Rompa os Ciclos Negativos da sua vida e Instaure um novo Mindset

Mindset Rompa Ciclos e instaure um novo Mindset

 

A vida é feita de ciclos. De tempos em tempos, precisamos analisar os momentos que temos vivido para chegar à conclusão de que é hora de colocar alguns pontos finais. Por mais doloroso que isso possa ser em alguns momentos, é necessário chegar ao fim para que possamos ter novos começos.

A mudança de ciclos na vida é um sinal de que estamos evoluindo e de que o nosso antigo estado já não é mais compatível com quem somos no momento. Ideias, crenças, conhecimentos e atitudes são modificados, o que também nos leva a procurar novos ares nas diferentes áreas da vida. Acompanhe-nos na reflexão a seguir!

A metáfora da árvore

Imagine que está em um jardim, onde há uma bela árvore, grande, robusta, cheia de folhagens. Vem o jardineiro, com as suas ferramentas, e corta partes dessa árvore. À primeira vista, é um absurdo: como uma árvore tão linda pode ser cortada? Aparentemente, a árvore perdeu tudo o que ela tinha, mas, nessa hora, vemos a sabedoria do jardineiro: ele sabe que se a árvore não for podada, ela começa a secar, e não vai ter ordem no jeito de crescer.

A tesoura ordena a árvore para que ela cresça do jeito certo, e o fechamento de ciclos ordena a nossa existência. Basta observar a lógica do jardim, e podemos aplicá-la em nossa vida. Do mesmo modo, se algo não faz mais sentido na sua vida, desprenda-se, liberte-se, deixe ir, e assuma o tempo presente com toda a sua inteligência e potencial. A energia brota quando não há galhos desnecessários.

A importância de deixar ir

Muitas pessoas sofrem com o dilema de ter bem claro o pensamento de “preciso mudar minha vida”, mas não têm ideia de como e por onde começar essa transformação.

Assim, mesmo quando sabem o que está errado e precisa de conserto, têm dificuldades de encontrar um ponto de partida e fazer essa virada de chave. Pode parecer assustador no começo, mas, acredite: essa insatisfação pode trazer muitas mudanças positivas à vida da pessoa em todos os aspectos. Toda transformação exterior começa por uma transformação interior, ou seja, por um desejo profundo de mudança e evolução.

Dessa forma, mesmo que, no início, as respostas e os caminhos não estejam definidos, ao decidir caminhá-lo, tudo vai se tornando mais claro como água límpida. Mas, claro, para beber dessa fonte, você precisa se permitir conhecer e viver novos ciclos na sua existência.

Você já parou para se perguntar quanto tempo duram os ciclos? Este pode ser um bom momento para parar e pensar a respeito disso. Há quanto tempo você está na mesma empresa? Há quanto tempo reclama que não tem tempo para ficar com os seus filhos? Quantas horas você perde, todos os dias, para ir e voltar do seu trabalho? Há quanto tempo você não está feliz com a sua carreira ou com algum aspecto da sua vida que sente, constantemente, que precisa mudar e que pode ser melhorado?

Esses são exemplos dos ritmos diários que repetimos e que, às vezes, precisam ser modificados para evoluirmos e sermos mais felizes também. Com tantas responsabilidades, pode ser que tudo acabe ficando de tal modo automatizado, que nos esqueçamos de refletir sobre o que estamos fazendo com as nossas vidas. Assim, vamos simplesmente “levando”.

Sobre ouvir a voz interior

Você sabe que existe uma voz dentro de nós que, quando não ouvida, acaba gritando que algo precisa ser urgentemente modificado. Isso pode estar relacionado à sua relação amorosa, familiar, financeira ou mesmo profissional, pois chega a hora em que um ciclo precisa ser realmente encerrado para podermos, então, começar outro.

Nesse sentido, pensando em novos começos quais são, hoje, os ciclos que deseja iniciar? Deseja mudar de empresa, crescer na carreira onde está ou empreender o seu próprio negócio? Sonha em viajar pelo mundo, em tirar umas férias e parar um tempo para aproveitar, de verdade, tudo aquilo que já conquistou até aqui? Pretende ficar mais tempo com os seus filhos, com os seus pais, companheiro ou companheira, com os seus gatos ou cachorros, ou os dois, e construir o lar que sempre sonhou?

E mais: você talvez almeje cuidar melhor da sua saúde, começar a se exercitar ou quem sabe até correr uma maratona ao final do ano? Planeja ter um filho, se casar ainda este ano, encontrar o seu par ou deixar o seu relacionamento desgastado para trás? Talvez queira aprender a meditar, fazer um curso de culinária, ajudar mais as outras pessoas e investir no seu autoconhecimento e espiritualidade?

Você quer ainda só parar, ter um dia tranquilo e divertido com as pessoas que ama, daqueles em que o tempo passa em flow, os momentos são felizes e você está tão imerso que nem percebe se é manhã, tarde ou noite? Maravilhoso! Só de pensar já dá para sentir uma energia positiva emanando e atraindo você para coisas boas.

As etapas da mudança

Assim como a lagarta entra em um casulo e realiza uma metamorfose para transformar-se em borboleta, também nós, seres humanos, precisamos de momentos de recolhimento para planejar os nossos próximos passos. Por isso, precisamos passar por algumas etapas:

  • Reflexão sobre o momento que temos vivido;
  • Detecção dos aspectos que não estão gerando bem-estar nas diferentes áreas da vida: pessoal, profissional, familiar, social, amorosa, espiritual e financeira;
  • Reconhecimento dos aspectos que precisam ser modificados;
  • Reconhecimento dos ciclos que precisam ser encerrados;
  • Definição de novos objetivos, mais compatíveis com os desejos do momento atual;
  • Planejamento do alcance dessas novas metas.

Em cada uma dessas etapas, saiba sempre que o coaching estará ao seu lado para auxiliá-lo. Romper ciclos de vida e adotar um novo mindset é uma necessidade de qualquer ser humano de tempos em tempos. Por isso, conheça a si mesmo e identifique esses momentos. Libertando-se do passado, você será capaz de organizar o presente e viver um futuro cada vez mais feliz!

Gostou desta reflexão? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Copyright: 1284004315 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gguy

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima