Entenda a importância das competências digitais no ambiente de trabalho

Palavra competência em uma tela

Confira a importância das competências digitais.

A tecnologia tornou-se parte da rotina profissional de diferentes setores do mercado. É difícil imaginar um dia em que não sejam utilizados diferentes recursos tecnológicos. Nesse contexto, é natural esperar que os profissionais demonstrem afinidade com o digital. Porém, essa é uma expectativa um tanto abstrata, não é mesmo?

O mercado atual gerou demandas de diferentes níveis de competências digitais para setores distintos. Ao longo deste artigo explicaremos o que são essas competências e qual é a sua importância no ambiente de trabalho.

Afinal, o que são competências digitais?

As competências digitais consistem num conjunto de habilidades para lidar com sistemas, dispositivos e outros tipos de soluções virtuais. Vai além de conhecer os comandos e atalhos. Uma pessoa com competências digitais sabe como se portar no meio virtual. 

Uma competência é resultado da junção de habilidades técnicas e habilidades comportamentais (conhecidas como soft skills). Isso significa que é mais do que simplesmente saber como algo funciona do ponto de vista técnico. Esse conjunto de habilidades está adquirindo cada vez mais relevância nos processos seletivos. 

Conheça as principais competências digitais

Confira abaixo as principais competências digitais, assim ficará mais fácil entender o conceito. 

Gestão de privacidade

Essa habilidade refere-se a aptidão para lidar com informações pessoais online com discrição e reservadamente. A gestão de privacidade torna o fornecimento de dados pessoais no âmbito digital mais confiável. 

Empatia digital

Consiste na capacidade de compreender as necessidades dos outros usuários, demonstrando assim empatia por seus anseios. 

Identidade digital

Consiste na habilidade de construir uma imagem digital saudável, alinhando o posicionamento off-line com o online. 

Pegadas digitais

Diz respeito à capacidade de gerenciar o histórico digital de maneira consciente e responsável. 

Gestão de tempo

Consiste na capacidade de distribuir estrategicamente o tempo empregado em atividades digitais para manter a eficiência. 

Gestão de segurança

Conhecimento para proteger com eficiência os dados disponibilizados em rede através do uso de senhas fortes. Assim se reduz as chances de sofrer golpes e ataques. 

Pensamento crítico

Habilidade essencial para diferenciar informações verdadeiras de informações falsas. Capacidade de avaliar bons conteúdos e estabelecer contatos positivos. 

Otimização do uso dos recursos tecnológicos

Habilidade de usar os recursos tecnológicos como ferramentas para aumentar a sua produtividade. Com a grande diversidade de recursos disponíveis, essa é uma capacidade valiosa. 

Qual é a importância das competências digitais?

O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais afunilado, ter competências digitais é fundamental para conquistar boas oportunidades. Em outras palavras, sem essas habilidades o indivíduo corre o risco de não encontrar um trabalho. 

Se para encontrar um trabalho é decisivo reunir as competências digitais, para crescer na carreira também é imprescindível. Profissionais que não desenvolvem essas habilidades podem ficar defasados em relação aos seus concorrentes e não terem as mesmas possibilidades.

Devemos pontuar que não estamos nos referindo apenas a um entendimento técnico básico do uso da tecnologia. A evolução tecnológica levou ao desenvolvimento de um ambiente digital com cultura e forma de comunicação própria. Entender isso é determinante para reunir um conjunto de competências digitais pertinentes. 

Para as empresas a importância dessas competências está no fato de que permitem que se crie um bom nível no mercado. O conhecimento e bom uso dos recursos digitais é o que leva as equipes a se tornarem mais produtivas.

Dicas de como desenvolver competências digitais

Nem todos os profissionais têm as competências digitais desenvolvidas naturalmente. Porém, isso não significa que eles precisem permanecer nessa condição. Essas competências podem ser desenvolvidas. 

Aqueles que cresceram ou já nasceram num mundo cercado de ferramentas tecnológicas tendem a ter mais facilidade com esses recursos. Porém, nem isso é uma regra, pode ser que pessoas das gerações mais jovens também tenham dificuldade com a tecnologia. 

Se você não tem essas habilidades plenamente desenvolvidas, não precisa se preocupar. Tais habilidades podem ser adquiridas e desenvolvidas constantemente. Inclusive, as empresas podem e devem investir nesse aperfeiçoamento. Confira a seguir dicas para desenvolver essas competências.

Invista na sua capacitação

Independentemente do seu nível de desenvolvimento de competências digitais, é importante se manter sempre buscando capacitação. A tecnologia evolui constantemente e dessa forma é determinante se manter atualizado.

Para quem tem dificuldades para lidar com a tecnologia, recomendamos que essa busca comece pelo básico. Faça cursos que te auxiliem a compreender os recursos, dispositivos e interfaces. Com esse conhecimento técnico básico ficará mais simples compreender a lógica digital.

Otimize sua vida pessoal

A tecnologia é uma grande aliada para organizar a rotina profissional, contudo, também pode auxiliar na vida pessoal. Para potencializar as suas habilidades com ferramentas digitais é válido incluí-las na sua vida cotidiana. 

Aplicativos de gerenciamento do tempo podem ser usados para organizar as tarefas domésticas, por exemplo. Você pode usar softwares de gestão financeira para investir seu dinheiro com mais facilidade. Há uma série de possibilidades de otimização da sua vida pessoal.

O uso dos recursos tecnológicos numa lógica pessoal te ajudará a entender mais profundamente o seu funcionamento. Tudo aquilo que associamos com questões pessoais se torna mais fácil de assimilar. Provavelmente, você desenvolverá até mesmo apreço pelas facilidades tecnológicas.

Aproveite as oportunidades

Por fim, indicamos que aqueles que desejam desenvolver as suas competências digitais aproveitem as oportunidades para fazer isso. Muitas empresas estão investindo na elaboração de programas de treinamento e capacitação com foco em tornar seus colaboradores mais preparados para o universo digital.

Então se você trabalha numa empresa que oferece essa possibilidade, não deixe de usufruir dessa oportunidade. Além de treinamentos, algumas empresas oferecem ainda financiamento para que seus profissionais façam especializações com foco na tecnologia. 

Caso a empresa em que você atua não ofereça esse tipo de programa de treinamento, é válido fazer a sugestão. O desenvolvimento das competências digitais é interessante tanto para os profissionais quanto para as companhias. Vivemos em plena era digital e empresas de todos os setores precisam em algum nível de colaboradores com essas habilidades.

Gostou de saber mais sobre as competências digitais e como desenvolvê-las? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima