Bem-estar,
Transtornos de Ansiedade
É provável que, em vários momentos da sua vida, você tenha sentido ansiedade, afinal, é uma emoção natural. Mas você já se perguntou “como descobrir se tenho ansiedade?” e como identificar quando ela está presente?
Ao falar sobre ansiedade, é comum que muitas pessoas desejem nunca mais sentir isso de novo. Contudo, qual seria a vantagem em não conseguir identificar possíveis situações de perigo para estar preparado para encará-las?
Hoje vamos mostrar para você o que de fato é a ansiedade, quais são as causas e os sintomas e, ainda por cima, você poderá acessar um teste gratuito adaptado por psicólogos da Eurekka para descobrir seu nível de ansiedade, estresse ou depressão!
O que é ansiedade?
Sabe aquele frio na barriga que você sente alguns dias antes de apresentar um trabalho? É a ansiedade se fazendo presente! Ou seja, é uma emoção natural que surge quando seu corpo prepara você para uma possível situação de perigo que ainda não aconteceu.
Imagine que você ainda não esteja preparado o suficiente para falar na frente de várias pessoas. Assim, quanto mais próximo o dia da apresentação, mais ansioso você vai se sentir. Neste momento, a ansiedade é um alerta para que você se prepare para o que está prestes a acontecer.
Aqui estamos falando da ansiedade útil, ou seja, a ansiedade que tem uma função! Assim, se trata de uma emoção importante para que você esteja atento a uma ameaça futura e possa estar pronto para o que vier a acontecer.
O que é um ataque de ansiedade?
Um ataque de ansiedade acontece quando não existe uma ameaça futura a ser combatida, porém, mesmo assim você fica com os sintomas físicos e psicológicos muito intensos e sente como se estivesse perdendo o controle do que está ao seu redor.
É comum que, ao sentir ansiedade, você tenha sensações e pensamentos que não são agradáveis. Então, como forma de tentar evitar o que sente e pensa, o seu corpo tenta fugir da situação, o que não é a melhor estratégia.
É preciso treinar técnicas para se auto acalmar, de modo que seja mais fácil lidar com a ansiedade em momentos de crise. A psicoterapia é fundamental nesse processo. Busque ajuda! A Eurekka vai fazer uma super-aula sobre ansiedade, gratuita e online, no nosso perfil do Youtube, onde você vai aprender a dar um fim na ansiedade paralisante. Clique no banner para saber mais!
Quando a ansiedade vira transtorno?
A ansiedade por si só faz com que você imagine diversos cenários que podem dar errado em alguma situação futura em específico. Isso acontece por um motivo: se preparar com antecedência.
Contudo, a ansiedade útil pode se tornar uma ansiedade patológica, ou seja, um transtorno. Sendo assim, a ansiedade passa a ser um problema quando domina você por completo, de modo que você não foque no que é necessário ou fuja de uma situação de ameaça.
Pelo contrário, o transtorno ocorre quando o corpo se mantém em alerta até quando não é necessário, causando desgaste físico e emocional. Assim, você sente que precisa enfrentar situações perigosas a todo momento, mesmo que elas só existam na sua mente!
Como eu posso descobrir se tenho ansiedade?
Existem alguns sintomas físicos e psicológicos que são comuns na ansiedade. Quando estiver com as emoções à flor da pele em uma situação de perigo, esteja atento ao que está sentindo, pois é provável que seja ansiedade!
20 sintomas físicos e psicológicos da ansiedade
A ansiedade se manifesta tanto de forma física, quanto de forma psicológica. Então, continue a leitura e descubra quais são os principais sintomas que costumam estar presentes em situações que geram ansiedade!
Sintomas físicos
Os sintomas físicos da ansiedade acontecem pois, diante de uma situação de perigo, o corpo se prepara para lutar ou fugir de forma rápida. Entre eles, estão:
- Boca seca;
- Arrepios;
- Tremores;
- Náuseas;
- Dor de barriga;
- Coração acelerado;
- Respiração ofegante;
- Embrulho no estômago;
- Tensão nos músculos;
- Sudorese (suor em excesso).
Sintomas psicológicos
Os sintomas psicológicos também podem ter efeitos fisiológicos, e muitos dos sintomas físicos também podem ser causados por isso. Por exemplo, a ansiedade em excesso pode estar relacionada com úlceras estomacais. Alguns sintomas psicológicos são:
- Nervosismo;
- Insegurança;
- Apreensão;
- Irritabilidade;
- Preocupação em excesso;
- Dificuldade em se concentrar;
- Sensação de estranheza;
- Estado de alerta constante;
- Pensamentos negativos;
- Medo exagerado.
O que causa a ansiedade?
Não existe uma causa específica para os transtornos de ansiedade. Pelo contrário, as causas são multifatoriais, ou seja, possuem vários motivos diferentes e que precisam ser avaliados de forma individual.
Entre os motivos que podem causar algum tipo de transtorno de ansiedade, estão: genética, situações traumáticas ou com alto nível de estresse, doenças físicas, entre outros.
Dentro dos transtornos de ansiedade, existe a fobia social ou transtorno de ansiedade social, agorafobia (ansiedade ao falar em público), estresse pós-traumático, síndrome do pânico e, por fim, o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) — o diagnóstico mais frequente de ansiedade.
Teste da Eurekka para como descobrir se eu tenho ansiedade
A Eurekka criou uma versão adaptada do teste DASS-21, uma escala que avalia os níveis de depressão, ansiedade e estresse. Apesar de NÃO ser um diagnóstico oficial, você descobre qual a condição que está mais presente no seu dia a dia.
Bateu a curiosidade, não é? Então clique aqui e faça o teste! Não se esqueça que é somente um indicativo do que pode estar acontecendo com você. Por isso, caso você esteja sendo muito afetado, não hesite em procurar um psicólogo para realizar o tratamento de forma eficiente!
Se a ansiedade impede você de ter uma vida leve, fique calmo! A Eurekka conta com uma equipe de psicólogos qualificados que pode ensinar para você formas saudáveis de lidar com a ansiedade, de modo que ela deixe de ser um obstáculo no seu bem-estar.
Ao se sentir ansioso, é provável que você tenha a sensação de não ter o que fazer, ficando agitado e preocupado. Porém, na terapia você aprende técnicas para se auto acalmar e enfrentar desafios, dando um passo por vez e com um terapeuta segurando sua mão.
Além disso, você aprende como se prevenir de crises de ansiedade, cuidar do seu corpo, se organizar e manter uma rotina. Parece bastante coisa, não é? Só que é mais simples do que você imagina. Clique aqui e agende sua conversa inicial para cuidar mais de si!