férias

Saiba como é a remuneração do colaborador nas férias coletivas.

Recebe o nome de férias coletivas o período de folga concedido a todos os colaboradores de uma companhia ou de um setor. Essa concessão não depende do período aquisitivo estar completo. Ou seja, quem tem menos de um ano na empresa também sai de folga. 

Geralmente, as empresas adotam as férias coletivas em períodos com poucas vendas ou de menor atividade. É algo positivo tanto para os colaboradores que podem descansar, quanto para a companhia que equilibra suas finanças e reduz os custos. Continue lendo para saber mais sobre férias coletivas e confira dicas para aproveitar esse período. 

O que são as férias coletivas?

Como mencionamos acima, as férias coletivas consistem num período de descanso concedido para toda a empresa ou para todos os colaboradores de um setor. Para a companhia representa um momento de redução de custos operacionais em períodos pouco produtivos. 

Para os colaboradores representa a possibilidade de descansar e de que não haja sobrecarga pelas férias. Se todos saem de férias ao mesmo tempo, ninguém precisa cobrir os colegas, certo? As férias coletivas podem ter 30 dias corridos ou serem divididas em duas partes, cada uma deve durar ao menos 10 dias. 

Como é a remuneração do colaborador nas férias coletivas?

Em relação à remuneração, as férias coletivas são encaradas como as férias normais. Isso significa que é adicionado um abono de 1/3 do valor ao salário convencional. Esse cálculo de férias deve ser feito observando a extensão da folga. 

Logo, um colaborador que tira 15 dias de férias coletivas deverá receber um adicional de 1/6 do valor normal do seu salário. O pagamento deverá ter todas as deduções e acréscimos relativos ao INSS, FGTS, adicionais e gratificações de cada colaborador. 

Férias coletivas: confira 10 dicas para aproveitar esse período

Agora que já explicamos o que são férias coletivas e como fica a remuneração, apresentaremos dicas para que você aproveite bem esse período. 

1. Se puder, faça uma viagem

Está com as finanças em dia? Se sim, é interessante considerar fazer uma viagem para relaxar. Não precisa ser para longe, pode ser para uma praia próxima ou até mesmo para visitar um amigo em outra cidade. O que importa é respirar novos ares para voltar com as energias recarregadas.

2. Desconecte-se

Uma vez que a empresa está em férias coletivas, você pode e deve se desconectar. Durante esses dias de folga evite abrir o e-mail de trabalho e responder mensagens de colegas (alguns podem não se desconectar, mas não siga esse exemplo).

Lembre-se de que essas são férias normais e isso quer dizer que você não deve trabalhar. Você pode silenciar grupos de mensagens de trabalho e deixar de abrir aplicativos profissionais.

3. Faça maratonas de séries e filmes

Você fica culpado durante o ano todo porque usa pouco os streamings que assina? Pois, esse é o seu momento de colocar as maratonas em dia. Suas escolhas podem ser feitas de acordo com o top 10 de mais assistidos de cada serviço ou conforme seu gosto pessoal. 

O mais legal é que você pode passar um longo período assistindo suas histórias favoritas, no outro dia não precisa acordar cedo. Mas, não se esqueça de manter algum tempo de atividades sociais e físicas.

4. Saia com seus amigos

Não deu para viajar? Não fique chateado, pois você ainda pode aproveitar as suas férias coletivas para sair com amigos que quase não consegue ver no decorrer do ano. Marque e compareça àquele café com seu amigo de infância. Dê aquele passeio no shopping com a sua amiga da academia, enfim, aproveite esse período.

5. Dedique-se a um novo hobby

Aprender algo novo é sempre bem-vindo, especialmente se não tiver nada a ver com o trabalho. Então nesse período de férias coletivas é interessante se dedicar a um novo hobby como aprender a tocar um instrumento, tirar fotos, desenhar, fazer peças de MDF entre outros. O mais importante é que você relaxe enquanto pratica essa atividade.

6. Tenha um tempo para não fazer nada

Parece óbvio, mas nem todo mundo se dá conta de que o período de férias é para descansar, ou seja, para ficar sem fazer nada. Esses períodos de ócio podem ser reconfortantes e fundamentais para que você esteja pronto para retornar às atividades.

Se estiver saindo de uma rotina de trabalho muito estressante, recomendamos que passe os primeiros dias de férias sem fazer nada significativo. Esse período servirá para recuperar a sua energia.

7. Aproveite para ler

Que tal ler aqueles livros que você comprou em promoções na internet e estão fechados até agora? Durante as férias você poderá estimular o seu hábito da leitura e mantê-lo mesmo quando retornar ao trabalho. 

Nesses dias de descanso você poderá ler mais páginas despertando aquela paixão adormecida. Quando voltar ao trabalho, lembre-se de que basta ler por dez minutos diariamente para recuperar esse hábito. 

8. Conheça lugares novos

Essa dica se aplica tanto para quem puder viajar quanto para quem vai ficar na sua cidade. Se estiver viajando aproveite para “turistar” e ver novos cenários, potencializando assim a sua capacidade criativa. Porém, se for ficar na sua cidade, se organize para visitar lugares que ainda não conhece.

9. Planeje seu futuro

O período de férias é ideal para planejar o seu futuro, você pode repensar sobre como foi o ciclo que está se fechando. Como foi seu último ano de trabalho? Você conquistou tudo o que desejava? Como pode tornar seu trabalho algo mais significativo? Defina metas para esse novo período que terá início quando as férias coletivas acabarem.

10. Avalie como está gerindo seu tempo

Por fim, aproveite suas férias para analisar como está a gestão do seu tempo. Você consegue cumprir todas as tarefas do dia a dia ou sente que faltam horas? Caso esteja com essa “escassez” de tempo, considere que o problema pode estar em como você organiza as atividades rotineiras. 

Repense como está organizando sua vida e considere fazer mudanças para quando retornar a rotina. Nesse período de descanso a tendência é ver tudo com mais clareza, podendo fazer mudanças relevantes.

Gostou dessas dicas de como aproveitar as férias coletivas? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima