (no caso do questionário).
O planejamento deve contemplar todos os passos para o empreendimento da pesquisa, evitando dessa forma surpresas pelo caminho. Quando o processo é feito de forma organizada, tem muito mais chances de ser bem-sucedido.
4. Use ferramentas auxiliares
O uso de ferramentas que ajudem na otimização da pesquisa é bastante importante para alcançar mais eficácia. Uma opção é o site SEMrush, que permite buscar por palavras-chaves mais utilizadas em um determinado segmento. Essa ferramenta ainda contribui trazendo um mapa que permite identificar a forma como os concorrentes estão posicionados. Nessa ferramenta se tem acesso a informações relativas a anúncios e comparação de sites.
O Google Trends é outra ferramenta interessante para realizar a análise de palavras-chaves, também permite buscar pelos termos mais populares. Nessa plataforma não há dados da concorrência, porém, há a observação de questões essenciais a respeito do público-alvo, como seu comportamento e hábitos.
5. Uso dos resultados e avaliação do processo
O trabalho de mapeamento de mercado somente será eficaz de verdade se os resultados forem utilizados na prática. A partir desse processo de mapeamento você poderá entender melhor o seu setor de atuação e ficar a par dos fatores que o cercam. Esses itens são importantes para orientar o posicionamento da sua empresa.
Também é interessante que os processos utilizados para realizar o mapeamento de mercado sejam analisados e revistos constantemente. A ideia é que o empreendimento tenha ferramentas para melhorar os processos envolvidos nessa pesquisa, visando alcançar mais eficácia.
Gostou de saber mais sobre o mapeamento de mercado? Sua empresa já utiliza essa ferramenta? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
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