Conheça 10 benefícios da solitude

mulher refletindo de frente ao mar

Confira os benefícios de ficar na sua própria companhia.

Você gosta de ter momentos para ficar sozinho? Embora o ser humano seja um ser social por natureza, precisa de algum tempo de solitude, isto é, para ficar apenas consigo mesmo. Quem tem anseio por esses momentos de introspecção pode ficar tranquilo, pois não só é normal como é benéfico.

No artigo a seguir iremos apresentar 10 benefícios da solitude. Entenda de que maneira ficar apenas com você mesmo pode ser importante para se desenvolver e se tornar uma pessoa mais equilibrada. 

Solitude é o mesmo que solidão?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, contudo, é importante esclarecer que existem diferenças. Tanto na solidão quanto na solitude a pessoa fica sozinha. No entanto, no primeiro caso existe um sentimento negativo em relação a estar desacompanhado.

Uma pessoa solitária pode se sentir abandonada, isolada, rejeitada ou sem conexões. É possível se sentir muito solitário mesmo estando no meio de uma multidão. Por sua vez, na solitude o indivíduo está sozinho de uma forma positiva. Essa pessoa aprecia a sua própria companhia.

Trata-se de alguém que convive bem consigo mesmo e que não se sente dependente dos outros. Apesar de apreciar e entender a importância do convívio social, a pessoa adepta da solitude, gosta de ficar sozinho de vez em quando. 

Solitude: conheça 10 benefícios de ficar na sua própria companhia

A seguir listamos 10 benefícios que a solitude pode oferecer para a sua vida. 

1. Autoconhecimento

Conviver com outras pessoas é importante, contudo, há quem acabe se anulando para se encaixar em grupos sociais. Ao ter momentos apenas consigo mesmo, o indivíduo, se conecta com sua essência e conhece melhor sua personalidade. Passar mais tempo com você mesmo facilitará entender os seus pensamentos e desejos. 

2. Aumento da criatividade

Nos momentos em que estamos sozinhos temos mais controle sobre as distrações e isso contribui para aumentar a nossa concentração e criatividade. Já percebeu como ótimas ideias surgem quando você está a sós com seus pensamentos? 

Ficar longe dos estímulos externos pode ser determinante para associar melhor pensamentos e ideias criativas. Tornar-se mais criativo pode trazer uma série de benefícios para diferentes áreas da sua vida.

3. Melhora do bem-estar e saúde mental

Você já pensou que fazer algo apenas por você era egoísta? Saiba que muitas pessoas têm esse tipo de pensamento, mas, na verdade, não se trata de egoísmo e sim de cuidado consigo mesmo.

Apreciar a sua própria companhia e não depender de ninguém para relaxar e se divertir contribui para aumentar a sua saúde mental e bem-estar. Então não tenha culpa de assistir aquela série que você gosta, tomar um café ou só fazer uma caminhada. 

4. Recupere as suas energias

De acordo com a Psicologia, a companhia de outras pessoas é essencial para que pessoas extrovertidas recuperem as suas energias. Já para as pessoas introvertidas é o oposto. Para sentir que a bateria está sendo recarregada, essas pessoas precisam de momentos de solitude. 

Então se você se identifica mais com um perfil introvertido, considere ter momentos a sós para relaxar. Tirar algumas horas para ler um livro ou só refletir sobre a vida pode ser o bastante para sentir que está pronto para o próximo desafio. 

5. Pensamentos mais claros

Estamos cercados de diferentes estímulos como a televisão, o rádio, as buzinas do trânsito, as falas dos amigos, os comentários dos colegas, entre outros. Todos esses estímulos à nossa volta influenciam nossa forma de pensar. 

Ter momentos de solitude contribui para amenizar as influências que esses estímulos têm em nossa forma de pensar. Poder ficar a sós permite o entendimento do que realmente pensamos sobre o que acontece em nossas vidas. 

6. Mais amor-próprio

Como amar alguém que não conhecemos verdadeiramente? Saiba que essa premissa vale para nós mesmos também. Para podermos nos amar de verdade precisamos nos conhecer. 

Quando nos conhecemos sabemos quais são nossos pontos fortes e os pontos de melhoria. É uma forma de aumentar a autoestima e estimular um sentimento positivo por si mesmo. 

7. Sentimento de gratidão

Nos momentos de solitude há mais clareza de pensamento e isso permite aumentar o sentimento de gratidão. Quem é grato identifica o que existe de bom em sua vida, assim esses momentos especiais não passam batido.

Nos períodos a sós é possível identificar os motivos pelos quais ser grato. Ter saúde física e mental, poder estudar, ter um bom emprego, estar bem com a sua família entre outros pontos podem te ajudar a ver a vida com mais otimismo. 

8. Obtenção de respostas

Ter momentos de solitude é importante para tomar decisões. Fazer escolhas não é fácil e para encontrar o melhor caminho é essencial fazer ponderações. Em diversos contextos a melhor maneira de entender qual é a solução é ficar sozinho para refletir. 

Nos momentos em que puder ficar sozinho busque refletir e meditar para encontrar as respostas de que precisa. Você perceberá que esses momentos são importantes para te ajudar a superar situações complexas.

9. Aumento da autoconfiança

Pessoas que oferecem momentos de solitude para si mesmas tendem a apreciar mais a própria companhia. Quando você gosta de estar com você mesmo, é natural que se torne mais autoconfiante. Assim você reduz a dependência que tem de outras pessoas e a necessidade de ser aprovado socialmente.

Muitas pessoas ainda acreditam que apenas serão felizes quando estiverem ao lado de alguém que irá completá-las. Contudo, devemos entender que cada indivíduo já é inteiro e completo. Sinta-se feliz em sua própria companhia.

10. Desenvolvimento da espiritualidade

Uma área importante da vida que pode ser bastante beneficiada pela solitude é a espiritualidade. Ter momentos para ficar sozinho pode te ajudar a silenciar tudo aquilo que te causa impactos negativos. Estar sozinho te ajudará a se sentir em contato direto com aquilo que tem de mais importante em seu interior.

O desenvolvimento da espiritualidade não tem necessariamente a ver com religião, diz respeito a ter um diálogo mais franco e aberto com as suas crenças. Essa é uma parte da vida de grande relevância para nosso bem-estar. 

Gostou de saber mais sobre os benefícios da solitude? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima