Plano de carreira: quando planejar para alcançar o sucesso profissional?

Planejar sempre será a melhor forma de conquistar. / Copyright: tsyhun

Já pensou em como seria mais fácil para um adolescente ter a experiência de vida e a sabedoria que uma pessoa de 30 anos tem? Infelizmente, isso não é possível, e as pessoas devem passar por todas as fases da vida, independentemente de isso trazer benefícios a elas ou não.

Por isso, é importante planejar a carreira, o que depende de organização e autoconhecimento — processos que se desenvolvem não apenas na adolescência, mas também ao longo de toda a vida. Neste artigo, acompanhe-nos nesta reflexão sobre o planejamento do alcance do sucesso profissional. Continue a leitura e saiba mais!

Os dilemas da adolescência

Imagine como seria maravilhoso se os adolescentes não tivessem que passar pela fase da pressão exorbitante que a sociedade faz em cima deles! E tudo isso acontece com um único objetivo: que eles decidam o quanto antes algo que vai influenciar as suas vidas eternamente, que é a carreira. Qual profissão seguir?

A decisão de escolher qual profissão seguir, e que rumo a carreira profissional terá, é algo que exige muito das pessoas. Geralmente, esse tipo de decisão acontece entre os 16 e os 17 anos.

Percebe o quanto de bagagem e experiência uma pessoa dessa idade leva com ela? Quase nada, se a compararmos a uma pessoa de 28 e 30 anos. Mas isso acontece porque uma pessoa mais velha já tem na consciência que para as coisas darem certo, é preciso planejar.

Pressão, dúvida, impulso

Instigar a prática do planejamento estratégico em uma pessoa é uma opção extraordinária para facilitar as decisões ligadas à carreira.

Sabendo dessa dificuldade de percepção que o adolescente tem ao definir a sua carreira por conta da idade e da falta de experiência, é preciso existir mais compreensão por parte da sociedade. Assim, as pessoas talvez possam entender que essa dificuldade existe e que é fundamental ajudar, de alguma forma, outras pessoas que buscam o sucesso profissional.

Julgar uma pessoa nunca é a melhor solução. Cabe aos adultos que convivem com esses adolescentes dar dicas e saídas para que eles consigam atingir as suas metas e alcançar o sucesso que tanto desejam. Em outras palavras, as pessoas mais próximas devem ser mais flexíveis, esclarecer toda e qualquer dúvida sobre as profissões e mostrar que essa é uma decisão importante e que ela não pode ser tomada no impulso.

A melhor decisão

Essa fase de incertezas e cobranças de certa forma nunca passa, pois ela pode estar ligada tanto à área profissional de uma pessoa, quanto à área pessoal. De certa forma, esse tipo de experiência pode ser vivenciado também por pessoas mais velhas e que, de alguma maneira, já tentaram mudar os seus planos pelo fato de os anteriores não terem dado certo.

Isso indica falta de planejamento e ausência de um plano de carreira, ou apenas um arrependimento pelos planejamentos anteriores terem sido feitos de forma precipitada.

Pensando assim, o plano de carreira, juntamente com o planejamento, deve ser um modelo de ferramentas presente na vida de qualquer pessoa. Essa, sem sombra de dúvidas, é a melhor decisão a tomar quando não se sabe pra onde ir e o que fazer do futuro. Pare. Pense no que lhe faz bem, nas suas habilidades, e comece a planejar aonde quer chegar. A partir daí, comece o seu plano de carreira.

Em busca do sucesso

Independente de uma pessoa estar na fase adulta ou na adolescência, é preciso tomar a decisão e ter certeza de que ela é exatamente o que deseja. Mas, para isso, é importante que a pessoa reflita sobre o que foi falado no inicio deste artigo: é natural que a sociedade cobre e questione as suas escolhas, e cabe a essa pessoa aceitar as opiniões alheias ou simplesmente dizer não a elas.

A partir de então, a pessoa responsável por elaborar o plano de carreira, deve traçar o caminho que deseja seguir, e o que ela pretende conquistar ao longo dele (nível de ganho financeiro, sucesso, reconhecimento, formação de novos profissionais, edificação do seu próprio negócio, entre outros.

De forma geral, criar um plano de carreira é basicamente planejar e estabelecer metas e desafios para conseguir chegar até o objetivo final. É fazer escolhas pensadas, é não ter medo de arriscar, é buscar o que é desejado (e não necessariamente o mais fácil), é ter dedicação, determinação, paciência e disciplina.

Dicas gerais para a construção de um plano de carreira eficaz

  • Conheça as áreas profissionais que mais despertam o seu interesse;
  • Reflita sobre as atividades em que você tem melhor desempenho e que lhe dão mais prazer em executá-las;
  • Converse com as pessoas das áreas profissionais do seu interesse para descobrir como é o seu dia a dia de trabalho;
  • Pesquise sobre as possibilidades de atuação dentro da área profissional escolhida;
  • Defina os seus objetivos profissionais: assumir um cargo X, trabalhar na empresa Y, abrir um negócio próprio, atuar como profissional freelancer etc.;
  • Verifique todas as ações a serem colocadas em prática na conquista desse objetivo: estudos, coaching, mentorias, criação de currículos, acúmulo de experiências, participação em processos seletivos, prestação de concursos etc.;
  • Defina prazos aproximados às etapas acima definidas;
  • Monitore o seu progresso e, sempre que necessário, reajuste o seu planejamento inicial;
  • Entre em contato com os coaches do IBC para auxiliá-lo no alcance do seu sucesso profissional!

Quando o plano de carreira é muito bem planejado, até mesmo as possíveis falhas são consideradas, e outras opções de caminhos aparecem para que seja possível chegar até o objetivo final. Coloque as dicas acima em prática e encontre o sucesso que você deseja na sua carreira!

Interessante como o plano de carreira pode ajudar no caminho profissional de uma pessoa, não é mesmo? Como você desenvolveu ou está desenvolvendo o seu? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima