Sesc RJ e Senac RJ promovem inclusão social e profissional à população do RJ

 

O Sesc é o maior programa de bem-estar do país e o Senac a maior referência de qualidade em educação profissional. As duas instituições são reconhecidamente responsáveis por transformar as vidas de milhares de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social no Estado, promovendo acesso aos direitos básicos e as incluindo no mercado de trabalho.

Há mais de sete décadas o Senac RJ oferece educação profissional, nas mais diversas áreas, com cursos de capacitação, técnicos, de graduação, pós-graduação, especialização e programas de educação a distância. Com 33 unidades fixas em todo o Estado, a instituição permanece atenta à movimentação do mercado de trabalho para manter o portfólio de cursos sempre atualizado.

O Senac RJ possui três unidades itinerantes, batizadas de escolas móveis, que percorrem o Rio de Janeiro ampliando a cobertura regional da instituição. Os cursos profissionalizantes oferecidos são de Gastronomia, Tecnologia da Informação e Beleza. As escolas móveis permanecem em cada região por quatro meses e os cursos oferecidos nessas unidades itinerantes têm o mesmo padrão dos que estão no programa das unidades fixas, com material didático e certificação oferecidos aos alunos de forma gratuita.

Na área de Tecnologia, o Senac RJ oferece os mais diversos cursos livres e de formação técnica. A instituição desenvolveu parcerias com a Assespro RJ – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Estado do Rio de Janeiro e a Resilia, edtech com plataforma inovadora, que está lançando cursos gratuitos de Programação, Redes e Análise de Dados. O Senac RJ é responsável também pelo Web Summit Rio 2023, um dos mais importantes eventos de tecnologia, transformação digital, empreendedorismo e inovação do mundo. E ainda, participa anualmente do Hacking.Rio, maior maratona de programação latino-americana e, por meio da parceria com a Assespro RJ, participa do evento Thinking Digital.

Além dos cursos, diversos programas de responsabilidade social merecem destaque:

  • Programa Senac de Gratuidade (PSG): concede qualificação profissional gratuita em todas as suas áreas de atuação: Gastronomia, Hospitalidade, TI, Gestão, Moda, Saúde, Bem-Estar, Beleza, Audiovisual. O PSG compreende cursos gratuitos e os programas Portal do Futuro e Jovem Aprendiz.
  • Portal do Futuro: desperta nos jovens mais consciência sobre seu potencial como indivíduo e cidadão, e seu papel como agente transformador do seu entorno. Além de ampliar a consciência de cidadania, jovens – de 16 a 21 anos – recebem formação profissional nas áreas de Gestão, Eventos, Turismo e Hotelaria, e todo o auxílio para ingressar no mercado de trabalho.
  • Jovem Aprendiz: capacita jovens, entre 14 e 24 anos, para o mercado corporativo, aproximando-os das empresas que podem contratá-los. O Senac RJ atua em parceria com mais de 3.000 empresas do Rio de Janeiro, qualificando jovens nas áreas de Comércio de Bens, Serviços e Turismo. São mais de 10 mil alunos matriculados anualmente nos cursos como Jovens Aprendizes em empresas de ramos diversos, como hotéis, restaurantes, supermercados, hospitais, consultorias de RH, lojas de departamento etc.
  • Senac na Comunidade: promove parcerias com instituições sociais em regiões de vulnerabilidade para utilizar os espaços para os cursos, levando educação mais perto de quem mais precisa.
  • Impulsiona RJ: em parceria com o Sebrae RJ, desenvolve núcleos territoriais com foco na geração de renda e na empregabilidade daquela população.
  • Parcerias público privadas: projetos desenvolvidos com empresas privadas e o Poder Público, de acordo com a necessidade local.

Já o Sesc RJ tem o objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida para o comerciário, sua família e a sociedade, por meio de ações nas áreas de Cultura, Assistência, Saúde, Lazer, Turismo e Educação.

Com a responsabilidade social em sua essência, é uma instituição privada sem fins lucrativos que atua com 21 unidades operacionais, sendo cinco hoteleiras. Conta ainda com 12 unidades itinerantes, que operam em diferentes municípios, formando uma ampla rede de serviços para a população fluminense.

Entre seus programas, está o Mesa Brasil Sesc RJ, a missão social de combate à fome e ao desperdício de alimentos, que trabalha pela construção de uma sociedade mais democrática, menos desigual e mais humana. O programa mantém diversas parcerias com empresas doadoras de alimentos, atende inúmeras instituições socioassistenciais e melhora a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Na área da Saúde destaca-se o OdontoSesc, que, com suas seis unidades móveis, presta serviços básicos de odontologia e leva informação sobre saúde bucal para as comunidades economicamente vulneráveis. As unidades móveis permanecem, em média, três meses em cada município, atendendo 8 horas/dia nas cidades da Região Metropolitana e do interior do Estado. Já a unidade móvel Saúde Mulher, realiza gratuitamente exames preventivos de mamografia e do câncer de colo de útero (Papanicolau). Tudo isso em um veículo equipado com tecnologia de ponta, capaz de chegar às regiões onde não há unidade fixa do Sesc RJ.

No segmento cultural, o BiblioSesc forma milhares de novos leitores ao levar cultura para diversos municípios do Rio de Janeiro. As bibliotecas ficam instaladas em quatro veículos com carroceria adaptada, que disponibilizam mais de três mil títulos para consultas e empréstimos de forma gratuita, além de serviços de pesquisa e incentivo à leitura. E ainda, marca presença nos principais eventos literários do Rio, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

O Edital de Cultura fomenta e apoia produções artísticas, em suas diversas manifestações, para estimular o desenvolvimento, a formação de público e a inclusão social. Quando o Brasil estava duramente impactado pela pandemia e a classe artística, extremamente afetada, o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2021/2022 ofereceu apoio financeiro de R$ 10 milhões e contemplou 163 projetos artísticos como: exposições de artes visuais, apresentações de obras audiovisuais, espetáculos teatrais e circenses, apresentações de dança, saraus literários, shows e concertos de música, intervenções artísticas, performances e obras virtuais. O sucesso foi tão grande e beneficiou tantas pessoas, entre artistas e espectadores, que a segunda edição – o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 22/23 – destinará R$ 30 milhões para 338 projetos culturais selecionados, que irão compor a programação artística do Sesc RJ ao longo do próximo ano.

Com essas ações, Senac RJ e Sesc RJ contribuem com a melhoria da qualidade de vida da população e, consequentemente, com o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

LINK DA FONTE

Rolar para cima