Para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, é fundamental que tenha um propósito claro. Contudo, boa parte dos empreendedores não sabe definir qual é o propósito do seu empreendimento. Não ter uma definição pronta não precisa representar um motivo de alarme, desde que o empresário busque por ela.
Quando existe um objetivo definido torna-se mais fácil tomar decisões estratégicas para se destacar perante a concorrência. Companhias que conseguem determinar o seu propósito têm mais chances de se tornar referência em seu segmento de atuação. O propósito é muito importante em diferentes segmentos e neste artigo iremos apresentar os 5 passos para defini-lo.
Afinal, o que é propósito de uma empresa?
Podemos definir propósito como algo que move as pessoas. No caso das empresas, diz respeito aos motivos de ela existir no mercado. Deve ficar claro que o propósito não tem relação com a missão, pois ela se caracteriza por ser uma proposta de valor da organização voltada para o ambiente externo.
Resumidamente, o propósito objetiva definir a cultura de uma empresa e é composto por valores éticos, práticos, emocionais e históricos. Então, o foco do propósito está no ambiente interno, é a essência para o funcionamento do negócio. Saber como definir um propósito alinhado com os objetivos da empresa é determinante para o seu sucesso.
Como definir o propósito da empresa?
O propósito de uma empresa tem papel essencial para descobrir a sua identidade. Permite encontrar meios para destacá-la da concorrência, auxiliando na captação de clientes. A atração do público e sua fidelização dependem da identificação com o posicionamento da marca.
Para que uma empresa se torne competitiva, é fundamental que tenha clareza em seu propósito e que este esteja de acordo com os desejos do público-alvo. A elaboração do propósito deve ter coerência com o que a empresa oferece ao mercado. Por isso, é necessário observar alguns pontos determinantes para o sucesso.
Confira abaixo os 5 passos para definir o propósito da sua empresa.
1. Contribuição para a sociedade dos seus produtos e serviços
Uma empresa do setor de coleta de resíduos industriais, por exemplo, oferece grande contribuição para a sociedade apenas ao realizar seu trabalho. Se a organização contribui para um mundo melhor, é mais fácil entender qual é o seu propósito.
Ressaltamos que o propósito não está relacionado apenas a vender. Sendo assim, para defini-lo é essencial conhecer os seus produtos e serviços. Saber como eles contribuem para a sociedade e como auxiliam os usuários, entre outros pontos.
Essa fase de entendimento é fundamental para saber como a empresa pode contribuir para a sociedade. A partir dessa compreensão, fica mais simples definir o propósito com mais segurança.
2. Definição de objetivos
Onde a sua empresa pretende chegar? Quais são os passos necessários para realizar esses objetivos? Quais objetivos o seu empreendimento possui? Esses questionamentos têm grande relevância para a definição do propósito da companhia. Imagine uma empresa que está iniciando agora a sua atuação no mercado de locação de gerador de energia.
Ao se inserir em um mercado, é necessário definir os seus objetivos. Entre esses objetivos podem estar a geração de satisfação dos clientes, tornar-se uma referência no segmento de atuação, captação de mais clientes, entre outros. Definir com clareza e detalhes esses objetivos é fundamental para entender qual é a formatação da sua companhia.
O objetivo não está relacionado somente a vender e nem mesmo em focar nos valores financeiros. Quando o empreendedor compreende esse fator, consegue visualizar o panorama como um todo para definir o seu propósito.
Somente com essa visão do todo é possível chegar à formulação de um propósito passível de ser aplicado e de ser concretizado. O alinhamento é muito importante para chegar a respostas consistentes.
3. Agregue valor ao cliente
O público da sua empresa precisa ter motivos consistentes para optar pela sua marca em detrimento dos seus concorrentes. A entrega de valor é essencial, uma vez que os consumidores não podem ser entendidos como meros números.
Dessa forma, mesmo que o cliente faça compras, o mais importante é que ele esteja satisfeito. O cliente precisa encontrar nos produtos/serviços da sua marca uma solução pertinente para as suas demandas.
Por isso, agregar valor ao produto/serviço é um passo essencial para a definição de propósito da sua marca. Parte do propósito deve estar relacionado com preencher um espaço significativo na vida do consumidor. O consumidor precisa acessar alguma emoção ao realizar a compra dos seus produtos/serviços.
4. Defina o propósito
Nos passos anteriores foi possível delinear com mais clareza quais são os pontos norteadores do propósito da sua empresa. Com essas definições é mais fácil encadear as ideias para chegar a formulação do propósito. O ideal é escrever um texto breve em que o propósito (motivos pelos quais a sua empresa existe) esteja presente.
Esse texto deve levar em consideração a contribuição da sua marca para a sociedade, os objetivos definidos e o valor que irá agregar ao seu público. Quando todos os passos são seguidos, é possível obter bons resultados. Com base em dados, dá para definir um propósito consistente e alinhado com a realidade.
5. Analise de forma crítica o propósito
Com o propósito da sua empresa devidamente definido, é interessante analisar de forma crítica o resultado. Será que esse propósito está alinhado com a missão, visão e valores? Embora o propósito não seja o mesmo que a missão, é fundamental que caminhe no mesmo sentido. Ter ideias discrepantes norteando a empresa pode gerar conflitos internos e também para o público externo.
O propósito definido pode ser realizado com as ferramentas que a sua empresa tem a disposição? Haverá alguma dificuldade para essa realização? Como o propósito pode contribuir para o sucesso da sua empresa em médio e longo prazo? Responder a essas questões é essencial para entender se o propósito realmente é coerente com a estrutura existente.
Agora você já sabe quais passos seguir para definir o propósito da sua empresa. Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
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