lupa de pesquisa

O Brasil possui grandes exemplos de empreendedores de sucesso, e Romero Rodrigues é um deles.

Romero Rodrigues é um dos fundadores do “Buscapé”, serviço que compara preços de varejistas e repassa as informações para os consumidores. No artigo a seguir iremos apresentar mais detalhes a respeito da trajetória de Rodrigues e seus sócios na construção de um verdadeiro império.

Foi necessário coragem e espírito empreendedor para se manter focado no desenvolvimento de uma ideia considerada louca por muitos. Devemos nos atentar para o fato de que, no final da década de 1990, a internet ainda não tinha a popularidade que possui hoje. Então, investir tempo e recursos financeiros em um negócio totalmente digital era algo considerado audacioso, para dizer o mínimo.

Ao longo do artigo vamos apresentar com mais detalhes um pouco da história de Romero Rodrigues e a fundação do “Buscapé”. Conhecer esse tipo de jornada é interessante para quem deseja empreender e se consolidar no mercado, independente do segmento.

Biografia de Romero Rodrigues

Romero Rodrigues nasceu no dia 1° de outubro de 1977, na cidade de São Paulo. Com apenas 21 anos de idade, se uniu a outros três colegas de faculdade e fundou um dos empreendimentos mais bem-sucedidos do país. Embora o Buscapé tenha sido vendido em 2009 para uma empresa sul-africana chamada Napers, Rodrigues se manteve como CEO até 2015.

O empresário passou boa parte de sua vida na cidade de São Paulo. Aos 18 anos ingressou no curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Durante toda a vida acadêmica, se mostrou criativo, tendo atuado como estagiário de pesquisa no Laboratório de Arquitetura e Rede de Computadores. Embora não imaginasse, era ali que ela daria início ao seu maior projeto profissional.

Durante o período da graduação, conheceu outros três estudantes: Ronaldo Takahashi, Mário Letelier e Rodrigo Borges. Certo dia, a partir de uma conversa trivial, eles consideraram criar um negócio que teria como base fazer a comparação entre preços de produtos para facilitar a escolha dos consumidores. Nascia, assim, uma ideia que por algum tempo seria tida como “louca” pelas outras pessoas, mas que se tornaria um grande império. 

Nasce uma ideia “louca”

Desde quando trabalhava na loja de materiais de construção do seu avô, ainda criança, Romero Rodrigues já possuía espírito empreendedor. Porém, foi na faculdade de engenharia da USP que sua jornada de sucesso foi iniciada. Rodrigo Borges, um dos amigos que posteriormente viria a ser seu sócio, procurava as especificações de uma impressora na internet. 

Foi justamente a partir da dificuldade de encontrar essas informações que os dois, reunidos com Ronaldo Takahasi e Mario Letelier, tiveram a primeira ideia do Buscapé. O conceito era o seguinte: pegar os preços dos varejistas, passá-los para o computador e disponibilizar ao consumidor, possibilitando a comparação dos preços encontrados. 

O que esses empreendedores não perceberam era que, naquela época, a internet ainda não era tão popular e as pessoas não entendiam direito como ela funcionava. Por conta disso, os quatro amigos foram chamados de loucos. Apesar das dificuldades iniciais, Romero Rodrigues não desistiu. Junto com seus amigos, o empreendedor adquiriu três computadores e investiu R$ 4.800,00. 

No ano de 1999, em uma sala pequena de um edifício, nascia o Buscapé. Rodrigo Borges criou um software que compilava e comparava dados. Ao mesmo tempo, os sócios entraram em contato com diversas empresas para que elas passassem a utilizar o software. E assim teve início o que viria a se tornar um império. 

Curiosidade

O site Buscapé começou a operar em 1998 e entrou para a história como o primeiro empreendimento a ser considerado como uma startup em solo nacional. 

A história do Buscapé

A ideia, que antes era vista como uma loucura, se tornou um sucesso absoluto. Com o crescimento do comércio eletrônico e o boom da internet, o Buscapé conquistou seu primeiro investidor em setembro de 1999: a empresa E-Platform. Em junho do ano seguinte, o empreendimento já recebia um investimento de US$ 3 milhões das organizações Merrill Lynch e Unibanco.

Em 2001, Romero Rodrigues e os sócios conquistaram sua primeira receita com o empreendimento. O site era um sucesso, grandes varejistas já pagavam para serem listados nos destaques, com exceção de uma empresa, que ameaçou processar o Buscapé, caso seu negócio aparecesse nos resultados de busca. 

Com isso, os quatro sócios tiraram a empresa do ar, no dia seguinte, o mesmo varejista entrou em contato e ameaçou processá-los caso ele não aparecesse nos destaques. Foi somente aí que Romero Rodrigues entendeu que sua empresa era um negócio brilhante. 

Expansão internacional 

Em dezembro de 2005, o fundo norte-americano Great Hill Partners entra como investidor e passa a ser o único sócio junto com os fundadores do site de comparação de preços. Com isso, o Buscapé consegue comprar o Bondfaro, seu grande concorrente, tornando-se o maior site de pesquisa de preços da América Latina. 

Nos próximos anos, o Buscapé viveu um processo de expansão internacional e abriu escritórios no México, na Argentina, no Chile e na Colômbia. Em 2009, o conglomerado de mídia sul-africano Naspers Limited adquiriu 91% do empreendimento pelo valor de US$ 342 milhões. Mesmo assim, Romero Rodrigues continuou como CEO do Buscapé até o ano de 2015.

A figura de Romero Rodrigues no Buscapé 

A história de Romero Rodrigues se confunde com a do Buscapé, mas é um exemplo a ser seguido. Ser um empreendedor requer muito faro, pesquisa, estudo, disposição e exige que o indivíduo esteja aberto para errar. 

Ainda que o empreendimento fosse bastante inovador, algo que chamou bastante atenção foi a liderança de Romero. O co-fundador do Buscapé realmente acreditava na ideia e conduziu as ações estratégicas para tornar a empresa aceita e um grande sucesso no mercado. 

Ressaltamos que não foi fácil para Romero e seus sócios tornarem o Buscapé uma das marcas mais valiosas do mercado digital. Há duas décadas, a internet ainda engatinhava e as pessoas não tinham o hábito de fazer pesquisas recorrentes. Então, além do desafio de estruturar a parte técnica do negócio, foi necessário trabalhar intensamente o marketing. Os consumidores precisavam entender do que se tratava e como usar esse sistema de busca a seu favor. 

O site Buscapé revolucionou o mercado de varejo online e trouxe novas formas de uso da internet, além de abrir portas para que outros empreendedores se arriscassem no mercado. Ter aceitado o risco de entrar em uma empreitada tão complexa é um dos grandes méritos de Romero e seus sócios, foi algo determinante para seu sucesso. E você, está pronto para se arriscar?

Gostou de conhecer mais sobre a história de Romero Rodrigues? Essa é uma jornada inspiradora para quem deseja empreender!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima