Ter atitude é se transformar em um profissional de sucesso

profissionais de sucesso

Saiba como se tornar um profissional com atitude.

Hoje, o profissional que quer bons resultados e alcançar o sucesso, tem que se preocupar em desenvolver competências e habilidades, dentre elas ser proativo, ousado, determinado. Enfim, ter atitude. 

O mercado busca profissionais capazes de inovar, de tomar a frente, agarrar responsabilidades e desempenhar um bom papel dentro do que lhe é proposto. Muitas pessoas procuram oportunidades de emprego com currículos muito bons, repleto de formações, cursos e muitas experiências. 

Porém, além do conhecimento técnico, o mercado deseja profissionais com aspectos comportamentais e emocionais bem desenvolvidos. Estes sim podem, e são, diferenciais na hora de galgar uma vaga.

Comunicação, comprometimento, engajamento, controle e inteligência emocional, capacidade de liderança, são algumas características almejadas pelos caçadores de talentos. No entanto, elas não bastam se não vierem com uma pitada de encorajamento e atitude para colocá-las em prática e demonstrar todo seu potencial.

Ter atitude é estar à frente de determinadas situações, é antecipar-se, é fazer o que tem que ser feito com comprometimento. No artigo a seguir iremos explicar melhor o que significa ter essa atitude para que um profissional se torne alguém apto a alcançar o sucesso. 

O que significa ter atitude?

Você provavelmente já ouviu alguém dizendo “fulano tem atitude”, mas sabe explicar o que isso significa? O que faz de um profissional alguém de atitude e com potencial para vencer? Para responder a essas questões é importante observar três aspectos que fazem parte do entendimento do que seria uma pessoa com atitude. 

Segue três aspectos que demonstram profissionais de atitude:

1. Satisfação

O profissional que se sente satisfeito com sua função e trabalho exerce atitudes positivas e auxilia a sua equipe a conquistar bons resultados. Deixa transparecer a todos sua satisfação e alegria por fazer parte daquele grupo.

Estar satisfeito com seu trabalho significa gostar do que faz e se dedicar a realizar suas tarefas cada vez melhor. Há o desejo de manter-se buscando capacitação e novas ferramentas para aprimorar os seus resultados. 

2. Envolvimento

Sentir-se envolvido com o trabalho é positivo para o profissional, pois consegue tomar iniciativas, resolver problemas e buscar soluções bem mais rápido que uma pessoa que não está inserida no contexto organizacional.

Esse aspecto tem grande relação com o anterior, pois somente uma pessoa satisfeita consegue se envolver plenamente. A partir do envolvimento, o profissional consegue demonstrar mais efetivamente seus talentos e assim até mesmo ter a possibilidade de ser promovido. 

3. Comprometimento

É um fator fundamental para o profissional que quer se destacar, pois mostra seu empenho para realmente alcançar o sucesso. Estar comprometido significa estar constantemente buscando aprimoramento e metas.

Também é uma forma de demonstrar respeito para com aqueles à sua volta. O seu compromisso tem grande impacto na obtenção de resultados positivos coletivos. Todos os dias o seu comprometimento pode ser reforçado. 

Ter essas características é muito positivo e produtivo para um profissional. Trabalhar aspectos comportamentais e emocionais, junto às habilidades técnicas, é o caminho para se chegar ao êxito.

Como se tornar um profissional com atitude?

Acima explicamos quais são os três aspectos essenciais para ser um profissional de atitude. Abaixo listamos dicas de como se tornar um profissional de mais atitude e assim ter mais oportunidades de conquistar o sucesso.

1. Tenha metas

A forma mais efetiva de se tornar uma pessoa comprometida com resultados é estar motivado para perseguir os resultados. O ideal é traçar metas que sejam palpáveis e possíveis de realizar. O que você deseja para a sua carreira? Onde deseja chegar? O que considera como sucesso?

Ao responder a essas questões você terá as ferramentas necessárias para traçar as suas metas. Observe que cada meta deverá ser fragmentada em passos que precisam ser dados para chegar à concretização do que você almeja. 

Com esses passos definidos, você se verá numa posição mais próxima de realizar o que deseja. Se tornará possível enxergar os seus objetivos, tornando-se mais claros diante dos seus olhos. 

2. Invista em autoconhecimento

Para se tornar um profissional com mais atitude, é importante conhecer profundamente as suas habilidades e limitações. O autoconhecimento é essencial para quem deseja se tornar mais apto a realizar seus sonhos.

Uma forma de desenvolver autoconhecimento é através do processo de Coaching, uma metodologia de desenvolvimento humano. O coachee (aprendiz) é conduzido ao processo de compreensão de quem é, quais as ferramentas que possui e o que deseja para seu futuro.

3. Desenvolvimento de inteligência emocional

Outra habilidade importante de desenvolver é a inteligência emocional. Trata-se da capacidade de compreender as suas próprias emoções e as emoções daqueles à sua volta. A gestão das emoções permite agir guiado pela racionalidade e, assim, ter mais chances de ser bem-sucedido.

Um profissional reconhecido e valorizado por sua atitude é aquele que não se deixa abalar pelo emocional. E não se trata de frieza e sim do entendimento de como trabalhar as emoções sem deixar que elas te prejudiquem. Essa habilidade também pode ser desenvolvida através do processo de Coaching.

4. Investir na sua capacitação

Manter-se investindo em sua capacitação é uma parte importante da construção da sua atitude. Isso porque a qualificação é fundamental para ser um profissional alinhado com as demandas atuais do mercado.

Procure por cursos, palestras e leituras que te ajudem a amplificar seus conhecimentos. Fica a dica de que você pode se beneficiar também de conteúdos que sejam de áreas diferentes da sua. 

5. Saiba aprender com seus erros

Uma atitude positiva e profissional também diz respeito a saber aprender com seus erros. Todo mundo comete erros em algum momento, a diferença está em como cada um lida com esses tropeços.

Sendo os erros inevitáveis, a melhor atitude a ser tomada é aprender a como lidar com eles, evitando, assim, uma sobrecarga. Indicamos que você passe a observar como reage quando algo não sai como o planejado. 

Se você é do tipo de pessoa que se desespera deve saber que essa atitude não contribui em nada com o seu crescimento. O ideal é analisar porque o erro aconteceu e de que forma você pode evitar que ele se repita. Assim, você adota uma atitude vencedora. 

Quem tem atitude, proatividade, ousadia e dedicação, é mais feliz e está mais suscetível ao sucesso. Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima