Líder, eterno aprendiz – Portal

líder

Você, como líder, é um eterno aprendiz? Esse deve ser um lema para todos nós.

O líder que é eterno aprendiz jamais vai para a cama sem ter aprendido algo novo no dia. O ato de adquirir novos conhecimentos evoca sentimentos de competência, mexe com a autoestima e confiança, o que é altamente motivador.

Num contexto mercadológico em que há mudanças constantes é fundamental ser um eterno aprendiz. Quem se acomoda e não busca aprender mais sobre aquilo que o rodeia fica estagnado e perde oportunidades de crescer e conquistar novos espaços.

A chave para o sucesso, no presente e no futuro, está em manter seu espírito inclinado a adicionar novos conhecimentos. Ampliar seus horizontes é essencial para se estabelecer em qualquer carreira.

No artigo a seguir iremos apresentar os benefícios de ser um eterno aprendiz e dar dicas para que você siga nesse caminho de aprendizado. Todo mundo pode aprender coisas novas, basta desejar e se colocar em movimento. Boa leitura!

Benefícios de ser um eterno aprendiz

As mudanças sempre fizeram parte dos ambientes organizacionais e do mercado como um todo. Por isso, as empresas precisam sempre se atualizar e buscar novas possibilidades, práticas e aprendizados para evoluir.

Mudar implica justamente em obter novos conhecimentos e, consequentemente, em aprendizado. Não é possível que haja mudança se não houver um aumento no capital intelectual. Isso é como querer ganhar na loteria sem apostar. Confira a seguir os principais benefícios de ser um líder que se mantém eternamente como aprendiz.

Para se destacar é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo.
Quer descobrir qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste!

Atualização 

Líderes que se mantêm focados em aprender tendem a ficar atualizados com as principais tendências de mercado. Para ser um líder efetivo é fundamental compreender as mudanças pelas quais o mercado passa. Somente assim se pode direcionar os esforços da companhia para obter por resultados.

Humildade

Ser humilde é essencial para os profissionais que assumem um cargo de liderança. Somente com humildade é possível ouvir na essência os feedbacks dos colaboradores, extraindo ferramentas para se tornar um líder ainda melhor. 

Ao se colocar numa posição de alguém que tem muito a aprender ainda, o líder, adota outra postura perante seus colaboradores. Para gerenciar uma equipe é fundamental ser visto como um aliado e isso depende de ter uma atitude humilde.

Mais empatia

Outro benefício de se manter na posição de alguém que está aprendendo é ter mais empatia com os membros da equipe. Sempre há alguém no grupo com menos experiência do que os outros e que por isso precisa de mais atenção. 

Compreender essa necessidade e não relegar esse indivíduo a uma posição menos privilegiada é crucial para o bom andamento da equipe. Ser empático é essencial para exercer uma liderança poderosa e com chances verdadeiras de sucesso.

Ampliação de networking

Fazer cursos, participar de congressos, comparecer a eventos, entre outras atividades, contribui para ampliar a rede de contatos. O networking tem grande impacto para quem está em busca de novos conhecimentos e também pode gerar diversas oportunidades.

Além disso, é muito mais fácil estabelecer novos contatos quando há a adoção de uma postura mais humilde. É difícil que outros profissionais busquem iniciar um contato com alguém que se coloca num pedestal de saber tudo. 

Motivação

E claro que não podemos deixar de mencionar o poder que ser um eterno aprendiz tem na motivação. Entender que ainda há muito para descobrir é importante para se manter engajado com as tarefas que se tem para realizar.

Uma das principais dificuldades das lideranças é se manter motivados e assim motivar suas equipes. Os líderes devem estimular seu desejo de saber mais para que assim possam estimular suas equipes a fazer mais. 

Dicas de como ser um eterno aprendiz

Agora que já apresentamos os benefícios de ser um eterno aprendiz, vamos dar dicas para se manter trilhando o caminho do conhecimento.

1. Experimente novos processos

Estar aberto para desenvolver novas abordagens é essencial para aqueles que desejam se manter sempre aprendendo. Realizar processos sempre da mesma forma te impede de conhecer outras possibilidades. O ideal é manter-se sempre se questionando:

  • Como posso fazer isso de forma diferente?
  • De que forma outra pessoa resolveria a questão no meu lugar?

Tenha em mente que manter uma abordagem, ainda que ela seja bem-sucedida, te impedirá de ampliar seus horizontes. Conhecer outras formas de fazer algo, mesmo as atividades, mais corriqueiras, é determinante. Permita-se pensar de formas disruptivas e mudar sua forma de resolver diferentes questões.

2. Amplie sua rede de contatos

Aquele que se dispõe a aprender está sempre ampliando a sua rede de contatos. Em contrapartida, aquele que amplia sua rede de contatos está se preparando para ser um eterno aprendiz. É um círculo virtuoso.

Permita-se conversar com pessoas diferentes, que tenham percepções variadas de como as coisas devem ser. Ter diferentes perspectivas te ajudará a se tornar alguém mais aberto para aprender novas formas de fazer as coisas. O novo é a base para se tornar um líder mais eficiente.

3. Escolha riscos para correr

Correr riscos pode não ser exatamente confortável, mas é necessário para quem deseja se manter sempre aprendendo. A dica nesse caso é escolher quais riscos você deseja correr. Não precisa se colocar em situações que desejam ruins ou complexas, apenas estabelecer que pode fazer as atividades cotidianas de outras formas.

Considere quais riscos poderiam te ajudar a crescer como pessoa e profissional se você escolhe corrê-los. Ao identificar esses riscos você pode pensar em formas mais seguras de se colocar diante deles. A ideia é que você se instigue a fazer as coisas de uma forma que te leve ao crescimento.

4. Reflita

Ter um tempo para refletir sobre como você vem se dedicando as suas atividades é importante. Essa reflexão te ajudará a entender se você está entregando os resultados máximos e como se manter ou mudar de caminho.

Nesse processo reflexivo questione-se sobre o que você aprendeu recentemente e como esse conhecimento está agregando na sua vida. O que você poderia fazer de forma diferente? Como se tornar ainda mais aberto para o que a vida oferece?

5. Faça uma autoavaliação

Com a reflexão feita você terá tópicos para pensar com mais atenção na sua autoavaliação. Ao repassar mentalmente tudo o que aprendeu você terá uma ideia mais bem constituída de como tem enfrentado as dificuldades e de como elas o tem ajudado a crescer.

Pense sobre como você pode se tornar alguém mais preparado e o que pode melhorar para garantir o seu aprendizado constante. Ser um aprendiz demanda um espírito aberto para novos conhecimentos e reconhecimento do que pode ser melhorado.

E caso perceba que está sendo mais difícil do que você imaginou inicialmente tenha em mente que sempre pode recomeçar. Não é nenhum demérito cometer erros, eles servem para nos colocar no caminho dos acertos. Não se deixe abater e procure sempre fazer o seu melhor para ser um excelente líder para a sua equipe. 

Coaching: um grande aliado dos eternos aprendizes

Um bom líder deve incentivar o desenvolvimento intelectual no ambiente de trabalho, transformando todas as situações em oportunidades de aprendizado e estimulando colaboradores e empresa a investirem em treinamento.

O Coaching é uma excelente opção de treinamento para os colaboradores, gestores, líderes e empresários que buscam aumentar a performance e resultados da empresa. Atualmente, é a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana.

A sua empresa pode oferecer treinamentos internos focados em difundir a metodologia Coaching entre os colaboradores. Palestras de Coaching e processos de consultoria também são excelentes alternativas. Incentive seus colaboradores a buscar mais conhecimento nessa área.

A metodologia Coaching é uma grande aliada para quem deseja se desenvolver tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional. Por isso é interessante aprender essa metodologia para seus colaboradores. Sabendo a respeito dela, eles poderão buscar por essa ferramenta. 

Gostou de saber mais sobre como ser um eterno aprendiz? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!



LINK DA FONTE

Scroll to Top