7 Dicas para se manter produtivo no home office :: IBC

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Saiba como se manter produtivo no home office.

O trabalho home office se popularizou durante o período da quarentena imposta pela pandemia do coronavírus. Foram vários meses em que os profissionais das mais variadas áreas realizaram as suas atividades diretamente de suas casas. Atualmente, mesmo com a flexibilização permitida pelo avanço da vacinação, há empresas mantendo o trabalho totalmente remoto ou híbrido.

Isso significa haver um número muito mais expressivo de profissionais trabalhando no sistema home office. Realizar as suas atividades em casa pode ser bastante positivo, no sentido de eliminar o tempo de deslocamento até a sede da companhia e estar em um ambiente mais confortável. No entanto, também pode ser desafiador no que diz respeito a manter o nível de produtividade.

O ambiente doméstico propicia uma série de questões com as quais lidar, como as interrupções, a falta de um espaço adequado, as constantes paradas para fazer lanches, entre outros. Ao adotar esse sistema de trabalho, é importante que o indivíduo reflita a respeito dessas limitações para encontrar formas de contorná-las. Continue lendo para conferir dicas de como se manter produtivo no home office. 

Produtivo no home office: confira as dicas!

A ideia de trabalhar home office é bastante sedutora, pois permite evitar deslocamentos e ter mais tempo para si mesmo e a família. Contudo, é essencial que o profissional considere as possíveis limitações que esse modelo de trabalho pode impor. Manter a concentração e o foco pode ser mais difícil quando se está trabalhando em casa.

A seguir listamos uma série de dicas de como manter a produtividade no home office. 

1. Disponha de todas as ferramentas

O ideal é se planejar para ter todas as ferramentas de que precisa à mão para realizar as suas atividades. Por exemplo, quem atua no sistema híbrido pode conversar com o gestor da empresa para poder levar o notebook corporativo para casa. Assim, não é necessário salvar os arquivos em um pendrive ou enviar para a nuvem correndo antes de ir embora. 

Essa dependência de salvar ou colocar na nuvem pode gerar transtornos, pois eventualmente você irá esquecer ou pode ter problemas técnicos. Além disso, poder usar o mesmo equipamento no escritório e em casa mantém a mesma qualidade do que está sendo produzido. 

2. Invista em uma boa conexão de internet

Para manter a produtividade elevada, é determinante ter uma boa conexão de internet. Se a sua internet de casa é básica, vale a pena consultar os planos de upgrade da fornecedora.

Isso também vale para a linha de telefone. Ter um celular da empresa é o mais indicado. Porém, se for utilizar o seu celular para fazer ligações, é importante ter atenção para não ter prejuízos. Ao ter uma boa conexão de internet, é possível fazer ligações pelo WhatsApp, reduzindo assim os custos.

3. Tenha um espaço para o trabalho

Nem todo mundo dispõe de um cômodo para fazer seu escritório no home office. No entanto, é importante que haja pelo menos um cantinho da casa que seja dedicado ao trabalho. O fato de ter um lugar fixo para trabalhar contribui para organizar os materiais de uso profissional e também para “virar a chave” de: agora é hora de trabalhar.

O ideal é que o seu espaço de trabalho esteja isolado da rotina da casa e seja respeitado pelos demais moradores. As pessoas devem estar cientes que, se você está na sua mesa de trabalho, não poderá resolver demandas domésticas. Observe a iluminação e o conforto do espaço dedicado ao trabalho. A produtividade é um reflexo das condições de trabalho.

4. Utilize as ferramentas gratuitas para reuniões

Trabalhar em home office não significa não precisar mais se comunicar com seus colegas. A diferença é que nesse caso vocês farão videochamadas ao invés de apenas irem um à mesa do outro. 

Para que o trabalho remoto não se torne oneroso financeiramente, é interessante apostar no uso de ferramentas gratuitas para fazer reuniões. Entre as opções de ferramentas podemos citar o Hangouts (do Google). Outra possibilidade, quando se trata de uma conversa mais curta, é a ligação pelo WhatsApp. 

5. Atenção ao cumprimento do horário

Os profissionais que têm um horário fixo de trabalho devem cumpri-lo rigorosamente. O fato de estar em home office não altera em nada as suas obrigações. Lembre-se de que trabalhar em casa é algo que te permite economizar o tempo de deslocamento, então você já está ganhando tempo. 

Já no caso de quem trabalha como autônomo e faz os próprios horários, também recomendamos que mantenha um horário fixo de expediente. Não ter regras e um padrão pode comprometer a qualidade das suas entregas. Além disso, você pode acabar perdendo a possibilidade de ser produtivo também na sua vida pessoal. 

6. Atenção para a roupa de trabalho

Você acredita que por estar trabalhando em casa pode passar o dia todo de pijama? Saiba que esse é um hábito contraproducente e que pode gerar situações problemáticas. Ao permanecer com uma roupa bastante informal, você não sente que está fazendo algo que demanda sua concentração e foco.

Há, ainda, a possibilidade de ser pego de surpresa e precisar fazer uma videochamadas repentina com um colega ou até com o gestor da empresa. Mas, é importante esclarecer que não estamos dizendo que é necessário usar as suas melhores roupas, sapatos sociais ou salto alto. Basta apenas usar uma roupa que não seja um pijama e que possa ser vista na câmera. 

7. Cuidado com as distrações

No ambiente físico das empresas é mais fácil evitar as distrações mais convencionais, como a televisão e as redes sociais. Não dá para ficar assistindo um filme ou respondendo aos amigos na frente do chefe, não é mesmo? Porém, não é porque você está trabalhando em casa que essas interrupções passam a ser permitidas.

É essencial manter seu foco no que precisa fazer e entregar. Evite abusos, programe-se para realizar todas as tarefas da sua lista e desenvolva uma forma de lidar com as distrações.

Você pode, por exemplo, estabelecer que até terminar alguma atividade específica não irá conferir as redes. Quando concluir, pode conferir as mensagens por cinco minutos. Claro que quem usa as redes sociais para trabalho precisará de outra dinâmica.

Com essas dicas você conseguirá ser mais produtivo no home office. Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

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