Confira os benefícios de ter um banco de talentos na sua empresa :: IBC

símbolo de pessoas entre as mãos de um empresário

Veja os principais benefícios do banco de talentos para a empresa.

Cada vez mais empresas estão apostando na formação de um banco de talentos para facilitar a seleção para diferentes vagas. Basicamente, se trata de um sistema em que são reunidos dados de candidatos que já enviaram currículo para vagas da companhia. Com acesso a esses dados, o processo seletivo é agilizado e se torna possível monitorar os colaboradores da organização. 

Processos seletivos podem ser bastante complexos e onerosos para as companhias. Então, ter uma forma de otimizá-los permite fazer contratações mais certeiras e com o dispêndio de menos recursos. No artigo a seguir iremos explicar melhor o que é um banco de talentos e quais são os benefícios que ele oferece. 

O que é banco de talentos?

O banco de talentos consiste em um sistema que reúne informações sobre candidatos. São informações como dados pessoais (como nome, telefone, e-mail, endereço etc) e dados técnicos (como formação acadêmica, especializações, experiência profissional etc). 

Nesse sistema não precisa constar apenas dados de profissionais externos. Incluir dados de colaboradores permite considerá-los para promoções ou até realocações em outros setores. Muitas empresas economizam tempo e recursos ao manter informações de candidatos que já participaram de seleções anteriores sem terem sido contratados. 

Qual a função do banco de talentos?

A função principal do banco de talentos é tornar o processo de contratação mais ágil nas companhias. Contudo, para cumprir essa função corretamente é essencial que esse banco de talentos seja digitalizado e organizado. Diferente disso, a empresa terá apenas um acúmulo de dados que não fornece nenhuma informação relevante. 

Usar um sistema digital para montar esse banco de talentos é mais interessante do que se manter no sistema impresso. Caso a companhia receba currículos impressos, é válido que sejam digitalizados para evitar o acúmulo de papéis. Tendo esse banco de dados, é importante consultá-lo sempre que uma vaga for aberta na organização. 

Benefícios do banco de talentos para a empresa

Ter um banco de talentos oferece uma série de benefícios para a empresa. A seguir listamos as principais vantagens que a companhia terá ao adotar essa solução. 

1. Seleção de candidatos mais alinhados às vagas

Ter um banco de talentos digitalizado e organizado contribui para realizar uma seleção mais eficaz dos currículos dos candidatos. Torna-se possível selecionar aqueles que possuem habilidades específicas.

O trabalho do recrutador se torna muito mais simples ao longo do processo seletivo. A partir desse banco de dados fica mais fácil localizar os candidatos com a formação específica e com as especializações necessárias. 

2. Processos seletivos otimizados

Os processos seletivos se tornam mais ágeis com o banco de talentos porque a etapa de triagem dos currículos é simplificada. Não é necessário anunciar a vaga, receber vários currículos e selecionar dentre eles os mais indicados. A etapa de seleção de currículos é mais simples.

Dessa forma, quando surge uma vaga, os recrutadores têm várias opções de perfis em mãos. Tudo o que precisam fazer é pesquisar nos dados que possuem quem são os candidatos que estão de acordo com a vaga. 

3. Contenção de custos

Um dos principais benefícios que o banco de talentos oferece é a contenção de custos. Com o auxílio de um software, de formulários ou das redes sociais é possível realizar uma seleção que poderia ser bastante onerosa se fosse feita da forma tradicional. A companhia poupa os recursos que seriam empregados na divulgação das vagas. 

Com esse banco de dados é possível otimizar o processo e fazer escolhas mais acertadas. Contratando colaboradores que se encaixam melhor nas vagas abertas há maior retenção, ou seja, diminui as demissões. O fato dos profissionais permanecerem mais tempo na organização evita que seja necessário fazer novos processos seletivos. 

4. Aproveitamento de talentos internos

Algumas empresas perdem a oportunidade de investir em talentos que já possuem em seus quadros de colaboradores. Quando se tem um banco de talentos é mais fácil saber quais são as aptidões e potenciais dos profissionais contratados. Dessa forma, fica mais simples encontrar um perfil para liderar equipes na própria companhia. 

Essa é uma forma poderosa de incentivar os profissionais a se dedicar mais às suas atividades. A possibilidade real de ser promovido certamente fará com que os colaboradores se mantenham na busca pelo crescimento pessoal e profissional

Dicas para montar um banco de talentos

Confira abaixo algumas dicas para que a sua empresa tenha um bom banco de talentos. 

1. Digitalize

O ideal para ter mais agilidade e facilidades para manejar os currículos do banco de talentos é usar uma plataforma digital. Com uma ferramenta específica fica muito mais simples armazenar e organizar os dados. 

2. Atualize

As informações do banco de talentos deverão ser mantidas atualizadas para facilitar o processo de busca pelos melhores candidatos. Os currículos muito antigos devem ser eliminados da base, bem provavelmente as informações não correspondem mais ao perfil atual dos candidatos. 

Ressaltamos, ainda, a importância de a empresa manter-se trabalhando o employer branding. Assim, mesmo sem ter vagas abertas, haverá pessoas se cadastrando para eventuais oportunidades. 

3. Categorize

O trabalho de organização dos currículos por categorias contribui para reduzir o tempo de busca das informações futuramente. As categorias devem ser criadas de acordo com as necessidades da organização. Se para a organização é mais relevante características de fit cultural, é válido ter categorias com base nessa informação. 

4. Priorize

Os melhores currículos deverão ser destacados do todo. Nessa categoria podem ser alocados os candidatos que quase foram contratados. Pode ser que para uma vaga futura eles sejam a melhor alternativa. 

5. Filtre

Os filtros estão relacionados à dica acima, a empresa pode utilizá-los para otimizar seleções mais direcionadas. Antes de adquirir um software de recrutamento e seleção, é interessante se informar a respeito dessa funcionalidade. 

6. Adeque-se à LGPD

O banco de talentos consiste no armazenamento de informações pessoais e profissionais dos candidatos e colaboradores. Dessa forma, é determinante que ele esteja adequado à Lei Geral de Proteção de Dados. 

Os dados dos usuários devem ser mantidos em segurança na plataforma. Apenas profissionais autorizados podem ter acesso a esses dados. A atualização constante do sistema é importante para evitar que as informações fiquem vulneráveis. Também é crucial manter a transparência com os candidatos, eles devem ser informados a respeito da finalidade de armazenamento. 

A sua empresa já possui um banco de talentos? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima