Ferramentas de Coaching Conheça algumas Ferramentas de Coaching

Ter o conhecimento para gerenciar processos é fundamental para todas as empresas e o Coaching é um poderoso aliado neste processo. Trata-se de um método de desenvolvimento humano conhecido por acelerar resultados, aprimorar habilidades e competências para um profissional alcançar a alta performance. É um processo que une ferramentas e técnicas de diversas ciências para despertar o potencial infinito dos seres humanos. 

Porém, o Coaching também tem outras finalidades, como ajudar na hora de gerenciar crises nas empresas. O autoconhecimento e o desenvolvimento da capacidade empática têm grande impacto para solucionar questões de diferentes naturezas. O olhar que o Coaching ajuda a desenvolver em quem conhece o método é uma poderosa ferramenta para chegar a respostas efetivas.

Quer saber mais sobre ferramentas para gerenciar crises? Continue a leitura!

O que é uma crise no ambiente corporativo? 

De acordo com Mario Persona, escritor, palestrante, consultor e professor de Marketing e Comunicação, a crise pode ser definida como uma circunstância ou evento que tem o poder de alterar um processo que seria considerado normal. Por isso, o termo pode ser usado tanto para crises pessoais, quanto de saúde, e no nosso caso, empresariais.

Com o advento da internet, cada pessoa passou a ter um canal próprio para difundir informações, tendo tanto palco como público. Essa ferramenta potencializa o poder de espalhar qualquer notícia em uma velocidade assustadora e de proporções gigantescas.

Devido a essa impressionante força, hoje em dia, qualquer boato pode virar uma crise, por isso, saber lidar e controlar uma situação problemática é cada vez mais necessário para uma empresa.

Segundo John Birch, especialista em gerenciamento de crise, essa situação não pode ser tratada como um problema simples. Esse tipo de evento é imprevisível e possui um potencial devastador enorme, podendo provocar prejuízos significativos para empresa, colaboradores, produtos, serviços, finanças e, principalmente, a reputação.

Como enfrentar a crise na empresa?

O primeiro passo para retomar o controle da situação é assumir que a empresa está passando por um momento sério e grave. Normalmente, a resposta inicial a uma crise é a negação dela, como se tudo não se passasse de uma pequena turbulência. Fato que só dará oxigênio para o incêndio, e como todos sabem, quanto maior forem às chamas, pior será para apagá-las.

Nesse contexto, conseguir visualizar os indicadores que mostram a existência e evolução dessa situação problemática é essencial para definir quais serão as próximas ações da organização e aconselhar os colaboradores sobre a melhor forma de agir. E uma das ferramentas mais importantes para conseguir olhar de verdade para dentro é o Coaching.

Como o Coaching pode auxiliar o gerenciamento de crises

No gerenciamento de crises, o Coaching é um método muito eficaz, pois tem como premissa identificar e trabalhar aspectos que possam limitar os profissionais e equipes a desenvolverem um trabalho de excelência.

As ferramentas do Coaching podem dar um suporte significativo para gerenciar crises. Conheça aqui algumas ferramentas que podem contribuir com o gerenciamento de crises em sua organização empresarial: 

1. Mapeamento de perfil utilizando ferramentas de Coaching

Estas três ferramentas, que vamos falar em seguida, proporcionam aos gestores maior eficiência no que diz respeito a conhecer as características de cada colaborador e da equipe como um todo. Identificando os perfis marcantes de cada um, no momento de crise terá mais habilidades para conduzir cada profissional e cada equipe da melhor maneira.

O que falta para muitas equipes, inclusive, é a falta de conhecimento a respeito das características dos seus membros. Muitos talentos são ignorados e deixam de ser usados para se recuperar da situação difícil. Além de conhecer as forças dos colaboradores, é importante entender quais são os seus pontos fracos. Assim, os membros da equipe podem dar suporte uns aos outros, minimizando os impactos. 

2. Coaching Assessment

O Coaching Assessment é um software com validação científica que tem por objetivo traçar as tendências comportamentais de uma pessoa e também de um grupo. É ideal para traçar os perfis comportamentais dos colaboradores e, assim, delegar funções compatíveis com esses perfis. 

Esse é outro fator que costuma corroborar para a potencialização da crise instaurada. Quando uma dificuldade surge, é essencial que os profissionais assumam as funções em que se darão melhor.

Colocar em uma determinada função alguém que não entende como gerenciar essa atividade pode aumentar a crise. O profissional precisa saber exatamente o que está fazendo para entregar os melhores resultados. 

3. Avaliação de Perfil Comportamental

Essa avaliação permite, através de um teste com 25 questões, identificar o perfil comportamental predominante de uma pessoa. Conhecida popularmente como teste dos bichos, essa avaliação é baseada em quatro animais: gato, tubarão, lobo ou águia, cada um representa as características marcantes de cada perfil.

O foco dessa ferramenta é ajudar a entender como as pessoas reagem a diferentes situações a que são expostas. Nem todo mundo lida da mesma forma com um problema.

