5 livros emocionantes para ler nas férias




Sempre cobiçamos as folgas quando estão longe. Porém, na correria do dia a dia, quase nunca nos programamos para aproveitar elas do melhor jeito. E, quando chegam, enfim, pode haver aquela frustração de “o que fazer agora que estou livre?” pela falta de um mínimo de planejamento. Pensando nisso, a Eurekka selecionou 5 livros emocionantes para ler nas férias.

E, decerto, as férias servem para relaxar no cinema com a família, ter noites divertidas com os amigos, estudar com mais tranquilidade – até para atualizar aquelas séries pendentes enquanto o sono não chega, mas também há espaço para encaixar os livros dentre tudo isso!

Aliás, eles trazem ótimos benefícios quando separamos um tempo para a leitura na nossa rotina, mesmo que de poucos capítulos por dia, sabia?

Esses são só alguns dos muitos pontos positivos que os livros oferecem: diminuição do estresse, aumento do vocabulário, aprimoramento da interpretação de texto e, lógico, o lazer por meio da imaginação. Olha como vale a pena inseri-los nas suas férias!

A psicologia nos livros

Com certeza, um dos aspectos mais interessantes da leitura de livros, mesmo os de ficção, é a relação que se pode fazer entre a narrativa e a realidade em que vivemos. Ao ler, entramos em contato com perfis diferentes de personagens, costumes e comportamentos e isso é muito enriquecedor.

Ademais, para algumas carreiras profissionais eles podem ser bem úteis, mesmo quando não são livros teóricos que se aprofundam em pontos mais técnicos e filosóficos.

É o caso da análise psicológica de temas e personagens da literatura, pois os livros são uma grande fonte de elementos que podem ser estudados pela psicologia. Também podem servir de estímulo para a vida do leitor. Afinal, quantas leituras nos inspiram a mudar, a pensar diferente e a ter esperança em algo!

Na prática do psicólogo, o comum é que ele entre em contato com pacientes únicos, que têm uma história de vida específica. Por isso, é importante o terapeuta entender a diversidade da vida e do seu trabalho. Nesse sentido, os livros são um ótimo auxílio, já que trazem, mesmo de forma ficcional, experiências humanas.

Garota lendo livros na praia durante férias

5 livros emocionantes para ler nas férias

Para o seu tão esperado descanso de férias, está na hora de conhecer – ou saber um pouco mais – de alguns livros que podem te ajudar a passar um proveitoso período de diversão e muito conhecimento!

Amor e Azeitonas

Esse livro, que traz um título que é bem aleatório num primeiro momento, a princípio conta sobre a lenda de uma cidade submersa!

Na infância de Liv Varanakis, seu pai e ela passavam horas teorizando acerca da famosa Atlândida. Só que, num dia, o parceiro de conspirações de Liv sobre a cidade perdida acabou indo embora de sua vida sem dar nenhuma explicação. Quando crescida, a protagonista então recebe um desafiador cartão-postal propondo que ela viaje até a Grécia para ajudar seu pai num documentário a respeito da cidade submersa que tanto falavam sobre.  

Criado por Jenna Evans Welch, o livro cheio de aventuras trata de uma jornada de amadurecimento envolvendo pai e filha e, é claro, amor!

Amor e Azeitonas é o terceiro livro de uma trilogia. Composta em primeiro lugar por Amor e Gelato e o lançamento que veio logo em seguida, que é Amor e Sorte, Amor e Azeitonas foi o último a ser publicado. Entretanto, não há problema algum em iniciar eles numa ordem de leitura aleatória.

Especial

De antemão, o livro que deu origem à série Special, da Netflix, mostra os desafios de ser um jovem gay com paralisia cerebral. Contudo, a história não se resume apenas à autoaceitação!

Autor e responsável pela jornada autobiográfica que ocorre em Especial, Ryan O’Connel discorre sobre profundos relatos diante de sua entrada no mundo adulto. O amadurecimento profissional e também as relações que teve com amigos e parceiros sexuais diante de momentos de felicidade e frustração são alguns exemplos desbravados.

Com o propósito de ser muito mais um livro sobre sair do armário e se assumir homossexual, Ryan fura a bolha do capacitismo. Ele propõe uma identificação ao mostrar ao leitor a complexidade da vida por meio de sua sinceridade e humor diante das diversas situações passadas.  

Mentirosos

Se está afim de um livro com uma pegada de mistério, Mentirosos é para você!

A história escrita por E. Lockhart foca na família Sinclair, que não admite a decadência e tenta se manter a todo custo em tradições rasas e fúteis que envolvem o luxo.

Ambientada numa praia particular, a protagonista Cadence, que faz parte da família rica, sofre um estranho acidente durante as férias de verão. Suportando uma amnésia, depressão e dores de cabeça amenizadas pelos fortes remédios que toma após o trágico ocorrido, os Sinclair se recusam a contá-la sobre o que ocorreu de fato.

A partir daí, as crescentes angústias de Cadence a levam de volta à ilha para, enfim, solucionar o mistério de seu acidente.

Mentirosos traz boas reflexões acerca de como a desigualdade social se reflete na personalidade das pessoas dependendo de quanto dinheiro possuem. Além disso, também trata bons pontos sobre amizades e falsas moralidades envolvendo a família.  

Garotas de Vidro

Antes de mais nada, Garotas de Vidro é um livro mais sério e se aprofunda em um dos desafios que muitas pessoas lutam contra: o distúrbio alimentar.

De introdução, a história parte de um início muito conflitante. Lia já começa recebendo a triste notícia de que sua melhor amiga, Cassie, faleceu sozinha num quarto de motel.

Unidas por uma mera provocação entre as duas de quem conseguiria ficar mais magra primeiro, Garotas de Vidro mostra as decorrências que um regime cruel pode trazer, como a dismorfia corporal e o autoflagelo.

Laurie Halse Anderson, a autora, passa uma difícil mensagem de amor ao próprio corpo e o quão necessário é estarmos com a saúde mental em dia.

Saiba mais: imagem corporal

Maternidades no Plural

É importante termos acesso a conteúdos que mostram o quão diferente a vida é entre uma pessoa e outra, e Maternidades no Plural é exala todo esse contexto.

O livro perpassa por seis pontos de vista diferentes e reais no tocante ao que é ser mãe e, por conta disso, e mostram a quem lê as diferentes perspectivas de como é a jornada de ter um filho.

Dessa forma, as seis mulheres mães trazem admiráveis lições:

  • Glaucia Batista, economista com uma maternidade nada comum;
  • Annie Bacarat, fotógrafa e mãe adotiva solo;
  • Mariana Camardelli, especialista emocional e com a responsabilidade de ser madrasta dos enteados;
  • Deh Bastos, comunicadora que reflete sobre o racismo;
  • Ligia Moreiras, cientista que descobriu como é ser mãe sem o sonho de ser uma e, por última e não menos importante,
  • Marcela Tiboni, artista plástica e mãe lésbica.

clube do livro eurekka

Livros e brindes todos os meses

Logo após você conhecer todos esses emocionantes livros, agora está na hora de criar um hábito de leitura para aproveitar todos eles.

Algumas dicas de como manter esse costume: não ter pressa em terminar a história de uma vez ou insistência se o que está sendo contado não te agrada, e sim focar em livros mais curtos. Para concluir, pesquisar bastante sobre a literatura para que a empolgação se torne um impulso à leitura.

Além disso, a Eurekka pode te ajudar a criar um hábito de leitura por meio de temas interessantes tratados todos os meses em nosso Clube do Livro! Ao assinar, você recebe todo mês 1 livro inédito e os seguintes brindes: 1 livro exclusivo, 1 marca páginas, 2 cards com técnicas, 1 checklist e 6 adesivos exclusivos!

Que tal já começar com tudo? Venha fazer parte do Clube clicando aqui!

🥰 Este artigo te ajudou?


Equipe Eurekka

Compartilhe com seus amigos

LINK DA FONTE

Rolar para cima