Truques para manter o foco no trabalho com internet

homem com foco no trabalho

Confira algumas dicas incríveis que vão te ajudar a se tornar mais focado.

Trabalhar com acesso à internet pode ser uma grande vantagem, por conta da facilidade de acesso às informações e o contato rápido com clientes, gestores e colegas de outras localidades. 

Por outro lado, essa conectividade pode representar uma forte tentação, uma vez que bastam poucos cliques para acessar redes sociais e sites que não têm relação com o trabalho.

Para as novas gerações de profissionais, o grande desafio de trabalhar com internet está em não perder o foco diante das inúmeras distrações disponíveis. E-mails, sites e até páginas de busca estão repletos de informações secundárias e anúncios que podem desviar a atenção.

Para completar, as redes sociais também ficam sempre à disposição, nos tentando a dar uma espiadinha básica e atualizar o status. Diante desse cenário, fica a grande questão: como resistir a tudo isso e manter a produtividade no trabalho? A principal dica é: aprenda a controlar-se e defina suas prioridades. Continue lendo e confira mais dicas.

Dicas para resistir às distrações da internet no trabalho

A internet é a sua principal ferramenta de trabalho, mas também o principal foco da sua distração? Saiba que isso pode ser resolvido adotando algumas medidas simples. Confira a seguir dicas que vão te ajudar a se tornar mais focado e produtivo. 

1. Faça uma autoavaliação

O que faz você perder o foco? Essas distrações estão prejudicando a qualidade do seu trabalho e seu crescimento profissional? Elimine tudo o que consome seu tempo de trabalho e foque em suas ideias, tentando estar mais presente nos assuntos da empresa. 

Por exemplo, você pode silenciar alguns grupos no WhatsApp durante o expediente e restringir o acesso a redes sociais aos intervalos do trabalho. Tudo aquilo que representa perda de tempo e foco no trabalho deve ser eliminado. Ao fazer isso, você administra seu tempo com mais tranquilidade e qualidade. 

2. Foque em suas tarefas

Liste todas as suas atividades diárias, defina prioridades, datas e prazos para cada tarefa, e dedique-se integralmente a elas. Com o tempo preenchido, fica mais difícil se distrair com navegações fora de hora.

É interessante ter um cronograma com os períodos de tempo para cada atividade, porque assim você evita criar distrações entre uma tarefa e outra. Com esse cronograma, fica ciente que, assim que terminar a tarefa X, deverá começar a tarefa Y para que conclua tudo no tempo certo. 

3. Elimine os “inimigos”

Se está difícil se conter, que tal bloquear esses sites e redes sociais que desviam sua atenção? Pode parecer uma medida radical, mas é necessário ter em mente que você precisa ser profissional, focar em seu crescimento e entregar os resultados que a empresa precisa.

Você pode optar por ferramentas que limitem o tempo de uso das redes sociais. Caso trabalhe com as redes sociais, indicamos que foque em observar apenas o que diz respeito ao seu trabalho durante o expediente. 

4. Desative as notificações 

As redes sociais permitem que você ative notificações por e-mail. Se tem esse recurso habilitado, é interessante desativá-lo. Assim, não vê no meio da tarde que um amigo respondeu a uma mensagem sua. Não saber evita que se sinta tentado a ler a mensagem e responder perdendo tempo.

Desative também as notificações das redes sociais da tela do seu smartphone. Os alertas no celular podem fazer com que se distraia durante o período que deveria estar completamente focado no trabalho. Assim, a sua mente ficará focada no que realmente importa, ou seja, no seu trabalho. 

5. Mantenha seu celular longe

No celular estão as redes sociais pessoais e outras potenciais distrações. Sendo assim, é interessante manter o seu celular longe das mãos durante o trabalho. Deixe o aparelho dentro da sua bolsa ou pasta e evite conferir a sua timeline a cada cinco minutos. 

Você perceberá que, com o passar do tempo, vai se tornar mais relaxado em relação às notificações. As pessoas estão condicionadas a responder as mensagens imediatamente e isso não é necessário. Inclusive, não é nem saudável se estiver atrapalhando o andamento de suas atividades de trabalho e outras atividades pessoais. 

6. Estabeleça recompensas

Ganhar um presentinho é sempre bom, melhor ainda quando é resultado do seu esforço. Estipule que, se conseguir ficar todo o expediente sem bater papo pelo celular, por exemplo, tem direito a X ou Y de presente. Deste modo, ganha um estímulo a mais para manter-se focado no trabalho.

E fica a dica de que a recompensa não precisa ser necessariamente um presente material. Pode ser assistir a um episódio daquela sua série favorita mais tarde ou fazer um pequeno intervalo para tomar aquele cafezinho revigorante entre uma atividade e outra. O que importa é se dar algo bom por ter cumprido a sua meta. 

7. Defina e siga as regras

Crie algumas normas para seu dia. Por exemplo: abrir e-mails particulares só em casa, acessar redes sociais só no período do almoço, evitar sites de compras. Com as regras estabelecidas, basta seguir.

Contudo, para algumas pessoas pode não ser tão simples seguir essas regras no começo. Se perceber que se esqueceu do compromisso e fez o que não devia, desculpe a si mesmo, mas cuide para não repetir.

Para que as regras sejam fáceis de cumprir, precisam se tornar hábitos. Torne um hábito agir com responsabilidade em relação ao seu tempo. 

8. Priorize sua carreira

Lembre-se sempre dos seus objetivos profissionais e não coloque tudo a perder por conta de distrações com a internet. No trabalho, estamos constantemente sendo avaliados por nossos colegas e gestores. Foque em fazer o seu melhor e em projetar sua carreira. Com certeza, seu sucesso não pode esperar!

Quando estiver tentado a parar o trabalho para conferir um site de compras ou responder mensagens, reflita sinceramente sobre o quanto isso agrega à sua vida. Resolver as demandas de trabalho para ter mais tranquilidade nos momentos de folga não tem preço.

Aplique essas dicas em seu dia a dia e se torne mais produtivo! Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima