Conquista profissional: você está no caminho certo? :: IBC

profissional celebrando sua conquista

Pergunte-se sempre o que o motiva, o que você tem feito para alcançar seus objetivos e o que ainda é necessário fazer.

Quando nos deparamos com a obrigatoriedade de realizar uma escolha, é comum sofrer ao ponderar sobre qual alternativa será mais benéfica — sobretudo se o assunto for de grande relevância. Uma vez realizada a decisão, resta a dúvida ou remorso associados às opções descartadas. É quando nos pomos a pensar sobre o caminho que tomamos, sobre o cumprimento dos planos que estabelecemos, além de imaginar novos planos.

Questionar-se a respeito de estar ou não no caminho certo é algo que pode se tornar penoso e difícil para quem está nessa empreitada. Pensando a esse respeito, vamos debater esse tópico no artigo a seguir. Afinal, como saber que estamos indo na direção correta da realização profissional? 

Como saber se está na carreira certa?

O primeiro tema a ser considerado nesse processo de reflexão é a carreira que você está seguindo ou está prestes a iniciar. Baseado em quais aspectos realizou essa escolha? Você está satisfeito com a atividade que desempenha? A resposta dessas perguntas pode lhe ajudar a esclarecer as dúvidas e buscar o autoconhecimento essencial para compreender a si mesmo.

A partir desse autoconhecimento, você poderá buscar o que proporciona alegria e satisfação para a sua vida. Se perceber que errou no começo da sua carreira profissional, escolhendo um segmento de atuação que não atende às suas expectativas, conhecer a si mesmo vai lhe auxiliar a decidir o seu futuro profissional.

É importante estar ciente de que nunca é tarde para um recomeço e que podemos iniciar novas jornadas em qualquer momento da vida. Algumas pessoas identificam que não estão no caminho que lhes fará feliz, mas têm medo de buscar uma mudança por acreditar que já é tarde. Para essas pessoas, é essencial esclarecer que é difícil alcançar uma grande conquista profissional estando em uma carreira pela qual não se tem apreço. 

Como crescer profissionalmente?

Considerando que o caminho que você escolheu é o correto, examine novamente os planos que estabeleceu no início da jornada. Qual a conquista profissional que o motiva a seguir trabalhando? O que você tem feito para alcançar o posto almejado? O que é necessário fazer? 

Saber aonde se quer chegar e o que é necessário para isso é essencial para seu sucesso profissional. Toda ação que é planejada tem mais chances de ser bem sucedida em suas intenções. Confira, a seguir, algumas dicas que vão lhe auxiliar a repensar sua conduta profissional e buscar a conquista que anseia:

1. Invista em seu desenvolvimento

Procure cursos de Coaching, ou de especialização, pós-graduação, idiomas, entre outros. Ao estudar, você constantemente aprimora suas capacidades, e isso pode ser o seu diferencial. Além disso, se você está em um momento em que questiona a validade do caminho escolhido, mas ainda não sabe o que faria diferente, pode descobrir nessa jornada de conhecimento.

Ao se permitir adquirir novos conhecimentos e experiências você abre seus horizontes para novas possibilidades. Pode ser que o caminho profissional que lhe trará satisfação seja encontrado em um curso. Fica a dica para sempre que possível ampliar seu leque de qualificação, fazer cursos com focos diferentes é positivo para se tornar um profissional mais completo. 

2. Estabeleça seu networking

Novas e melhores oportunidades podem aparecer a qualquer momento. Esteja sempre envolvido em grupos de discussão relacionados à sua área de atuação, participe de eventos e de redes sociais focadas na interação entre profissionais, como o LinkedIn. E lembre-se de que networking vai além de simplesmente adicionar números à sua agenda de contatos.

Construir relações pautadas por vínculos é essencial para que essa rede de contatos prospere. Também é uma forma de trocar experiências com esses novos conhecidos. Afinal, estabelecer uma rede vai além de simplesmente trocar indicações, consiste em ampliar o seu alcance de realizações profissionais. 

3. Proatividade sempre

Esforce-se, demonstre interesse em aprender cada vez mais, aceite desafios e demonstre suas capacidades de lidar com situações adversas. As conquistas profissionais não caem do céu, você precisará trabalhar, e muito, por elas. Isso significa se manter focado em estabelecer e concretizar planos sólidos. 

Ao realizar algum objetivo profissional, é fundamental não se acomodar e pensar de que maneira pode manter-se conquistando novos resultados positivos. Somente com esse foco é possível manter o seu ritmo de conquistas. Mantenha seu espírito sempre pronto para aprender algo novo. 

4. Planeje-se

Tenha sempre em mente as conquistas que almeja e os passos necessários para alcançá-las. Qual é a sua grande meta para a carreira? Aonde deseja chegar daqui a cinco ou dez anos? Tendo essa resposta, considere quais são os passos que precisa dar para que essa realização se torne realidade.

Como você dará cada um desses passos rumo à grande meta? Planejar cada etapa te ajudará a tornar mais próxima a conquista do todo. Planejar permite visualizar o que precisa ser feito e potencializar o seu desejo de concretizar. Sempre que der mais um passo desse plano, você se sentirá mais motivado para o próximo. Trata-se de uma forma de renovar o seu intento. 

5. Seja determinado e não perca o foco

Não desvie sua atenção, mantenha sua estratégia sempre focando no resultado final. Redirecionar suas ações deve ser uma opção apenas se as suas atitudes não estiverem surtindo efeito ou se o objetivo final não é exatamente o que imaginava. Ao longo da jornada rumo ao sucesso, é interessante revisitar seu planejamento para identificar pontos que não estão alinhados com o planejado.

Conforme amadurecemos, podemos mudar nossa visão de futuro e compreensão do que é sucesso. Além de ser algo natural, é também positivo, então mantenha esse hábito. A grande questão deve ser sempre manter o seu foco sem desperdiçar as oportunidades que surgem pelo caminho. 

O sucesso profissional é algo que todos aspiramos, mas é necessário trabalhar muito para alcançá-lo. Reveja seus propósitos e planos e, se for necessário mudar de carreira, preocupe-se em como fazer essa escolha corretamente. O importante é estar determinado, seguir o planejamento e as ações estipuladas e acreditar na vitória. Mãos à obra!

6. Faça autoavaliações

Avaliar a si mesmo e ao seu trabalho pode não ser algo simples, mas é extremamente importante. Então, dedique parte do seu tempo para analisar como está trabalhando em prol do que deseja para o seu futuro. Você tem se mantido disciplinado? Está fazendo o que pode ser bem-sucedido?

Se identificar que tem falhado em alguma esfera da sua busca, reflita sobre como pode mudar essa percepção. Assim você poderá se colocar rumo às suas realizações, entregando sempre o máximo do seu desempenho. E não se esqueça de que essas avaliações de si mesmo devem ser sempre o mais sinceras possível.

Você avalia que está no caminho certo para o sucesso? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima