Principais lições para uma carreira bem sucedida

Homem bem sucedido

Cada pessoa têm uma definição particular sobre o que é ter uma carreira bem sucedida, e o caminho percorrido por um profissional de sucesso pode não servir para outra pessoa.

Todo mundo almeja conquistar espaço, credibilidade e visibilidade profissional. Ser lembrado e reconhecido por aquilo que faz é uma maneira do indivíduo se sentir útil para a sociedade, contribuindo para o mundo por meio de seu trabalho.

Ter uma carreira de sucesso é o objetivo de todo profissional. Cada indivíduo possui uma definição particular sobre o que é ter uma carreira bem-sucedida. Essa definição pode variar entre alcançar um cargo elevado na empresa, abrir o próprio negócio, ter flexibilidade de horário, entre outras opções.

O caminho traçado por um profissional de sucesso, portanto, pode não ser tão efetivo para outra pessoa. Apesar disso, existem elementos fundamentais que contribuem significativamente para a evolução profissional, independentemente da área de atuação.

A partir dessa compreensão reunimos no artigo a seguir algumas lições essenciais para quem deseja construir uma carreira bem-sucedida. Conheça essas lições e se coloque em movimento para alcançar o sucesso! 

5 Grandes lições para uma carreira de sucesso

Quando uma pessoa inicia sua jornada profissional, almeja ser o mais bem-sucedida possível. Contudo, ao longo da jornada pode ser que surjam grandes dificuldades para realizar esse objetivo. Nesses momentos, é essencial se lembrar do seu desejo e persistir.

Uma forma de desviar esses obstáculos é empregar algumas poderosas lições em sua forma de agir. Abaixo listamos cinco lições essenciais para quem está em busca de sucesso na carreira. Esses conceitos te ajudarão a se tornar mais bem-sucedido e feliz com sua profissão. 

1. Faça diferente

“Ouse fazer diferente e o poder lhe será dado.” – José Roberto Marques

Esta frase, repetidamente mencionada nos processos de Coaching, nos estimula a pensar fora da caixa e sair da zona de conforto. Todo profissional que almeja sucesso em sua carreira precisa sair do senso comum para ganhar seu lugar de destaque.

Há uma ideia errônea de que é preciso seguir um determinado padrão para ser bem-sucedido. Contudo, quando analisamos a forma como grandes nomes no mercado se tornaram referências, percebemos que eles não conseguiram tais padrões.

Dessa forma é essencial conservar o seu entusiasmo pelo que escolheu fazer e ser proativo. Quando você se coloca na posição de quem faz mais do que o esperado, se torna alguém mais bem visto pelo mercado. É interessante que reflita e liste quais são seus principais objetivos de carreira e como pode alcançá-los. 

2. Tenha brilho nos olhos

“Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.”. Steve Jobs.

É muito mais difícil ser bem-sucedido fazendo algo de que não gostamos. Por isso, é essencial que avalie, de tempos em tempos, como está a sua paixão pelo seu trabalho. Se identificar que a chama está apagando, pense em como pode mudar essa situação. 

Manter o brilho nos olhos significa estar contente com as escolhas feitas e não se sentir cansado só de pensar na sua rotina. Invista em fazer aquilo de que gosta e se não estiver feliz no momento procure por novas possibilidades. Uma mudança de carreira pode ser bem menos assustadora do que parece. 

3. Tenha iniciativa

Não espere que alguém faça as coisas por você. Seja proativo e lute para alcançar suas metas e objetivos. Seja curioso, conheça novas maneiras de fazer suas atividades e descubra novos métodos e formas que otimizem seu tempo e seus processos. Procure caminhos favoráveis ao seu desenvolvimento contínuo.

Quem permanece parado não sobe nenhum degrau da escada do sucesso. Então é essencial que busque novos cursos livres, uma segunda graduação ou mesmo uma pós. Informe-se sobre as novidades da sua área para entender como pode se preparar para assumir novos desafios. 

Um curso que você faz hoje pode significar um considerável aumento de salário daqui a alguns meses. Lembre-se: você, por meio de suas escolhas e ações, é o único responsável por suas conquistas!

4. Trabalhe em equipe

Saiba se relacionar com as pessoas, e sempre as respeite e valorize. Cada profissional possui habilidades específicas, e saber desfrutar desta diversidade é a forma mais inteligente de gerar bons resultados. 

Quando um colaborador se sente útil, sua motivação, engajamento e comprometimento aumentam naturalmente. Quanto maior a produtividade, mais oportunidades surgem, favorecendo o crescimento profissional de todos.

Se tem dificuldades para trabalhar em equipe, deve considerar alguns treinamentos focados em resolver essa questão. A metodologia de Coaching pode te auxiliar nessa tarefa de se relacionar melhor com seus colegas. Com autoconhecimento você se tornará alguém com mais facilidade para interagir com os colegas. 

5. Confie em si mesmo

Assim como outras pessoas possuem suas competências, você se destaca por sua singularidade. Seja convicto de seus talentos, pois eles são únicos. Quando o que você faz está alinhado com o que ama, suas potencialidades se expandem, e os resultados se tornam cada vez maiores e melhores!

Não estamos dizendo para ser arrogante e sim para que conheça seus talentos e reconheça o potencial deles. Mais uma vez ressaltamos o quanto o treinamento de Coaching pode ajudar na potencialização da sua carreira. O autoconhecimento e a inteligência emocional contribuirão para que você se torne mais confiante.

Uma pessoa com mais confiança tende a entregar resultados melhores pelo simples fato de que entende como pode solucionar as mais variadas questões. Ter uma carreira de sucesso está intimamente relacionado com a forma como enxerga a si mesmo. 

Desenvolver autoestima positiva é fundamental para se colocar em movimento na direção do sucesso. Foque em descobrir quem você é e o que essa pessoa pode contribuir para bons resultados. 

Indicações do IBC: livros

  • Coaching e Carreira – Técnicas Poderosas e Resultados Extraordinários;
  • Networking – Desenvolva sua carreira criando bons relacionamentos;
  • Carreira 360 graus – Como Planejar, Estruturar e Empreender uma Carreira Vencedora.

Adquira seus livros na maior loja de Coaching do Brasil e conquiste mais!

Gostou deste artigo? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!



LINK DA FONTE

Scroll to Top