Mudar de carreira – Como fazer essa escolha corretamente

homem de frente para uma estrada

Confira um passo a passo para mudar de carreira.

Muitos profissionais já cogitaram a ideia de mudar de carreira em algum momento da vida. Mas, junto a esse pensamento, surgem vários questionamentos e dúvidas. Pois, é uma decisão que não pode ser tomada de um dia para o outro. Deve-se verificar o fator que o leva a ter essa ideia. 

Pode ser proveniente do fato do profissional não se encaixar e encontrar satisfação na área que atua.  Ou pode ser algum descontentamento com a organização em que trabalha, frustração com algo que não saiu como planejou, entre outros fatores.

Uma pesquisa realizada pela Pactive Consultoria, com mil profissionais empregados, revelou que 58% já pensaram em largar tudo e começar uma nova carreira. O estudo apontou que esta ideia já passou pela cabeça de 32% dos entrevistados algumas vezes e para 26% este é um pensamento comum.

Se para você a mudança de carreira é um pensamento recorrente, saiba que é preciso se preparar para esse novo direcionamento. No artigo a seguir, vamos te dar dicas de como fazer essa escolha corretamente e passar por essa transição da forma menos turbulenta possível.

Mudança de carreira: por que você está cogitando?

A melhor maneira de minimizar os riscos de uma troca frustrante de carreira é fazendo um planejamento. Muitas vezes a insatisfação com a vida profissional está muito mais relacionada ao desenvolvimento da mesma, do que a escolha da atividade profissional. 

Identificar o porquê de querer mudar de carreira é extremamente importante, é o primeiro passo. Após descobrir o motivo da insatisfação, a próxima etapa será desenvolver e levantar questões dentro do seu planejamento. Identifique quais são seus objetivos, necessidades, sonhos e habilidades. 

Pontos fortes e pontos de melhoria

Além disso, é necessário que identifique seus pontos positivos e de melhoria, as oportunidades e fatores limitadores. Isso serve para que tenha uma visão sistêmica de si mesmo e da sua carreira. Procure profissionais que possam lhe auxiliar. 

Um Coaching de Carreira é uma excelente opção para quem deseja se reestruturar profissionalmente. Ele lhe conduzirá a encontrar profissões que se encaixem com seus sonhos e atenda seus objetivos. Para isso, serão consideradas suas habilidades e competências.

O processo de mudança de carreira 

A nova profissão deve unir uma atividade que lhe dá prazer com rentabilidade, alinhando vida pessoal e profissional. Ao identificar seu novo rumo profissional, é importante que pesquise sobre os principais desafios da área. 

Informe-se sobre quais são os prós e contras dessa possível nova carreira, busque o máximo de informações sobre a área em que deseja atuar. O profissional também não poderá deixar de considerar que a transição de carreira exigirá um período de adaptação. Então, esteja preparado até mesmo financeiramente. 

Lembre-se de que em qualquer área, você sempre terá desafios que irão variar conforme o tamanho da mudança que fará. Caso tenha família, comunique a todos, pois eles também serão afetados pela sua decisão. Além disso, eles poderão te dar todo o apoio necessário ou auxiliá-lo em suas dúvidas.

Passo a passo para mudar de carreira

Tendo certeza de que deseja mudar de carreira, você precisará se colocar em movimento para efetivar essa mudança. Abaixo organizamos uma lista com passos de como proceder corretamente para que essa fase de transição seja o mais tranquila possível.

1. Faça uma reserva financeira

Como citamos ao longo do artigo, a mudança de carreira demandará alguns desafios, dentre eles o financeiro. Ao mudar de carreira você precisará começar do início e isso significa ter baixos salários ou até dificuldade para conseguir uma colocação no mercado.

Para passar por essa fase com o mínimo de dificuldades possível é importante fazer uma reserva financeira. Talvez isso signifique esperar um pouco mais para mudar efetivamente de carreira, mas tenha certeza que te trará muito mais tranquilidade. Não estar financeiramente pressionado te permitirá fazer melhores escolhas.

2. Pesquise o novo mercado de trabalho

Mudar de carreira também significa mudar de mercado, ou seja, a lógica para conseguir um trabalho pode ser diferente. Então antes de começar a jornada para mudar de carreira, pesquise como é esse novo mercado. Há oportunidades? Há a busca por profissionais qualificados?

Alguns setores como o de tecnologia, por exemplo, estão numa fase em que precisam de profissionais qualificados. Pelo fato de existir essa necessidade é relativamente mais simples encontrar boas opções de trabalho. Investigue a fundo as condições mercadológicas para se preparar para os desafios.

3. Invista na sua capacitação

Uma vez que decidiu mudar de carreira, deve estar ciente de que precisará se qualificar efetivamente. Isso significa que deverá investir tempo e recursos financeiros para se qualificar. O ideal é fazer uma segunda graduação para aumentar a sua bagagem.

Contudo, em algumas áreas é possível concentrar a qualificação em cursos livres e mais breves. Analise qual é a melhor estratégia para você e assim invista na sua capacitação em médio e longo prazo.

4. Tenha humildade

Essa é uma dica fundamental especialmente para quem está deixando uma carreira em que já está estabelecido para recomeçar. Quando uma pessoa muda de área está começando de novo, ou seja, precisa construir sua carreira. Não importa qual era o status que tinha na sua carreira antiga, agora está começando.

Basicamente é importante estar pronto para assumir cargos de hierarquias mais baixas e focar em mostrar o seu valor. Nas mudanças mais drásticas de área não tem tanto impacto já ter crescido em outra carreira.

5. Persista

Se a nova carreira é algo que você sente que precisa para ser feliz, então persista nesse caminho. Não será fácil, mas é essencial não ficar parado. Os sonhos precisam de movimento para serem realizados. Lembre-se de que não existe nada mais poderoso do que a persistência

Depois das suas análises e de conhecer o desafio, vá em frente. Acredite no seu potencial e não desista de seus sonhos. Com isso, conseguirá ter sucesso e ser feliz na carreira que mais lhe agrada. As dificuldades devem servir de base para você chegar mais longe.

Gostou dessas dicas de como mudar de carreira? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!



LINK DA FONTE

Rolar para cima