Você tem amigos que só aparecem quando você está num bom momento? Se ao se fazer essa pergunta você pensou em alguém que conhece, é importante ter cuidado. Amizades com interesseiros podem ser bastante danosas, tanto do ponto de vista prático quanto do emocional.
A verdade é que se envolver numa relação tão próxima, como uma amizade, com alguém que só quer tirar proveito é bastante ruim. Caso identifique que tem amigos interesseiros na sua vida, saiba que é importante saber lidar com eles. No artigo a seguir listamos 7 dicas de como lidar com essas pessoas.
Amigos interesseiros: veja como lidar com eles
Para lidar com amigos interesseiros é fundamental identificá-los, certo? Por isso, a seguir apresentaremos dicas baseadas nos comportamentos mais comuns desse perfil de pessoas. Assim você terá mais facilidade para identificar que está diante de alguém nocivo e saberá como agir.
1. Cuidado com pessoas muito parecidas com você
Um comportamento recorrente entre os interesseiros é forçar uma aproximação com suas vítimas. Sabe aquela pessoa que surge do nada dizendo que tem os exatos mesmos interesses que você? Desconfie, especialmente se conforme você for conhecendo a pessoa perceber que essas informações não batem com a realidade.
Se o interesseiro já se aproximou de você com essa tática, recomendamos que você o evite e não deixe que ele saiba quais são seus planos. Caso o “amigo” em questão não se afaste naturalmente, é válido que você diga com todas as letras que não quer a companhia dele.
2. Cuidado com as informações que você fornece
Informações sobre você são um verdadeiro tesouro para quem é interesseiro. Saber seus horários, hobbies, quem são as pessoas mais próximas e o que você não gosta nos outros dá certo controle para os interesseiros.
Então, enquanto ainda estiver conhecendo novos amigos, evite fornecer muitas informações pessoais. E se perceber que no seu círculo social há pessoas interesseiras, evite abrir demais a sua vida. Questões pessoais devem ser comentadas apenas com aqueles que são da sua inteira confiança.
Também recomendamos que você preste mais atenção às pessoas que fazem muitas perguntas pessoais. Sabe quando começa a ficar estranho o volume de perguntas? Pois, nesse momento é importante ficar alerta e tentar ao máximo evitar essa companhia.
3. Fuja da manipulação
Você já sentiu que tomou uma decisão que, na verdade, não queria? Reflita a respeito e tente considerar se você não foi levado a fazer essa escolha em questão. Se existe algo em que os interesseiros são muito bons é em manipular aqueles à sua volta.
Basicamente, essas pessoas argumentam de tal forma que o outro tende a acreditar que foi sua escolha a decisão tomada, mas, na verdade, não foi. Então se você sente que faz coisas que não gosta na companhia de X ou Y comece a se blindar.
Tenha bem claro o que você quer e não quer fazer. Quando chegar o momento de decidir ficará mais fácil se desvencilhar dessa manipulação. E claro que sempre que possível elimine da sua convivência pessoas interesseiras e manipuladoras.
4. Evite pessoas que nunca falam de si
Amizade é um tipo de relação que se baseia na troca entre os envolvidos. Então se você tem um amigo que não fala nada sobre si mesmo, é válido ficar atento. Pessoas interesseiras não falam muito de si mesmas porque desejam manter o foco no seu alvo.
Além disso, se falarem muito podem ser pegas em eventuais contradições, pois geralmente mentem que gostam do que não gostam e que são o que não são. Quanto menos a vítima perguntar, melhor para quem quer se manter incógnito.
Então recomendamos que você pergunte mais sobre as pessoas que convivem de perto com você. Sempre que tiver uma oportunidade, encaixe uma pergunta pessoal casualmente. Assim você irá “incomodar” o interesseiro e talvez até afastá-lo.
5. Fuja dos bajuladores
Quem não gosta de ser elogiado? Seus amigos falarem coisas positivas sobre você é natural e até desejado, mas cuidado com aqueles que te bajulam. O comportamento bajulador é um grande sinal de que algo está errado nessa amizade. Para lidar melhor com esse tipo de “amigo” é importante não se deixar levar por esses elogios.
Quando perceber que está começando a sequência de elogios já corte. Assim o outro perceberá que essa estratégia não vai funcionar. O movimento natural de um interesseiro que não consegue o que quer é buscar outro alvo.
Então se você não está tão incomodado, pode até esperar que tudo acabe naturalmente. Mas, se essa relação de interesse estiver te incomodando, é recomendado colocar um ponto final. Coloque a sua saúde mental sempre em primeiro lugar.
6. Atenção com pessoas solitárias
Sabe aquele amigo que entrou recentemente na sua vida e parece não ter outras pessoas? Fique atento, pois ser interesseiro é um desvio de caráter que acaba sendo detectado por aqueles à sua volta. Dessa forma, é natural que o interesseiro não tenha relações de longa data.
Inclusive essa solidão pode ser usada como uma ferramenta para se aproximar do alvo. O falso amigo faz parecer que está muito sozinho e que não tem ninguém. O alvo então fica solidarizado e acaba abrindo espaço para o interesseiro.
Analise o quanto há pessoas que só tem você na sua vida. A melhor forma de agir é evitar se tornar o centro das relações dos outros. Não se mostre disponível para o interesseiro.
7. Cuidado com ações superficiais
Pessoas interesseiras tendem a ter atitudes desproporcionais. Quando o alvo tem alguma pequena realização, é normal que o amigo interesseiro comemore demais, mais do que o esperado. É difícil ter reações naturais quando tudo é teatro o tempo todo.
Então, se você convive com amigos interesseiros que agem assim, tente cortar no início essas manifestações exageradas. Evite que essas pessoas façam parte dos momentos mais importantes da sua vida.
Para lidar com interesseiros é fundamental estar preparado para fugir desses exageros. Se a atuação deles não dá certo, eles acabam indo para outro alvo. Deixe bem claro que você já entendeu qual é o modo de operação.
Lembre-se de que o melhor é sempre evitar amizades interesseiras. Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.