Atitudes que vão te deixar mais próximo da sonhada promoção

Mulher sendo promovida pelo chefe

Veja as atitudes que te deixarão mais próximo da promoção.

Receber uma promoção na carreira profissional é algo muito desejado pela maioria das pessoas. Geralmente, ela se torna uma meta, um sonho, onde é necessário “suar a camisa” para alcançá-la.

Se você está trabalhando para que isso aconteça, saiba que algumas atitudes podem te deixar mais distante ou bem mais próximo da tão sonhada promoção. No artigo a seguir apresentaremos quais são as atitudes que te ajudam a encurtar a distância para alcançar a sua meta. Vamos começar? 

Conheça as atitudes que te deixam mais próximo de uma promoção

Você acorda cedo todos os dias e levanta da cama sonhando em alcançar uma promoção? Porém, além de ter esse desejo, o que mais tem feito para realizar esse sonho? Será que tem tido atitudes que o aproximam do tão sonhado cargo?

É interessante pontuar que, para muitas pessoas, a promoção fica mais longe pelo simples fato de elas não fazerem nada para concretizar esse desejo. Chegar no horário e realizar as suas tarefas é a sua obrigação, então, não são essas atitudes que te levarão a ser promovido. 

Para ser promovido é necessário trabalhar para conquistar o respeito e a atenção de forma positiva do seu supervisor. Em outras palavras, é preciso ter as atitudes certas. Hoje, daremos dicas importantes para que você alcance o seu objetivo, acompanhe!

1. Se autopromova

Alguns profissionais têm dificuldades em demonstrar seus talentos. Então, esteja atento e procure fazer com que as pessoas percebam suas habilidades. Porém, cuidado para não parecer presunçoso para os seus colegas e para o líder da equipe.

Procure expor as suas ideias e opiniões para os projetos da empresa, mas sem tentar impor aquilo que acredita. Fique atento para não exagerar, isto é, procure promover seus talentos sem forçar situações. 

2. Seja claro

Demonstre ao seu líder que você busca e deseja ser promovido. Converse com ele e fale sobre seus objetivos e o porquê de ser merecedor da promoção. Porém, mais uma vez, se atente para os limites.

Deixar claro que deseja uma oportunidade de crescimento na empresa é importante para ser lembrado, mas ser insistente pode se tornar chato. Evite inserir o assunto em momentos que não parecem adequados, como quando a equipe está correndo para resolver um projeto. 

Ser claro não é sinônimo de ser desagradável e nem desvirtuar a atenção da equipe para os seus desejos. Lembre-se de que ser uma pessoa com foco e de fácil convivência também conta para alcançar uma promoção. 

3. Trabalhe arduamente

Depois de deixar claro o seu desejo, está na hora de mostrar resultados. Se você perceber que suas atitudes não estão em harmonia com seu objetivo final, comece a mudar.

Se você diz ao seu supervisor que deseja uma oportunidade num cargo com mais responsabilidades, mas não consegue cumprir nem as atuais, como espera pela promoção? 

É importante compreender que, muito mais importante que ter um discurso eloquente, é ter ações que confirmem o que você diz. Então, se você diz que deseja uma oportunidade para crescer, aja como alguém que pode assumir mais responsabilidades. 

4. Tenha um bom relacionamento com seu líder e equipe

Claro que seu líder quer resultados, mas manter um bom relacionamento interpessoal com ele e com seus colegas de trabalho poderá te ajudar ainda mais. Mostre o quanto a empresa e sua equipe poderão contar com você.

Para assumir um cargo de liderança é fundamental ter inteligência emocional e saber se relacionar com os demais profissionais da equipe. Tenha certeza que a sua forma de interagir com seus colegas irá influenciar na sua promoção.

Se você tem dificuldades para se comunicar, é interessante buscar ferramentas e cursos que possam te ajudar. Já se não consegue compreender as necessidades dos seus colegas, pode tentar se tornar mais empático, isto é, se colocar no lugar deles. Identifique o que está faltando e invista em melhorar seus pontos fracos. 

5. Seja proativo

Vá além de suas responsabilidades principais. Demonstre isso sendo proativo, indo além. Não espere ordens, utilize toda autonomia que lhe foi dada para focar em soluções.

Se você já tiver realizado as suas tarefas e observar que um colega precisa de ajuda, converse com ele e o auxilie como puder. No entanto, tenha cuidado para não ser invasivo. Antes de realizar a tarefa de outra pessoa, pergunte a ela se é necessário o seu auxílio.

Profissionais que simplesmente saem realizando as tarefas dos colegas podem ser mal vistos e, consequentemente, perder oportunidades de promoção. A sua proatividade não pode invadir o espaço dos seus colegas e nem se tornar motivo de desagrado. 

6. Positividade

Ninguém gosta de uma pessoa murmuradora, que vê dificuldades em tudo. Então, seja positivo. Procure enxergar as oportunidades que aparecerem e aprenda com todas as situações que enfrentar. Foque no positivo para resolver os eventuais problemas que surgirem.

E mais uma vez ressaltamos que é essencial ter equilíbrio. Ao mesmo tempo em que as pessoas não gostam de murmuradores, também não gostam de quem vive fora da realidade. Ser positivo não significa não enxergar os problemas e sim saber que eles existem e focar na sua solução.

Faça um exercício, quando um problema chegar até você, questione-se sobre como resolvê-lo. Ao invés de ficar repassando o quanto os problemas são difíceis, é importante estar preparado para solucioná-los.

7. Saiba ouvir feedbacks

Essa é uma dica primordial para quem deseja crescer na carreira. Ao longo dos seus anos de trabalho, muitas pessoas te darão feedbacks, desde o seu chefe até seus colegas. Ouça com a mesma atenção e respeito essas opiniões, absorvendo o que elas podem trazer de positivo. 

Muitos desses feedbacks têm o objetivo de te ajudar a melhorar e, quanto melhor você for, mais chances terá de ser promovido. Aprender a ouvir e absorver críticas é fundamental para quem deseja ascender profissionalmente. É preciso entender que você não é perfeito e que as críticas te ajudarão a se aperfeiçoar.

Gostou de saber quais são as atitudes que te deixarão mais próximo da promoção? Coloque-as em prática! Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima