Um dos principais objetivos de uma empresa é aumentar as vendas dos seus produtos e, consequentemente, obter maior lucro e conquistar mais espaço no mercado. Para que isso seja possível, o departamento de marketing e o departamento de vendas devem trabalhar em conjunto. Com o intuito de extinguir os obstáculos que impedem que as duas equipes trabalhem de forma harmônica, nasce o conceito de smarketing.
A prática tem como propósito alinhar o trabalho de marketing — que é o de atrair clientes para a empresa, transformá-los em leads e abastecê-los com material relevante — com o de vendas (que aborda os potenciais consumidores, conduz a compra e fecha a venda). Toda essa integração tem como objetivo, aumentar a receita do negócio em questão.
Com a aplicação do conceito de smarketing, a equipe de marketing consegue fazer com que mais clientes com potencial de compra cheguem à equipe de vendas, permitindo que o profissional da área trabalhe com estratégias mais eficientes para que o negócio seja fechado. Para quem tem dúvidas a respeito do conceito, elaboramos um artigo completo. Entenda do que se trata e como aplicá-lo no seu empreendimento.
O que é smarketing?
Basicamente, o conceito de smarketing refere-se ao trabalho realizado em conjunto pelas equipes de martketing e vendas. Embora os dois setores tenham como foco do seu trabalho o público potencialmente comprador da marca, não tem uma tradição de desenvolver estratégias conjuntas.
Ainda existe uma visão que separa as atividades, ao marketing cabe às estratégias de impacto pela comunicação da marca, e às vendas conseguir a conversão. No entanto, cada vez mais o mercado está compreendendo que os dois trabalhos estão intimamente conectados. Sem o impacto positivo gerado pelo marketing seria bastante complicado para o setor de vendas encontrar um público predisposto a fechar negócio.
Para que a conversão seja uma possibilidade real, é crucial que o público-alvo esteja devidamente preparado para receber a mensagem. A partir do momento em que já se conhecem os benefícios e atributos de um produto, é mais fácil ter o desejo de adquiri-lo e compreender como ele pode ser uma resposta a uma demanda pessoal. Para que esses dois trabalhos, convencimento e oferta, sejam bem-sucedidos é importante serem realizados paralelamente.
Somente com um encontro de estratégias os dois setores terão sucesso no seu trabalho. O aumento das vendas e do reconhecimento da marca dependem de um bom desempenho do setor de marketing e do setor de vendas. Por isso, esse alinhamento é tão determinante.
Passos para que o conceito de smarketing seja eficaz para a empresa
A empresa que escolhe pela implementação do conceito de smarketing em seus processos, deve estar atenta a alguns passos, são eles:
1. Alinhamento entre Marketing e Vendas
As duas equipes devem alinhar seus objetivos para que elas consigam trabalhar de forma conjunta. O setor de marketing e o de vendas precisam compreender que têm a mesma missão, ou seja, impactar positivamente os potenciais interessados na marca para efetivar o negócio.
A única diferença é o papel que cada setor possui para construir o sucesso da estratégia. Dessa forma, é fundamental realizar reuniões com foco de entender como cada setor pode ajudar o outro a cumprir sua parte na busca pela concretização do objetivo.
2. Comunicação eficaz
Com objetivos em comum, o departamento de marketing e o departamento de vendas devem adotar uma comunicação transparente e alinhada entre seus profissionais. É fundamental evitar ruídos entre as etapas e o alcance dos objetivos. Uma comunicação eficaz é a base para que o trabalho seja realizado com o máximo de potencial de sucesso.
3. Troca de informações e conhecimentos
Para que todos os colaboradores envolvidos trabalhem de forma eficaz, é necessário que eles conheçam os processos que ocorrem nas duas equipes. É interessante que os líderes dos dois setores considerem um intercâmbio de informações e conhecimentos relevantes.
Inclusive, nesse período de aprofundamento é possível determinar como cada equipe pode contribuir para as atividades da outra. Considerem a possibilidade de que membros de uma equipe possam trabalhar durante algum período na outra equipe.
4. Identificação do público de interesse
Identificar os clientes determinados a fechar a compra, ou seja, definir os sales-ready leads. Com essa deliberação, a equipe de marketing é capaz de criar conteúdo interessante, e a equipe de vendas terá parâmetros para conduzir o cliente a comprar o produto/serviço da empresa. Novamente ressaltamos o quanto a troca de informações e o trabalho em conjunto são importantes.
5. Relatórios
A criação de relatórios é eficaz para otimizar o trabalho das duas equipes e proporcionar a mesma comunicação entre as partes. A criação de fontes de dados permite a constante consulta de informações.
Dessa forma, ambas as equipes conseguem encontrar um ponto em comum para basear as suas estratégias. A documentação é muito importante em um contexto de trabalho em que há mais de uma equipe envolvida.
6. Reuniões
É ideal que os dois departamentos estabeleçam reuniões periódicas para alinhar o trabalho e estabelecer estratégias em conjunto. Comunicação e trabalho alinhado são as bases para que a estratégia de smarketing seja bem-sucedida. Manter as duas equipes realizando seus trabalhos em separado não traz nenhum benefício para nenhuma das partes.
Com todos esses pontos ordenados, a empresa conseguirá aplicar o conceito de smarketing de forma eficaz em seus processos. Isso permitirá que as equipes de marketing e vendas trabalhem simultaneamente, em prol do alcance de seus objetivos, aumento de vendas e obtenção de lucro.
Vantagens da aplicação do conceito de Smarketing
O conceito de smarketing está se tornando cada vez mais popular no meio empresarial devido às vantagens que oferece. A seguir listamos alguns desses principais benefícios que podem contribuir para o crescimento do seu empreendimento. Confira com mais detalhes abaixo.
1. Satisfação do público-alvo
Por meio da criação de conteúdo que atenda aos interesses dos clientes, o departamento de marketing consegue atingir pessoas mais interessadas nos produtos/serviços da empresa. O crescimento da relevância da marca entre o seu potencial público consumidor é crucial para um posicionamento mais sólido, inclusive frente aos concorrentes.
2. Aumento das vendas
Eleva a taxa de conversão, pois os profissionais de marketing saberão como atrair os consumidores e os profissionais de vendas conseguirão negociar com eles. No smarketing, as equipes de marketing e vendas alinham suas estratégias de forma que o trabalho de ambas é facilitado. Muitas empresas têm dificuldades de aumentar a sua taxa de conversão porque não existe esse diálogo entre os dois setores.
3. Aumento da produtividade
Com estratégias eficientes, as equipes aumentarão a produtividade e entregarão resultados significativos para a organização. O contato com informações importantes dentro de ambas as esferas permite que os dois departamentos se planejem mais estrategicamente perante o mercado.
4. Identificação e melhora de pontos fracos
O trabalho direcionado garante que a identificação e correção de falhas ocorra de forma mais rápida. Isso otimiza o tempo, custos operacionais e evita o retrabalho. Posicionar-se de uma forma mais focada nos pontos fortes da estratégia e correção dos pontos fracos é o que torna a marca mais relevante. Os consumidores estão em busca de empresas que prezem por atender às suas demandas da melhor forma.
5. O momento certo
O cliente da empresa é impactado no momento certo, o que aumenta as chances de venda. O desalinhamento entre o departamento de marketing e de vendas pode fazer com que a mensagem chegue em um momento pouco propício ao fechamento do negócio. O consumidor precisa estar aberto verdadeiramente à ideia de investir na conversão.
Conheça a metodologia de Coaching
Adotar o conceito de Smarketing em uma empresa requer empenho dos colaboradores de ambas as equipes, além de atenção por parte dos gestores. A adesão desses dois fatores permite que a abordagem ocorra da maneira correta e, assim, gere resultados eficazes para a organização.
Fazer com que a equipe de marketing e a equipe de venda trabalhem juntas nem sempre é uma tarefa fácil. O Coaching é uma metodologia que pode ajudar nesse processo. Por meio da aplicação de técnicas e ferramentas específicas, o gestor é capaz de desenvolver as competências dos colaboradores, bem como identificar qualidades e pontos de melhoria e auxiliá-los a entregar um bom trabalho.
Você já conhecia o conceito de smarketing? Acredita que ele pode ser eficaz nos processos de uma empresa? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
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