Conhecer melhor os perfis dos membros da equipe é essencial para delegar as tarefas com mais coerência. Como já citamos, não é nada positivo que as pessoas tenham que assumir funções para as quais não estão preparadas. 

4. Teste de sistemas representacionais

Auditivo, sinestésico, digital ou visual, são os sistemas que nos representam na hora de estruturar pensamentos e nos comunicar. Eles contribuem de maneira positiva com a melhoria nas comunicações de uma empresa.

Em parte, as crises são resultado da falta de uma comunicação efetiva entre a equipe. Encontrar um canal seguro, em que as mensagens cheguem ao seu destino com clareza, é determinante para vencer as dificuldades.

Também é válido entender como potenciais ruídos comunicacionais afetam o desempenho dos profissionais, isso porque algumas pessoas podem se sentir desmotivadas por não conseguirem se fazer ouvir no ambiente corporativo. 

5. Ferramentas de autoconhecimento

Outras ferramentas do Coaching podem ser utilizadas nos momentos de crise, uma vez que fará com que o profissional reflita sobre si mesmo, seus comportamentos e suas atitudes ante os demais. Citaremos algumas:

Roda da Vida

Essa ferramenta proporciona o conhecimento do equilíbrio da vida de uma pessoa como um todo, no âmbito pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos. Trata-se de uma ferramenta bastante utilizada para fazer avaliações pessoais, levando o coachee a entender mais sobre si mesmo. 

A pessoa que é submetida a essa ferramenta é levada a realizar uma reflexão mais profunda acerca das áreas da sua vida. É uma maneira de ter uma visão mais ampla de temas relevantes para o seu crescimento pessoal e para compreender quais são as suas reações diante de variadas situações. 

O nome dessa ferramenta é Roda da Vida porque se baseia na criação de um gráfico circular. Cada parte constituinte do círculo representa uma parte significativa da vida do coachee. O indivíduo, então, recebe perguntas que o estimularão a compreender como cada tema se desenvolve em sua vida. 

Conforme esse gráfico vai sendo preenchido, fica evidente quais são as áreas que apresentam os resultados mais positivos e os menos bem-sucedidos. Trata-se de uma forma de entender como traçar uma estratégia que contribua para o sucesso. A ideia da Roda da Vida é que todos os lados estejam em equilíbrio, afinal, uma roda com lados diferentes não consegue girar. 

Em um contexto de crise corporativa, essa ferramenta pode ser usada para entender por que os profissionais não estão conseguindo chegar aos resultados desejados. Quais aspectos estão atrapalhando a conquista do sucesso? Como seria possível equilibrar os lados dessa roda para que ela volte a girar? 

Autofeedback

Já o autofeedback proporciona ao profissional escrever em um papel seus pontos fortes, os de melhoria, suas expectativas. Assim como as oportunidades, fatores limitantes e outros aspectos, que oportunizam um processo de autorreflexão, do que deve ser trabalhado para que alcance seus anseios, sejam profissionais ou pessoais.

É possível cruzar as informações dos colaboradores da equipe para encontrar um foco comum de melhoria. É também uma maneira de aumentar a proximidade entre os membros do grupo, ajudando-os a entender como a força de um pode agregar e reduzir a fraqueza de outro. 

6. Feedback 360º projetivo

Trata-se de perguntas que projetam o profissional a refletir a percepção que ele e outras pessoas têm dele, sendo seus superiores, pessoas do mesmo nível hierárquico e subordinados. A ideia é que o indivíduo possa ter uma visão global de si e do seu desempenho, compreendendo o que pode melhorar e o que já está levando a resultados positivos. 

Para as equipes isso é determinante para estabelecer uma comunicação mais focada em resultados. Todos precisam reconhecer seus sucessos e dificuldades, ter barreiras a vencer não torna ninguém menos relevante para o grupo. Contudo, é fundamental entender quais são essas barreiras e como superá-las para que a companhia possa superar a crise.

Inclusive, essa ferramenta proporciona a possibilidade de olhar para aspectos que passariam despercebidos pelo próprio indivíduo. Há pontos que somente pessoas de outros setores podem identificar e apontar. 

7. Feedforward

Essa é uma ferramenta que procura avaliar e oferecer retorno em relação ao presente. Trata-se de uma ótima opção para traçar o futuro dos seus colaboradores. Essa perspectiva de futuro é essencial para conquistar o engajamento dos profissionais para resolver questões como uma crise.

A base dessa técnica é fazer perguntas que promovam a reflexão sobre o futuro profissional. A partir dessa aplicação, é possível entender onde o colaborador deseja chegar. Com esse conhecimento, a empresa poderá traçar um plano para que tanto os colaboradores quanto ela própria cheguem aos seus objetivos. 

Essas são apenas algumas das centenas de ferramentas utilizadas no Coaching que você poderá conhecer fazendo a formação Professional and Self Coaching, do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching. Tendo o domínio delas você terá mais habilidades para gerenciar crises.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

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