5 Dicas para fazer da Felicidade uma Realidade

casal feliz

Saiba como fazer da felicidade uma realidade.

Quando um novo ciclo se inicia, as pessoas geralmente aproveitam para refletir sobre o que fará este novo momento valer à pena. É tempo de projetar o futuro, aspirar novos horizontes e estabelecer novas metas.

Cada indivíduo possui seus anseios particulares, mas se sentir pleno, feliz e realizado é um objetivo compartilhado por todos! No entanto, o que efetivamente na prática contribui para o alcance desse estado positivo, de maneira verdadeira e duradoura em nossa vida?

A resposta para esse questionamento vem sendo buscada desde a antiguidade. A conclusão mais direta é a de que não existe uma fórmula específica para conquistar a felicidade, mas sim fatores essenciais que promovem o bem estar do ser humano. 

Trata-se de uma tarefa simples, e justamente por isso o indivíduo sente certa dificuldade, pois é educado desde a infância a lidar com o complexo. É um exercício constante, que, assim como o banho, deve ser realizado diariamente!

Algumas atitudes podem ajudar a diminuir a distância entre o agora e o momento da felicidade plena. No artigo a seguir vamos dar algumas dicas de como se tornar mais propenso à felicidade. Então, que tal conferir como você pode mudar o seu contexto? 

Como fazer da felicidade uma realidade?

O filósofo grego Epicuro (341 a.C e 270 a.C), foi um dos maiores estudiosos da felicidade. Acreditava que essa busca poderia ser alcançada através de 3 simples e poderosos hábitos, confira a seguir:

1. Tenha amigos

Epicuro apontou que a amizade torna o indivíduo mais completo, ele dizia que não deveríamos comer sozinhos, nem mesmo um mero lanche. Para os dias de hoje, não basta apenas encontrar os amigos esporadicamente ou manter contato por telefone ou pela internet.

É preciso ter companheiros permanentes, que se veem pessoalmente com frequência. Vivemos em plena era digital e isso nos trouxe uma série de facilidades como a internet. Contudo, também mudou nosso entendimento de ser presente.

Quantas vezes, ao invés de sair com um amigo para conversar, você mandou mensagens por uma rede social? As ferramentas tecnológicas devem ser usadas como aliadas para tornar nossa vida mais prática, mas não podem nos afastar daqueles que amamos.

Então, a dica prática para se tornar alguém potencialmente mais feliz é cultivar suas amizades por perto. Aposte em mais momentos presenciais e deixe as redes sociais para aquelas ocasiões em que realmente não é possível estar próximo de verdade. 

2. Busque a liberdade

O segundo ingrediente apontado por Epicuro é a liberdade. Ela está associada à independência financeira, autossuficiência e desprendimento de fatores “mesquinhos cotidianos”, como fofoca, competitividade e opinião alheia.

Ser livre significa não estar preso à opinião do outro ou a fatores externos, como objetos, por exemplo. Uma pessoa verdadeiramente livre não precisa consumir para se sentir mais feliz consigo mesma.

A pessoa livre é aquela que se basta e, ainda assim, está aberta para se relacionar com os outros. Um dos objetivos de quem está na trilha do desenvolvimento pessoal deve ser encontrar a felicidade nos momentos consigo mesmo. 

Uma vez que você é feliz estando a sós consigo mesmo, poderá ser feliz sem dependência com as outras pessoas. Em outras palavras, é preciso se amar antes de amar aqueles à sua volta. Ser feliz com você significa não depender de terceiros para se sentir tranquilo e realizado. 

3. Tenha uma vida bem analisada

Epicuro se refere a momentos reservados para reflexão sobre a própria vida, o indivíduo que separa tempo para analisar aquilo que o aflige, diminui a ansiedade e se torna mais sereno. Nesse sentido, é necessário se desconectar da correria do dia a dia e das distrações do mundo, buscando um local tranquilo para se dedicar a esta prática.

Dedicar-se ao autoconhecimento é bastante importante para construir uma vida sob bases sólidas. Ter momentos para observar apenas os próprios pensamentos faz toda a diferença no final do dia. 

Uma boa forma de ter uma vida bem analisada é ter acompanhamento de um profissional. Essa é uma maneira de olhar para as suas questões pessoais com mais carinho. Julgar a si mesmo com menos rigor é determinante para se tornar uma pessoa mais preparada para a felicidade.

Mais dicas para ser mais feliz 

Além dos 3 hábitos sugeridos por Epicuro, há outras duas sugestões importantes para quem deseja trazer mais felicidade para sua realidade. No Coaching, apresentamos alguns comportamentos que podem contribuir significativamente com a felicidade, como:

Gratidão

Agradecer é reconhecer as pessoas e os acontecimentos que, de alguma forma, foram e são importantes em sua vida. Quando somos gratos, estamos dizendo a nós mesmos e ao mundo que recebemos coisas boas. Olhar apenas para as dificuldades pode tornar o caminho muito mais árduo do que precisa ser. 

A gratidão é um dos sentimentos mais poderosos do ser humano, e um experimento científico comprova que ser grato realmente aumenta o grau de felicidade do indivíduo. Confira no vídeo:

Viva o presente

Todas as dicas acima ressaltam a importância de vivermos o aqui e agora, de tal modo que, apenas o tempo presente é capaz de proporcionar as ricas experiências que fazem a vida valer à pena.

Quando você está trabalhando, deve pensar no seu trabalho. Quando você está com a sua família, deve focar naquele momento de descontração. Pensar no trabalho enquanto se diverte e vice-versa te impede de viver ambos os momentos plenamente.

O presente deve ser encarado, literalmente, como um presente. Ao receber um presente, é natural dedicar a nossa atenção a ele, não é mesmo? Então, faça o mesmo com o momento do aqui e agora. Foque sua atenção em como você pode ser melhor. 

Se inspire com um vídeo de José Roberto Marques, presidente do IBC e um dos maiores Coaches da atualidade no Brasil e no mundo. Um profissional que impactou e impacta muito positivamente a vida de milhares de pessoas!

Construa uma vida repleta de felicidade!

Aproveite para definir suas metas e objetivos com base nesses fatores essenciais, que contribuem para a construção de uma vida verdadeiramente plena e feliz! A atitude que temos diante da vida se reflete no quanto seremos felizes.

Então, reflita sobre como cada uma das cinco dicas pode ter um efeito positivo em sua realidade. Dedicar-se mais aos demais e reconhecer suas alegrias e dores te fará uma pessoa mais preparada para os desafios do dia a dia.

Para quem foi impactado pelas dicas, mas acredita ser difícil implementar todas ao mesmo tempo, recomendamos que comece devagar. O que realmente importa é iniciar uma mudança na sua vida. A velocidade é o menos relevante.

Comece por pequenas mudanças. Por exemplo, no aniversário de um amigo, considere vê-lo pessoalmente para lhe desejar parabéns ao invés de fazê-lo por uma tela. Quando perceber que está muito cansado, pare um pouco e reflita sobre seus sentimentos.

Converse mais consigo mesmo e ouça o que a sua voz interna está te dizendo. Saiba que, em grande parte dos casos, essa voz está nos dizendo exatamente o que precisamos para ser mais felizes. Diga mais sim para si mesmo e busque estruturar melhor a sua vida. 

Gostou deste artigo? Então, compartilhe com seus amigos e espalhe a felicidade!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima