8 Dicas de como implementar um programa de reconhecimento profissional

Homem sendo reconhecido pela equipe

Saiba como implementar um programa de reconhecimento profissional.

Um programa de reconhecimento profissional pode se tornar a base para a construção de um clima organizacional mais positivo na sua empresa. As ações de um programa como esse podem se tornar a base para a geração de satisfação e retenção de talentos. No artigo a seguir apresentaremos dicas de como implementar esse tipo de programa na sua empresa. Boa leitura!

Programa de reconhecimento profissional: o que é? 

Esse tipo de programa consiste em diferentes ações pensadas para que a empresa reconheça e valorize os seus colaboradores. A partir da cultura e políticas da companhia é possível pensar em formas de motivar e valorizar os esforços dos profissionais. 

É importante citar que esse tipo de programa abrange vários aspectos da motivação, partindo de ações simples. Geralmente, quando falamos sobre reconhecimento nas empresas, pensamos em remunerações e bonificações. No entanto, um programa de reconhecimento vai além.

A ideia é que os profissionais se sintam orgulhosos de pertencer a essa empresa. O programa deve trabalhar pontos específicos que estruturem planos que levem a melhores resultados para as companhias. 

Veja como implementar um programa de reconhecimento profissional

A seguir você poderá conferir 8 dicas de como implementar um programa de reconhecimento profissional na sua empresa. 

1. Reconhecimento por tempo de casa

A valorização do tempo dos profissionais na empresa é uma das melhores abordagens de reconhecimento. Trata-se de uma forma interessante de reconhecer os esforços e a lealdade do colaborador com a empresa. Essa estratégia pode ser empregada através de diferentes atividades. 

Os colaboradores podem, por exemplo, ser presenteados em “níveis” de acordo com o tempo de trabalho na empresa. No primeiro ano, pode ser concedida uma placa com uma mensagem. No segundo, um presente, no terceiro um jantar especial para o funcionário e sua família e assim por diante.

2. Comemorações com a equipe

Uma medida que pode ajudar no estabelecimento de um programa de reconhecimento profissional é a adoção da cultura de comemorações coletivas. Consiste numa ação que ajuda a fortalecer o sentimento de equipe e de pertencimento. Esses dois sentimentos são bastante positivos e bem-vindos para o engajamento.

Podem ser celebradas nessas comemorações metas individuais e coletivas. Podem ser incluídos, ainda, momentos de elogios por boas práticas e agradecimentos mensais, quinzenais, semestrais. O que importa é que esse tipo de ação promova uma comemoração coletiva. 

3. Cultura de feedbacks

A cultura de feedbacks é bastante importante para o bom andamento de uma empresa. O programa de reconhecimento profissional tem muito a ganhar com esse tipo de prática. Os colaboradores devem ter acesso a avaliações a respeito das suas entregas. Eles precisam saber se estão entregando o esperado e no que podem melhorar.

Quando existe uma cultura de feedbacks, ou seja, uma rotina de entrega desse tipo de avaliação é mais fácil que os profissionais se sintam valorizados e não aterrorizados. Avaliações podem assustar, quando feitas de forma estruturada são positivas. 

4. Planos de carreira

Plano de carreira é um planejamento que a companhia faz observando a evolução de cada profissional dentro do contexto organizacional. Essa é uma ótima medida para um programa de reconhecimento profissional porque demonstra que há perspectiva de crescimento. Os colaboradores passam a ter metas e objetivos.

Também é uma estratégia para aumentar a lealdade e oferecer melhores soluções para a carreira dos colaboradores. Para estruturar um plano de carreira, é interessante fazer uma análise completa das funções da empresa e de como as carreiras funcionam nesse contexto. 

5. Investimento em desenvolvimento 

Investir nos funcionários da sua empresa é uma forma interessante de fomentar o reconhecimento profissional. A oferta de cursos, ferramentas e outras oportunidades contribui para o desenvolvimento de resultados positivos em médio e longo prazo. 

O investimento em qualificação é uma ação pertinente para um programa de reconhecimento profissional porque demonstra valorização dos colaboradores. O desenvolvimento também pode ser feito através de dinâmicas de grupo, treinamentos internos entre outros. 

6. Avaliação de benefícios

Os benefícios extras, não obrigatórios, têm grande importância para os profissionais. Então é válido que a companhia reavalie o que está oferecendo para seus colaboradores e como pode melhorar a qualidade de vida deles. 

O primeiro passo consiste em analisar os benefícios oferecidos atualmente. Eles estão de acordo com a média do mercado? Esses benefícios realmente atendem às necessidades dos seus funcionários? Tem agregado a experiência deles com a companhia? 

Os benefícios voltados para a área da saúde costumam ser bons diferenciais para as empresas que desejam reter talentos. Quando as companhias oferecem esse tipo de benefício demonstram que estão preocupadas com seus profissionais. É uma forma de reconhecimento. 

Como os benefícios oferecidos se tornam direito adquirido dos colaboradores, é essencial estudar a viabilidade em médio e longo prazo, antes de adotar essa estratégia. Deve ser muito bem pensado para se manter como solução e não se tornar um problema. 

7. Bônus por performance

Profissionais que se dedicam às suas atividades e estão sempre em busca de melhores resultados merecem ser beneficiados. O bônus por performance é uma ótima estratégia para programas de reconhecimento. 

Pode ser concedido um adicional ao salário de acordo com a concretização de metas, por exemplo. Outra forma de conceder esse bônus é através da definição de metas da equipe e posterior análise da progressão do alcance delas. Quando um colaborador atingir uma das metas recebe uma notificação. 

8. Agregue valor à experiência do colaborador 

O programa de reconhecimento profissional funciona como um marco para a experiência dos colaboradores. Por isso, é essencial que sejam pensadas ações pontuais para valorizar o dia a dia da organização. Pequenas ações, realizadas com frequência, podem significar a conquista de momentos inesquecíveis.

É interessante se manter por dentro das principais tendências da experiência do colaborador. Conheça com mais detalhes essas tendências e como aplicá-las na rotina do seu empreendimento. 

Dentre os exemplos desse tipo de ação podemos citar incentivar agradecimentos públicos, oferecer notas motivacionais, conceder flexibilidade de horários entre outros. Esses gestos, por mais simples que sejam, têm grande impacto na construção da valorização da sua equipe.

Gostou de saber mais sobre como implementar um programa de reconhecimento profissional? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima