O que é planejamento tático e como aplicá-lo

Planejamento Tático

Planejamento Tático – Saiba como aplicá-lo na sua empresa.

É fundamental que as empresas tenham suas ações e estratégias devidamente estruturadas para garantir o crescimento de seus negócios. Através destas estratégias é possível lidar de maneira inteligente e eficaz com os concorrentes, se destacar de maneira positiva no mercado e ter uma boa relação com o cliente. 

É nessa hora que o planejamento tático se mostra como um poderoso aliado. Basicamente, esse é o tipo de planejamento que serve para traçar o caminho para realizar os sonhos da empresa. 

Se uma companhia possui um objetivo, mas não tem um plano para concretizá-lo, precisa se concentrar em desenvolver um planejamento tático. Quer saber mais sobre este assunto? Continue a leitura para entender o conceito e como ele pode ser aplicado ao seu empreendimento. Boa leitura!

Conheça os tipos de planejamento

Antes de explicarmos o que é planejamento tático é essencial esclarecer quais são os tipos de planejamento que existem:

Planejamento estratégico

É o planejamento focado em traçar um objetivo como um todo para a companhia. É definido o propósito que a empresa deve atingir num período predeterminado de tempo.

Planejamento operacional

Consiste nas atividades cotidianas da companhia para realizar o objetivo definido pelo planejamento estratégico. 

Planejamento tático

A função desse planejamento é compreender o que foi proposto pelo planejamento estratégico e determinar como o planejamento operacional poderá levar a concretização dos objetivos. Explicaremos mais detalhadamente a seguir. 

Afinal, o que é planejamento tático? 

O planejamento tático é o desdobramento do planejamento estratégico. É no planejamento tático que se criam as metas e condições para cumprir as ações definidas no planejamento estratégico. 

Vale destacar que o prazo das ações do planejamento tático é médio (entre 1 e 3 anos). Ou seja, o planejamento tático é um aliado para evitar crises ou até para traçar ações caso existam crises no futuro. Isso ajuda a minimizar riscos e impactos das crises na empresa. 

Outra característica do planejamento tático que merece destaque é seu nível de envolvimento com a empresa. Enquanto o planejamento estratégico abrange toda a empresa, o planejamento tático é voltado para departamentos específicos e processos devidamente definidos. 

Por ter essa característica, as decisões ligadas ao planejamento tático podem ser tomadas por colaboradores que ocupam cargos entre o operacional e a alta gestão (executivos, coordenadores e gerentes, por exemplo). 

O planejamento tático contribui de maneira significativa com a organização da empresa e com a execução dos processos das atividades. Isso reflete positivamente na produtividade dos colaboradores e no cumprimento das respectivas funções de cada um.

O planejamento tático deixa claro para todos o que cada um deve fazer e como deve ser feito. Mostra também os resultados que serão obtidos com tais táticas, garantindo também maior comprometimento das equipes com os objetivos da empresa. 

Papel do planejamento tático nas empresas

O planejamento tático tem como principal função projetar o caminho que deverá ser seguido para realizar o objetivo corporativo desejado. Esse tipo de planejamento se baseia na definição de:

  • Metas;
  • Processos;
  • Prazos;
  • Ferramentas e recursos.

Os itens citados acima são os elementos principais que devem fazer parte de um planejamento tático. Abaixo iremos explicar cada item com mais detalhes:

Metas

Por exemplo, se uma empresa tem como seu objetivo aumentar em 40% o volume de vendas em três anos, precisa definir como fará isso. É aí que entra o planejamento tático. Basicamente o papel desse planejamento é definir as metas que precisam ser cumpridas ao longo do caminho para que a companhia atinja esse objetivo.

Processos

Também é parte do planejamento tático definir como as metas que precisam ser cumpridas poderão ser realizadas. Em outras palavras, o tático visa tornar os processos realizáveis.

Prazos

O estabelecimento de prazos é essencial para visualizar os resultados. Contudo, é necessário lembrar que o planejamento tático não é rígido. Alterações podem ser feitas, especialmente porque as circunstâncias mudam e isso pode tornar essencial alterar os planos originais.

Os prazos podem ser modificados se houver uma mudança de cenário que justifique essa alteração. Estar alinhado com a realidade é crucial para obter sucesso nas mais variadas empreitadas. Ter um horizonte para concluir uma atividade é importante para organizar o tempo para não se perder nessa busca. 

Ferramentas e recursos

Através do planejamento tático é possível facilitar as atividades dos colaboradores. Encontrar as ferramentas e os recursos mais interessantes para a sua equipe é uma parte importante da caminhada rumo ao sucesso. 

Para isso é necessário estudar com calma as opções disponíveis e como cada uma atende às demandas dos membros do grupo. Com o planejamento tático bem elaborado e os recursos adequados, a sua equipe terá muito mais capacidade produtiva. 

Metodologia para aplicar o planejamento tático

Para traçar de modo eficiente o planejamento tático é preciso escolher uma metodologia realmente eficaz. Uma metodologia que pode fazer a diferença na hora de implantar o planejamento tático na sua empresa é 5W2H

Esta metodologia é eficiente para o controle e mensuração das ações ligadas ao planejamento. A origem do nome desta metodologia é inglesa e foi criada com base nos itens de verificação. São eles:

  1. What: esta é a etapa em que precisa ser mencionado o que será feito. Quais são as ações que precisam ser realizadas. 
  2. Why: nesta parte é para que as ações mencionadas no item 1 sejam justificadas. Aqui é preciso deixar claro o porquê que estas ações precisam ser executadas. 
  3. Where: este terceiro item é para sinalizar onde cada ação será feita. 
  4. When: aqui é importante deixar claro para todos os envolvidos quando cada ação será feita. É nesta etapa que se define prazos e dias para as ações listadas no item 1. 
  5. Who: nesta etapa é preciso definir quem será responsável por cada ação. Aqui é o momento de mostrar aos envolvidos suas devidas responsabilidades.
  6. How: esta é a hora de mostrar aos envolvidos no planejamento tático como cada ação deve ser executada. 

7.How much: esta é a etapa em que todos saberão quanto custará cada ação do planejamento tático. É importante que isso fique claro para os envolvidos para haver o devido comprometimento e para que todos entendam que os erros podem gerar prejuízos para a empresa. 

Vantagens de implementar o planejamento tático através da 5W2H 

A metodologia 5W2H traz respostas pertinentes que contribuem muito para o bom êxito do planejamento. São questões que deixam claro as responsabilidades de cada um e como a ação será executada por todos. 

Além disso, o 5W2H é uma ferramenta eficaz na redução de custos e na economia de tempo. Outro benefício da 5W2H é a sinergia que a equipe desenvolve, já que todos estão no mesmo nível de envolvimento com a ação.

Metodologia 5W2H: veja como aplicar na sua empresa

Para aplicar esta metodologia, basta criar uma planilha simples com cada pergunta e inserir as respostas para cada item. Faça a atribuição das responsabilidades para cada etapa da ação. 

É importante que os líderes do processo estejam abertos para ouvir as ideias dos colaboradores, assim como também é importante que estes tenham o devido preparo para liderar o processo de implementação. Lembrando que se trata de um processo que requer estratégia e análise crítica. 

Tanto o planejamento tático quanto o 5W2H não devem ser feitos de maneira apressada. A pressa pode comprometer a implementação e, consequentemente, os resultados a serem alcançados pela organização empresarial. Paciência e visão sistêmica são as chaves do sucesso! 

Agora, conte para a gente: o que acha dessa metodologia? Acredita que ela será eficaz em sua empresa? Já conhecia o 5W2H?

Use o espaço abaixo para nos falar a sua opinião e experiência sobre o assunto. Espalhe o conhecimento. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

 

Copyright: carlo fornitano / Shutterstock



LINK DA FONTE

Scroll to Top