Saiba quais os tipos de relacionamento que sua empresa deve cultivar com os clientes

Pessoas conversando

Conheça os principais tipos de relacionamento com o cliente.

Empresas de diversos setores no mundo todo buscam meios eficazes para se relacionar com seus clientes. Afinal, são os relacionamentos entre empresas e clientes que garantem a continuidade do negócio, não é mesmo? Para que este relacionamento seja duradouro e saudável, é necessário conhecer e entender os seus clientes.

Mas, muito se engana quem pensa que entender seus clientes seja algo pautado por informações básicas e superficiais. Que relacionamento pode ser construído dessa maneira, querida pessoa? Construir um relacionamento com os seus clientes requer dedicação, estudos, análises, planejamento de estratégias, ações de pós-venda e um acompanhamento constante.

E por que tais iniciativas são importantes? Porque elas garantem a construção de um relacionamento capaz de gerar negócios cada vez mais prósperos. É importante salientar ainda que existem vários tipos de relacionamento pois existem tipos diferentes de clientes. Tal particularidade não deve ser ignorada. Portanto, antes de definir ações de relacionamento para a sua empresa, se pergunte: qual é o tipo de relacionamento que tenho atualmente com os meus clientes? Como são os meus clientes?

Para te ajudar a entender melhor quem são os seus clientes e a partir daí, definir qual tipo de relacionamento é mais adequado para a sua empresa, preparei este artigo para você, querida pessoa.

Para cada cliente, um tipo de relacionamento diferente: Conheça os principais tipos de clientes

Existem várias teorias e metodologias voltadas para a compreensão dos perfis comportamentais dos indivíduos. Uma destas metodologias é a DISC. Desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston, a metodologia DISC é fruto das inquietações de Marston a respeito das ações e reações dos indivíduos nos mais diversos ambientes. Com base nos estudos de Marston, o Instituto Brasileiro de Coaching desenvolveu uma ferramenta capaz de identificar com eficiência 4 perfis comportamentais: o Coaching Assessment.

Reconhecida e chancelada pela FINEP e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o Coaching Assessment tem a validação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui 97,97% de índice estatístico de acerto. Além disso, o Coaching Assessment foi estruturado com base na cultura brasileira, o que atesta a sua eficácia e confiabilidade. Mas, quais são os perfis que compõem o Coaching Assessment? Confira!

1- Comunicador

Este perfil tem uma grande facilidade para se adaptar aos mais variados ambientes. São pessoas que gostam de conversar sobre vários assuntos, fazer amizades e preferem estar em movimento constante. Os comunicadores gostam de trabalhar em grupos e com agilidade. Bastante falantes, os comunicadores são pessoas muito ativas.

  • Tipo de relacionamento com o cliente comunicador

Se o seu cliente tem o perfil comunicador, destaque os benefícios ligados à sociabilidade que o seu produto/serviço pode oferecer. Ao se comunicar com o clientes com o perfil comunicador, destaque a aceitação do mesmo por outras pessoas. Em sua comunicação digital, use campanhas com hashtags e interaja com estes clientes. Mostre para este cliente o quanto ele é especial. Por serem pessoas que tomam decisões com uma certa agilidade, opte por uma comunicação objetiva e direta. Em suma, comunicadores preferem relacionamentos mais descontraídos e que possam aumentar a sua popularidade.

2- Executor

São pessoas dinâmicas, otimistas e ativas. Além disso, os executores possuem uma grande disposição física e mental para a realização de suas atividades. Outra característica importante dos executores é a persistência para atingir os objetivos. Executores são indivíduos que gostam de ter um certo controle na hora de fazer suas atividades.

  • Tipo de relacionamento com o cliente executor

Diferente dos comunicadores, os executores são clientes que prezam por resultados. Ao se comunicar com eles, destaque quais são os resultados que ele obterá com o seu produto. Por serem pessoas que não se importam com popularidade, destaque a determinação que esta pessoa possui e mostre que a sua empresa pode contribuir com o alcance dos objetivos traçados pelos executores.

3 – Analista

Pessoas com este perfil são leais e curiosos. Apesar disso, os analistas (em sua grande maioria) são pessoas pessimistas e introspectivas. Os analistas estão sempre atentos a detalhes e costumam se preocupar com facilidade. Outra característica forte do analista é a inflexibilidade.

  •  Tipo de relacionamento com o cliente analista

Para o analista é extremamente importante que as empresas joguem limpo. Se o seu cliente é analista, evite se comunicar de maneira superficial. Encante os analistas com detalhes e o maior número de informações possível. Para os analistas, as formalidades são importantes. Não deixe isso de lado na hora de construir o relacionamento com este perfil.

A felicidade é imprescindível para um bom relacionamento empresarial!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

4- Planejador

Indivíduos equilibrados e com uma capacidade de autocontrole bastante peculiar, os planejadores são pessoas calmas, detentoras de uma memória excepcional e tomam decisões com tranquilidade. Para os planejadores, regras e normas são fatores importantes. Possuem uma certa dificuldade para lidar com aquilo que é preciso ser feito e o livre arbítrio de cada um.

  • Tipo de relacionamento com o cliente planejador

Se você deseja construir um relacionamento com clientes planejadores, não os pressione a tomar decisões. Para o planejador, ser ouvido é algo importante. Ter tempo para refletir sobre as decisões que deverão ser tomadas também. Portanto, escute as perguntas do planejador, transmita a ele a segurança necessária e mantenha uma comunicação tranquila. Cumpra o que for combinado e mostre as regras que norteiam o seu negócio.

Vale ressaltar que cada pessoa possui estes quatro perfis em sua personalidade. O que precisa ser identificado é a predominância que cada perfil possui em cada indivíduo e, a partir daí, traçar as estratégias de relacionamento que sejam compatíveis com os seus clientes.

Me conte agora, querida pessoa: como é o relacionamento da sua empresa com os clientes? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright:  g-stockstudio https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima