A memória é nossa companheira para todas as horas. É ela que nos auxilia a lembrar de dados importantes para fazer uma reunião de negócios, apresentar uma palestra e relembrar momentos incríveis vivenciados ao longo dos anos.
Dependemos da memória para realizar toda e qualquer atividade, desde as mais simples até as de maior responsabilidade. Por isso, é fundamental cuidar dela. Assim como existem exercícios para manter a saúde física, também há exercícios para manter a saúde mental — incluindo a qualidade da memória.
O cérebro, assim como o corpo, vai perdendo sua capacidade produtiva quando não recebe estímulos. Nesse sentido, o neurocientista Larry Katz desenvolveu técnicas para nos ajudar a mantê-lo ativo. Continue lendo e confira dicas de exercícios que ajudam a potencializar a capacidade da memória.
Exercícios para fortalecer a memória
Confira alguns exercícios práticos para estimular a capacidade de sua memória.
1. Aumente seu foco
Seu nível de atenção na atividade que está realizando é o que aumenta seu poder de memorização. Portanto, foque no aqui e agora, e esteja sempre de corpo e mente no momento presente.
Quando perceber que sua atenção está se desviando da atividade central, respire fundo e deixe os demais pensamentos irem embora. Cada tarefa demanda atenção plena para ser bem realizada e para que nosso cérebro entenda como realizá-la repetidas vezes.
2. Saia da rotina
Procure maneiras diferentes de fazer as mesmas coisas. Não deixe a monotonia tomar conta de sua rotina e não faça suas atividades no modo automático. Estimule sua criatividade. Reinvente-se. Inove todos os dias. Uma forma simples de mudar sua rotina é escolher um caminho diferente para ir ao trabalho, por exemplo.
O simples fato de caminhar ou dirigir por ruas diferentes das habituais ajuda a dar mais frescor para o seu cérebro. Além de ser uma forma de estimular a sua memória, é uma maneira de amplificar a sua criatividade.
3. Leia, ouça notícias e troque experiências
Uma forma bastante efetiva de estimular o cérebro é a prática da leitura, sempre colocando em pauta a 1ª dica — a concentração total. Ouça notícias pela manhã quando estiver indo para o trabalho, troque experiências, converse, permita-se conhecer novas pessoas. Essas são ações básicas que já fazem parte do cotidiano, mas são fundamentais para o enriquecimento do repertório mental.
4. Faça parte de grupos de debates
Gosta de ler? Então pode ser interessante fazer parte de grupos de discussão de livros ou mesmo de séries. O fato de ler ou assistir algo e depois conversar a respeito com outras pessoas contribui para aumentar a sua memória. Repassar o que foi assimilado permite ativar novas relações com o conteúdo, algo essencial quando se trata de melhorar a memória.
5. Tenha hábitos saudáveis
Praticar atividades físicas e ter uma alimentação equilibrada influencia diretamente na sua saúde mental, pois ajuda a diminuir o nível de estresse e ansiedade — dois fatores que prejudicam muito a capacidade cerebral de se manter focado, ativo e com boa memória. Conquiste melhores resultados, cuide de seu corpo e de sua mente!
6. Faça lista de compras, mas evite usá-la
Para quem está confuso, a dica consiste em ir ao supermercado com uma lista de compras, mas evitar utilizá-la enquanto enche o carrinho. Depois que achar que concluiu as compras, confira se pegou tudo o que está anotado. Quando nos apoiamos em anotações, evitamos que nosso cérebro precise se esforçar para lembrar do que é relevante.
7. Mude o mouse de lado
Essa é uma experiência no mínimo curiosa, quando você muda o mouse de lado se obriga a assimilar novos padrões. A mudança de padrão é interessante para estimular seu cérebro a pensar de maneira diferente do habitual.
8. Use a mão não dominante
Seguindo na mesma linha da dica anterior, é interessante tirar um momento do dia para realizar as atividades com a mão não dominante. Quando você faz essa mudança, altera os padrões de pensamento.
9. Pratique jogos
Jogos como palavras-cruzadas, sudoku, quebra-cabeças, entre outros, ajudam a estimular o cérebro e a capacidade de memorização. Além disso, é uma forma de descontrair quando se está estressado, outro ponto positivo para o cérebro.
10. Tome banho de olhos fechados
O momento do banho pode ser bastante relaxante e uma oportunidade de potencializar a sua capacidade de memória. A dica é tomar banho de olhos fechados enquanto repassa alguns acontecimentos do dia, por exemplo. Tente lembrar de algo importante, assim você estimula seu cérebro.
11. Encontre com amigos e familiares
Socializar é essencial para manter a boa saúde mental e estimular a sua capacidade de memória. Sendo assim, tenha momentos para se divertir, conversar e trocar experiências com as pessoas que gosta.
12. Experimente pratos diferentes
Degustar sabores distintos é uma forma de garantir que seu cérebro será devidamente estimulado. O seu paladar pode ser uma ótima ferramenta para amplificar a sua capacidade de memorização a partir do contato com sabores inusitados.
13. Faça atividades que demandem memorização
Teatro e dança são atividades que contribuem significativamente para desenvolver a capacidade de memória. Isso porque no teatro é necessário memorizar as falas e na dança é preciso lembrar dos passos que compõem uma coreografia.
14. Faça cursos
Aprender coisas novas é uma forma de estimular a capacidade de memória, pois exige que o cérebro faça novas conexões para assimilar o conteúdo. Então, sabe aquele curso que você sempre quis fazer, mas achava que estava muito distante da sua área de atuação? É bem nele que você deve investir!
15. Tenha um diário
Ter um diário, seja aquele caderno tradicional ou um aplicativo, é uma forma de manter-se em constante exercício de reforço da memória. Ao escrever sobre algo que aconteceu, você faz com que seu cérebro precise relembrar e ainda transfira para a forma escrita. Também é uma forma de se sentir mais leve, algo essencial para reduzir o estresse que também impacta na memória.
Gostou deste artigo? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos nas redes sociais.
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.