8 Dicas para se tornar uma pessoa mais otimista :: IBC

Mulher feliz

Saiba como ser mais uma pessoa mais otimista.

Uma pessoa otimista mantém uma visão mais favorável em relação às situações do seu dia a dia. O otimismo se caracteriza por gerar uma tendência de esperar resultados positivos nos mais variados contextos. Em outras palavras, o otimismo atua antecipando o melhor resultado possível em situações diversas. 

Ter mais otimismo na vida é algo que se reflete em diversos benefícios, como sono com mais qualidade e potencialização do bem-estar. Aqueles que se pautam pelo otimismo têm mais facilidade em identificar oportunidades em situações negativas. Isso quer dizer que, diferentemente dos pessimistas, esperam por resoluções positivas, ainda que não seja o que as evidências estão apontando. 

Em suma, ser otimista contribui para melhorar a sua qualidade de vida e te ajudar a identificar mais oportunidades. Se você deseja ser uma pessoa mais positiva, confira as dicas que listamos ao longo deste artigo. 

8 Dicas para se tornar uma pessoa mais otimista

O otimismo permite enxergar a vida sob um prisma de leveza e de busca pelos melhores resultados, mesmo quando as coisas não saem como o esperado. Confira abaixo uma lista de dicas de como ser uma pessoa mais otimista.

1. Encoraje a si mesmo

A conquista da felicidade depende muito mais de nós mesmos do que dos fatores externos. Ao compreender isso fica mais simples entender porque se encorajar é tão fundamental. Evite os pensamentos negativos que reduzem a sua coragem de se colocar perante as situações mais complicadas.

Ao invés de pensar naquilo que não consegue fazer, por que não ter em mente tudo o que é capaz de realizar? Lembre-se de que você é bom o suficiente, analise quais os recursos que já possui para concretizar seus objetivos.

Olhe também para os pontos que você pode melhorar. Ser otimista é também reconhecer que há melhorias que podem ser feitas para se tornar ainda mais preparado para os desafios. 

2. Tenha foco no seu sucesso

Boa parte das pessoas tem facilidade em reconhecer os sucessos e êxitos dos outros, mas dificilmente se atentam para suas próprias realizações. Para se tornar uma pessoa mais otimista é imprescindível olhar com mais carinho para os seus sucessos. 

Uma forma de se fortalecer positivamente é lembrar-se regularmente daquilo que possui e daquilo que deseja conquistar. Silencie o impulso crítico interno por alguns instantes e reflita a respeito das suas realizações. Ao fazer isso, você pode apreciar o seu próprio sucesso. 

3. Busque um modelo de inspiração

Ter um modelo positivo em que se inspirar te ajudará a ser uma pessoa mais otimista. Esse modelo pode ser um amigo, um familiar, um colega de trabalho ou até uma pessoa famosa. Inspire-se na forma como essa pessoa persegue seus sonhos, sem deixar que a sua positividade seja afetada. 

Quando algum pensamento negativo começar a se formar, lembre-se do seu modelo de inspiração e pergunte-se “o que essa pessoa faria?”. Tente ser o mais honesto possível e então você encontrará respostas e motivação para seguir em frente. 

4. Foque nos pontos positivos

Você já percebeu que não são os eventos em si que nos deixam infelizes, mas a nossa reação a eles? A forma como interpretamos os eventos é que constroem essa sensação de infelicidade e insatisfação. Nem sempre podemos alterar o curso dos acontecimentos, mas sempre podemos alterar a forma como reagimos a eles.

Ao viver uma situação negativa, por exemplo, procure reformulá-la buscando pontos com potencial positivo. Ainda que esteja vivendo algo difícil, você sempre poderá aprender algo com a situação. Talvez, passar por esse problema tenha te tornado uma pessoa mais resiliente e forte. Em algumas situações desafiadoras nos aproximamos de pessoas que talvez nem percebêssemos antes. Tudo o que acontece agrega algo. 

5. Pare de tentar antever o futuro

Se algo não dá certo na vida de um otimista, a tendência é que ele encare cada incidente como algo isolado. Já os pessimistas tendem a procurar por padrões de má sorte e passam a acreditar que outros problemas surgirão em breve. É essencial não tentar prever o futuro, tomando por base eventualidades. 

O fato de um plano não ter dado certo ou um relacionamento ter terminado, não significa que nada mais dará certo. A vida é feita de acontecimentos que atendem às nossas expectativas e outros que não atendem. Uma coisa não dar certo não significa que nada mais será positivo novamente. 

6. Cerque-se de pessoas positivas

Estar cercado por pessoas pessimistas pode acabar te tornando mais negativo, pois você será continuamente exposto a esse padrão de pensamento. Ao contrário, se estiver cercado de pessoas otimistas acabará se tornando mais positivo. Os otimistas tendem a enxergar resultados positivos no futuro daqueles que os cercam também. 

É importante destacar que essa máxima vale também para outras influências, como livros, filmes, músicas entre outros. Se você percebe que está perdendo seu otimismo, procure fortalecer essa forma de pensar através do conteúdo que consome. 

7. Foque na solução e não no problema

Ficar remoendo e reclamando a respeito dos problemas fará com que eles desapareçam? A resposta é: não. Para ser mais otimista é essencial estabelecer um padrão de pensamento positivo em que uma solução é identificada. Pessoas otimistas, quando se veem diante de um problema, já começam a formular uma solução.

Reflita sobre qual é o problema e como você poderia eliminá-lo ou pelo menos minimizá-lo. Não se concentre no que poderia ter feito diferente no passado, mas sim no que vai fazer no futuro. 

8. Impulsione seu otimismo

Nem todo mundo é naturalmente otimista, porém, todo mundo pode encontrar sua forma de se tornar mais otimista. Trata-se de um exercício de mudança de padrão de pensamento. O primeiro passo para impulsionar uma visão mais positiva da vida é colocar a ação à frente do sentimento. 

Trabalhe a sua inteligência emocional, ou seja, a sua forma de compreender e reagir aos seus sentimentos. Não deixe que as preocupações te tirem do seu eixo de ações estratégicas. Busque agir de uma maneira que te ajude a alcançar os resultados que almeja, assim você impulsionará o seu otimismo.

Gostou dessas dicas de como se tornar uma pessoa mais otimista? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima