A procura do primeiro emprego? Confira dicas para aumentar suas chances de contratação

Entrevista de emorego

Se você está em busca de seu primeiro emprego, confira as dicas que os profissionais do IBC preparam para você. Saiba como o coaching pode te ajudar neste desafio.

A vida é feita de etapas e num determinado momento chega a hora de ingressar no mercado de trabalho. Essa é uma ocasião que exige persistência. Por um lado, o candidato está ansioso para colocar em prática toda a carga teórica que adquiriu ao longo da vida estudantil. Porém, por outro, muitas empresas ainda relutam em admitir um profissional sem muita experiência.

Grande parte das organizações busca profissionais especializados em determinada área e determina que o colaborador tenha um período mínimo de experiência. Essas exigências dificultam um pouco a candidatura de quem nunca trabalhou, estagiou e nem sequer foi voluntário em algum projeto.

Mas, essas dificuldades não devem ser encaradas como um grande empecilho na procura pela primeira oportunidade de emprego. Com algumas atitudes, é possível superar essa barreira e entrar no mercado mesmo não sendo experiente. Continue lendo para saber mais sobre como aumentar suas chances de ser contratado!

Primeiro emprego: dicas para aumentar suas chances de ser contratado

Em primeiro lugar, é preciso saber ao certo o que você procura. Liste suas principais habilidades e analise os campos de atuação com as quais você mais se identifica. Em seguida, veja o que você aspira alcançar num futuro próximo e em que área deseja especializar-se. 

O Coaching vocacional ou de carreira pode auxiliar nessas definições. Por meio de técnicas e ferramentas, esses processos de aprimoramento pessoal e profissional ampliam a visão do indivíduo sobre suas habilidades, competências, crenças e valores. Também permite entender como essas características se encaixam no mercado.

O processo de Coaching ainda contribui para o autoconhecimento, assim fica mais fácil compreender o que se quer e o que não se quer. Além de investir em Coaching, você também pode seguir algumas dicas valiosas para aumentar suas chances de contratação. Confira:

1. Currículo

Esse documento dará ao avaliador uma visão geral sobre você. Por essa razão, seja claro, objetivo e sincero ao redigir seu currículo. Cite somente os cursos que você tem como comprovar.

Aponte suas habilidades e competências que podem ser úteis para a vaga em questão. Evite erros gramaticais e ortográficos. Atente-se para que o currículo tenha uma diagramação interessante e prática para a leitura. Para auxiliar você, disponibilizamos um guia exclusivo para a confecção de currículo em nosso blog.

2. Cuide da aparência

Ao ser selecionado para a entrevista, lembre-se de que o contato visual será o primeiro a ser estabelecido com o avaliador. Assim, coloque uma roupa apropriada para o local de trabalho. Mulheres devem ficar atentas ao comprimento, ao decote e à transparência das peças. Homens precisam fazer a barba e deixar de lado bermudas e chinelos.

Outro ponto importante diz respeito a estar alinhado com o ambiente. Algumas empresas têm um ambiente mais informal e se apresentar muito formal pode não ser tão bem recebido. Já nas organizações em que há mais formalidade é importante evitar deslizes na escolha dos looks profissionais. 

3. Pense positivo

Acreditar no próprio potencial é o primeiro passo para transmitir confiança e competência ao avaliador. Tente comportar-se de forma segura, dê o seu melhor e confie na chance de ser contratado.

Quando uma pessoa adota uma postura mais positiva em relação a si mesma, se apresenta de uma forma mais interessante para seus interlocutores. A confiança baseada na compreensão de seus talentos pessoais é uma poderosa aliada para conquistar uma boa vaga. 

4. Comunique-se bem

Não se esqueça de que a comunicação ocorre de forma verbal e não verbal. Por isso, além de treinar a dicção e monitorar a linguagem, cuide de sua postura: mantenha a coluna ereta e atente-se para a gesticulação e expressões faciais.

Uma boa dica é fazer o exercício de falar diante do espelho. Assim você conseguirá identificar se faz caretas ou se usa bem as mãos enquanto explica algo. Para identificar vícios de linguagem enquanto fala, você pode se gravar falando e assistir depois. Pedir ajuda a amigos também é uma possibilidade.

5. Invista na sua capacitação

O investimento na sua capacitação é essencial para alcançar uma boa oportunidade no mercado. Para quem está fazendo uma graduação fica a dica de investir em cursos livres paralelamente. Verifique se na sua cidade há instituições de ensino que oferecem cursos a preços mais em conta ou até gratuitamente.

Se você ainda não está em uma graduação, é interessante pensar em fazer um curso que abra a possibilidade para conquistar uma vaga. Você pode fazer um curso técnico para aprender uma habilidade que possa ser empregada para conquistar um trabalho. 

Recomendamos ainda que você se habitue a se manter aprendendo, a qualificação constante é a base para se tornar um profissional com mais chances de sucesso. Sempre haverá um conhecimento para ampliar seus horizontes. 

6. Informe-se

Para encontrar boas opções de vagas para o seu primeiro emprego é importante estar bem informado. Leia sobre a área em que você planeja trabalhar para entender quais são as principais oportunidades disponíveis. Além disso, acompanhe conteúdos focados em aprimoramento pessoal e profissional. 

Saber o que o mercado está procurando e como entregar aquilo que está sendo buscado é essencial para aqueles que desejam ter uma vaga para chamar de sua. Ressaltamos ainda que ao acompanhar esses conteúdos você se permite pensar sobre como se aprimorar ainda mais.

7. Não desanime

Encontrar um primeiro emprego não é uma tarefa fácil, mas é importante não desanimar. Provavelmente você receberá alguns “nãos” antes do tão sonhado “sim”. Saber lidar bem com as respostas negativas faz toda a diferença para se manter firme e forte na busca por um caminho.

Tenha em mente que não ser escolhido para uma vaga que você desejava muito pode significar ter a chance de disputar outra que será melhor para seu crescimento. Encare os processos seletivos como experiências para agregar ao seu portfólio de carreira. Tornar-se um profissional completo contempla não ser escolhido e continuar a caminhada. 

Com as técnicas de Coaching e essas dicas, você certamente aumentará sua chance de conquistar o primeiro emprego, ainda que não tenha experiência.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima