O passo a passo dos treinamentos para líderes

Treinamento para líderes

Saiba as vantagens do Treinamento para líderes.

O treinamento de liderança é um tipo de formação muito valiosa para as empresas. Afinal, graças a esse investimento é que as organizações empresariais conseguem alcançar melhores resultados. Como? Esses treinamentos contribuem para que os líderes tenham uma boa atuação. Consequentemente, quando os líderes desenvolvem a clareza de comunicação, a objetividade e a capacidade de motivar, os liderados também alcançam melhores resultados!

Mas como garantir que esse tipo de treinamento seja realmente eficaz e satisfatório, tanto para a empresa quanto para os profissionais? Para encontrar essa e outras respostas, continue a leitura e saiba mais sobre este tema!

Por que é importante investir no treinamento para líderes?

Ter um líder capacitado em uma empresa é fundamental para o bom andamento dos processos. Vale destacar também que encontrar um profissional com o perfil de liderança nem sempre é algo fácil e, por isso, esse tipo de profissional está em falta nas organizações.

Diante desse quadro, capacitar líderes internamente é um caminho cada vez mais adotado pelas empresas. Assim, as organizações empresariais garantem o desenvolvimento das habilidades desejadas pela organização. Essa iniciativa garante também o crescimento das empresas e um gerenciamento de processos cada vez mais eficaz.

Como treinar os líderes da sua empresa?

Agora que você já sabe o quão importante é treinar e capacitar os líderes, é hora de saber como tornar isso uma realidade na sua empresa. Conheça, a seguir, os 6 passos para aplicar o treinamento de líderes!

1 – Entenda qual é o tipo de liderança ideal para a sua empresa

Entre os tipos de liderança existentes, os gestores devem entender aqueles que serão mais adequados à empresa ou a um departamento específico, garantindo que as atividades sejam conduzidas com o melhor proveito possível. Portanto, invista em análises e testes para identificar quais são os tipos de liderança necessários para conduzir os processos e equipes na sua empresa. Há diferentes estilos de liderança: pragmática, situacional, democrática, autocrática, por competências, por processos, e por aí vai.

2 – Saiba identificar os líderes 

Apesar de algumas pessoas naturalmente desenvolverem competências de liderança, o treinamento pode prover todas as capacidades de liderança necessárias ao bom desempenho das suas atribuições. Assim, elencar os colaboradores que já apresentam essas competências bem desenvolvidas e aqueles que demonstram potencial vai ajudar a estruturar os programas de treinamento da empresa. Alguns precisam compreender a liderança do zero, enquanto outros precisam apenas lapidar o que já sabem.

3 – Identifique as lacunas existentes

Para identificar as competências que estão em falta na organização, a administração deve relacionar quais qualidades são indispensáveis a cada cargo, comparando com os atributos dos líderes atuais. Assim, é possível identificar quais competências precisam ser desenvolvidas no treinamento. Essa etapa requer estudo e análise e pode levar um certo tempo. Portanto, respeite o tempo que o processo exige.

Comunicação interna, organização, feedback, avaliação de desempenho, tomadas de decisão, resolução de conflitos, delegação de demandas, gestão de carreiras, contratação, endomarketing, reestruturação de processos e motivação são alguns dos conhecimentos e competências que todo líder de sucesso deve ter.

4 – Planeje as carreiras para os líderes

Muitos acreditam que o planejamento de carreira seja algo que o próprio colaborador deve executar. Porém, quando a empresa o faz, obtém benefícios, como retenção de talentos e um maior engajamento do colaborador. Assim, elabore um plano de carreira para os colaboradores para que eles se sintam mais motivados e tenham maior comprometimento com o alcance dos resultados da empresa, inclusive para os líderes. Também ensine os seus líderes em formação a fazer isso pelos seus liderados.

5 – Faça um roteiro de habilidades para potenciais líderes

A construção de um roteiro para que os potenciais líderes desenvolvam as suas habilidades ao longo do tempo é extremamente importante, pois muitas das aptidões fundamentais para o líder precisam ser trabalhadas com o tempo e fora da sala de aula. Assim, é fundamental preparar as aulas com materiais de qualidade, que explorem conteúdos com embasamento científico e que mesclem o aprendizado teórico com os treinamentos práticos. Seja didático e organize o conteúdo.

6 – Construa um programa de retenção

É interessante que a empresa disponha de diversas ações para reter os seus líderes, como benefícios oferecidos e reconhecimento. Considerando os custos envolvidos no treinamento de líderes e a dificuldade de encontrar profissionais que se adéquem exatamente às exigências desses cargos, os gestores devem investir em benefícios para a retenção de talentos. Estamos falando não apenas de salários compatíveis com essas posições, mas também de vales, bonificações, parcerias com empresas, planos de saúde, e por aí vai.

Coaching para formação e capacitação de líderes

O treinamento de líderes promove ganhos notórios à empresa, visto que o alto desempenho das lideranças implica um melhor rendimento de toda a organização. Dessa forma, conheça o Leader Coach Training — LCT, a nossa formação voltada para a capacitação de líderes e para o alcance de resultados extraordinários na sua empresa.

O LCT é uma poderosa formação, voltada exclusivamente para o desenvolvimento de habilidades que contribuem com as lideranças. Eis algumas competências que são desenvolvidas nessa formação:

  • Visão sistêmica;
  • Negociação;
  • Comunicação eficaz;
  • Planejamento estratégico;
  • Rapport;
  • Disciplina;
  • Foco;
  • Gestão do tempo.

Para saber mais sobre essas e outras habilidades que podem ser desenvolvidas por meio da formação, entre em contato conosco. O IBC é a única escola brasileira de coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade das suas formações e a eficácia da sua metodologia de ensino!

Agora, conte pra gente: você se sente preparado para liderar pessoas e gerenciar processos atualmente? Quais habilidades você acredita que precisam ser desenvolvidas pelos líderes? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Copyright:  1486618649 – https://www.shutterstock.com/pt/g/albert84

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima