Qual é a relação entre inteligência emocional e carreira?

homem feliz no trabalho

Veja alguns comportamentos que revelam inteligência emocional.

A capacidade de compreender e administrar as próprias emoções e as emoções dos outros é o que se chama de inteligência emocional. Essa habilidade é cada vez mais relevante em um mercado extremamente competitivo.

Contudo, a inteligência emocional não é algo simples de analisar e desenvolver. Essa capacidade é bastante influenciada por aspectos internos das pessoas como traços de personalidade, por exemplo. 

Indivíduos emocionalmente inteligentes têm acesso a diversos benefícios em sua vida pessoal e profissional. É uma excelente ferramenta para obter reconhecimento tanto na esfera profissional quanto pessoal. 

Mas, o que é inteligência emocional?

Consiste no conjunto de habilidades e competências relativas a lidar com as emoções. Em linhas gerais, diz respeito à maneira como encaramos, processamos, entendemos e controlamos nossas emoções e as utilizamos em nosso benefício. 

Pessoas emocionalmente inteligentes identificam e controlam suas emoções com mais facilidade. A inteligência emocional possui 5 pilares fundamentais, sendo eles: autoconhecimento emocional, controle emocional, automotivação, empatia e relacionamentos interpessoais. 

Qual é a importância da inteligência emocional?

A inteligência emocional é essencial para adotarmos uma forma saudável de viver. Trata-se de uma forma de equilibrar a razão e os sentimentos, canalizando as emoções negativas e lidando melhor com comportamentos ruins

Além disso, o indivíduo emocionalmente inteligente também consegue potencializar as emoções positivas, obtendo, então, melhores resultados. A capacidade de lidar emocionalmente bem com os outros contribui para ter relações mais saudáveis e com menos ansiedade e estresse. 

Inteligência emocional e carreira: qual é a relação? 

Acima explicamos a importância da inteligência emocional para diferentes aspectos da vida. Mas, você pode estar se perguntando qual é a sua relação com a carreira. A esfera profissional tem muito a se beneficiar com o desenvolvimento dessa habilidade. 

O primeiro ponto a ser desmistificado diz respeito à ideia errônea de que não se deve misturar sentimentos e trabalho. As emoções constituem uma parte relevante do seu discernimento e podem maximizar seu desempenho. 

A inteligência emocional desenvolvida permite aumentar a sua produtividade e sua satisfação com a sua rotina laboral. Com o passar do tempo, se estabelece um ritmo mais saudável e alinhado com as necessidades das suas funções. 

Entender quais são nossos pontos fortes e fracos, assim como as nossas emoções, contribui para reconhecer o que podemos mudar potencializando os resultados. Quando identificamos os pontos fortes também podemos investir em sua potencialização. 

Há uma relação íntima entre o desenvolvimento da inteligência emocional e o seu sucesso profissional. Nossos sentimentos e emoções, quando bem trabalhados, ajudam a nos mover rumo à realização de nossas metas.

O indivíduo que possui a inteligência emocional desenvolvida está apto para lidar melhor com as dificuldades do dia a dia. É por meio dessa habilidade que o profissional consegue preservar a sua calma e concentração em suas atividades. Somente com essa postura é possível evitar que o desespero tome conta das suas ações. 

Como desenvolver a inteligência emocional?

Inúmeros traços de personalidade e temperamento se constituem em aspectos permanentes de uma pessoa. Contudo, existem pontos que podem ser melhor trabalhados e desenvolvidos, levando a um nível mais elevado de inteligência emocional. 

A potencialização da inteligência emocional depende da compreensão das habilidades e competências relacionadas a ela. A partir dessa análise, é mais fácil identificar os pontos que precisam ser melhor trabalhados. As relações precisam ser trabalhadas mais profundamente para que a empatia seja desenvolvida.

Confira a seguir os passos essenciais para desenvolver a inteligência emocional:

– Converter o autoengano em autoconsciência;

– Transformação do foco em mesmo em foco nos outros; 

– Por meio de ações tornar a convivência mais gratificante; 

– Controlar-se evitando momentos “explosivos”

– Ter e demonstrar humildade

Tenha em mente que quanto maior for seu nível de inteligência emocional, maior será a satisfação obtida. Ter controle sobre as suas emoções ajuda a evitar ações provenientes de sentimentos. Estar no controle é essencial para prosperar na vida. 

Conheça comportamentos que revelam inteligência emocional

Ter inteligência emocional bem desenvolvida é uma forma de ter uma vida mais tranquila e alcançar resultados mais positivos. E fica a dica de que é fácil de notar a influência que comportamentos positivos têm em nossas vidas. 

Pessoas que agem com mais empatia e respeito tendem a colher resultados mais positivos, pois estabelecem um padrão de ações com esse viés. Quando uma pessoa é rude com você, a tendência é que seja rude com ela de volta, não é mesmo?

É mais ou menos essa a ideia, quando agimos de uma forma positiva para nós e para os outros estamos construindo uma situação positiva. Quanto mais uma pessoa é emocionalmente inteligente, mais chances de construir relações positivas ela tem. 

Para entender isso mais profundamente, te convidamos a fazer um exercício prático. Adote uma postura mais positiva no seu trabalho e na sua vida pessoal e observe qual é as respostas que você obterá. 

Como analisar minha inteligência emocional? 

Um dos sinais mais claros de inteligência emocional bem desenvolvida é conseguir manter o sentimento de bem-estar mesmo em situações adversas. Uma pessoa que consegue equilibrar o seu racional e o seu emocional se adapta positivamente a diferentes situações.

Porém, se você é uma pessoa que perde o controle com facilidade e não consegue concluir suas metas, deve se atentar para a inteligência emocional. De que forma a sua relação com as emoções está atrapalhando o bom andamento das suas atividades? 

Você costuma ficar muito nervoso quando as coisas não saem como o esperado? Suas emoções saem do controle, tanto as positivas quanto as negativas? Não estar no domínio das próprias emoções pode gerar uma série de dificuldades.

Coaching

Você acredita que há muitos passos que precisa dar para ter uma inteligência emocional bem desenvolvida? Se sim, vale a pena considerar passar pelo processo de Coaching, uma metodologia de desenvolvimento humano.

O Coaching auxilia no desenvolvimento do autoconhecimento e da inteligência emocional. O coachee (aprendiz) passa a se conhecer melhor e esse conhecimento como ferramenta para ser mais bem-sucedido em diferentes empreitadas. Esse desenvolvimento pode ser o segredo para o seu sucesso.

Gostou de saber mais sobre inteligência emocional? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima