Cuidado com o uso da internet no ambiente de trabalho

homem usando celular

Veja dicas de como lidar melhor com a internet.

Hoje, estamos cercados de tecnologia. Seja em casa ou no trabalho, ela está presente em nossas vidas. Temos celulares com um poder de processamento muito maior que computadores de anos atrás, e acesso ao uso da internet e redes sociais com apenas alguns cliques.

De fato, a tecnologia vem para facilitar nossas vidas, seja ela pessoal ou profissional. Em contrapartida, ela também aumentou as oportunidades de perda de produtividade no ambiente de trabalho. E quando os profissionais se tornam menos produtivos podem ficar mais perto do desligamento da companhia. 

Porém, se a internet é um recurso essencial para o trabalho, como evitar que ela se torne um fator de distração? Continue lendo para entender como estabelecer uma relação profissional saudável com a internet. Assim você preserva seu trabalho com a satisfação de ser mais produtivo.

A internet como fator de distração do trabalho 

Atrasos em projetos, desentendimentos por ruídos de comunicação, esquecimentos entre outros podem ser resultados do uso indevido da internet. Afinal, como trabalhar focado e ter atenção ao que se está fazendo com várias abas abertas ao mesmo tempo? Porém, o problema hoje vai além da utilização indevida do computador nas empresas. 

Os celulares cada vez mais se tornam desviadores de atenção dos colaboradores dos assuntos de trabalho. Se as consultas às notificações do aparelho se tornam constantes, é difícil manter o foco nos resultados.

Se você tem percebido esse impacto negativo da tecnologia em sua capacidade de manter-se focado no trabalho, recomendamos que reavalie suas atitudes. Como já mencionamos, os profissionais que não produzem são sérios candidatos ao desligamento das empresas em que atuam. 

Internet no ambiente de trabalho: dicas de como usar com cuidado

A internet é uma ferramenta que contribui para a realização de uma série de atividades profissionais. Hoje em dia, é difícil encontrar um trabalho que não utilize em algum grau a conexão com a rede. No entanto, nem sempre é fácil separar o uso profissional do uso recreativo da internet.

Se essa separação não é feita, não é possível manter o foco no que está fazendo. Isso leva a um sério problema, a perda de produtividade e qualidade no trabalho. Portanto, se você quer ser um bom profissional, vale a pena conferir as dicas abaixo de como lidar melhor com a internet. 

1. Evite usar a internet para resolver assuntos pessoais

Durante o período do expediente, a internet deve ser usada apenas para finalidades profissionais. Então evite deixar aberta a aba do seu e-mail pessoal ou do WhatsApp web. Não se engane, o simples fato de essas abas estarem ao alcance de um clique, acaba desviando a sua atenção.

O ideal é usar o horário do almoço ou das paradas para o cafezinho para responder mensagens pessoais. Procure deixar o seu celular guardado durante as horas de trabalho para não ficar conferindo as notificações e assim desviar a sua atenção. 

2. Evite músicas e vídeos

Escutar rádios online ou ver vídeos no YouTube pode deixar a internet lenta e tirar seu foco do que está fazendo. Caso precise de um som para acompanhar suas horas no escritório, prefira músicas instrumentais. 

Mesmo músicas em outros idiomas podem impedir que você se concentre plenamente. E lembre-se, se for ouvir música no trabalho, use fones. É bastante deselegante forçar as outras pessoas a compartilhar do seu gosto e ainda pode gerar reclamações no RH. 

3. Atenção com o que você baixa

Não baixe conteúdos que não estiverem relacionados ao seu trabalho. Pode ser tentador no intervalo entre uma atividade e outra fazer download de algo do seu interesse, mas controle-se.

Evite inclusive baixar ingressos e outros tipos de arquivos PDF pessoais. Se o líder da equipe perceber ou mesmo ver esses arquivos, pode ter uma impressão errada a seu respeito. Estabeleça para si que o horário de trabalho deve ser dedicado às atividades profissionais. Sua vida pessoal deve ficar para seus momentos de folga. 

4. Use a internet com sabedoria

A empresa em que você trabalha possui uma rede de intranet? Se sim, lembre-se de que ela deve ser usada para finalidades exclusivamente profissionais. É natural ter afinidade com algumas pessoas do escritório e até desenvolver amizades, mas não se deve usar a intranet para isso.

As trocas de mensagens ficam registradas no sistema e pode acontecer de o seu gestor perceber esse uso indevido. Então mesmo que você se sinta tentado a mandar uma mensagem para um colega para combinar o happy hour mais tarde se segure. 

5. Seja cuidadoso

Mesmo que a empresa libere um tempo de utilização da internet para uso próprio, tome cuidado, não clique em links recebidos em sua caixa de entrada. Eles podem infectar a sua máquina e de outros colaboradores com vírus.

Certamente você não quer ser lembrado como o funcionário que causou um verdadeiro caos na empresa por não prestar atenção ao que estava fazendo. Mantenha na empresa o mesmo cuidado que você tem com o computador da sua casa. 

6. Atenção ao que você posta

Cuidado com o uso das redes sociais.  Não se exponha demais e nem forneça informações da empresa onde trabalha. Um post que oferece detalhes demais pode se tornar um grande problema para a companhia e para você.

Evite também fazer desabafos sobre o dia a dia de trabalho. Sabemos que a rotina de trabalho pode ser bastante estressante. Contudo, as redes sociais não são o lugar certo para falar sobre. Prefira desabafar com um amigo, que não seja ligado a empresa de nenhuma forma, ou leve para a terapia. 

7. Tenha bom senso

Lembre-se, com a tecnologia a vida pessoal e profissional está mais próxima do que nunca, portanto, sempre a utilize com bom senso. Tudo aquilo que é equilibrado e sob medida tende a oferecer melhores resultados.

Isso significa que se você fizer um bom uso da internet colherá bons frutos. Opte por ser uma pessoa discreta e focada nas suas atividades profissionais. Além de construir uma imagem positiva, você terá tranquilidade.

Gostou das dicas de como usar a internet no trabalho? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima