A maioria das pessoas já aderiu ao uso das redes sociais. Através delas podemos encontrar velhos amigos, estar em contato com familiares, fazer novas amizades e aumentar nosso network, o que pode render excelentes oportunidades profissionais.
Diante disso, exige-se o cuidado com o conteúdo que você expõe nas redes e a imagem que transmite através dela. Tirar proveito da tecnologia pode te ajudar no seu crescimento profissional. No Facebook, por exemplo, existem grupos com muitas oportunidades de empregos e negócios.
Porém, é o LinkedIn a grande rede social para contatos profissionais. Lá, o seu perfil é uma espécie de currículo profissional, onde você expõe suas qualificações, conquistas e trabalhos realizados. Além disso, pode receber recomendações de colegas de trabalho e líderes. Atualmente, 830 milhões de pessoas estão cadastradas nessa ferramenta.
Não se pode ignorar o uso das redes sociais e a influência que elas podem exercer em sua carreira. Portanto, apontamos algumas dicas para o melhor aproveitamento dessas ferramentas, construindo e transmitindo, assim, uma boa imagem profissional.
Boa leitura e aplique as dicas para ter redes sociais favoráveis à sua imagem!
Dicas para construir uma boa imagem profissional nas redes sociais
A construção de uma boa imagem profissional nas redes sociais é essencial para quem deseja crescer no mercado. Para que seus perfis transmitam mensagens positivas a respeito de você, é essencial se atentar para alguns pontos. É preciso entender como se portar e com quem interagir nesses espaços.
As redes sociais podem e devem ser usadas como espaços para compartilhar conteúdos relevantes que ajudem a impulsionar o seu perfil profissional. Confira a seguir dicas de como construir uma boa imagem profissional e, assim, conquistar mais oportunidades no mercado.
1. Fique atento às suas publicações
Elas irão demonstrar seus interesses, então seja cauteloso com o que você publica. Selecione melhor suas fotos e evite entrar em discussões polêmicas. Um bom critério para avaliar se uma postagem deve ou não ser feita é: você diria isso em público?
Muitas pessoas acreditam que podem dizer tudo o que passar pela cabeça nas redes sociais. No entanto, não é bem assim, pois ao fazer postagens polêmicas você precisará arcar com as consequências. Tenha atenção também a fotos que podem ser constrangedoras ou que tragam qualquer tipo de ambiguidade. Menos é sempre mais!
2. Demonstre o seu progresso profissional
Algumas redes disponibilizam campos para você mostrar seus feitos e conquistas. Atualize sempre suas informações profissionais. Assim o seu network saberá das suas novas qualificações e poderá pensar em você para uma eventual vaga em aberto.
Essas atualizações de perfis também são interessantes para que as pessoas que te acompanham possam observar o quanto você se dedica a se aprimorar. Esse tipo de post, além de ser positivo para a sua imagem, pode abrir margem para conversas interessantes com pessoas do seu contato nas redes.
3. Siga pessoas de referência em sua área profissional
Seguir essas pessoas poderá ser de grande valia e crescimento. Interagir com esses profissionais transmite uma boa impressão. Se for adicionar uma pessoa fora do seu círculo de amizade, deixe claro de onde o conhece e o motivo de querer que essa pessoa faça parte dos seus contatos.
O fato de estar em contato com os conteúdos postados por essas pessoas de influência te ajudará a crescer e prosperar no seu trabalho. Tenha a certeza de que você está a par das principais novidades por meio dessas postagens e, assim, saberá quais os próximos passos para a sua carreira.
4. Evite falar mal de pessoas, empregos anteriores, empresas ou ex-líderes
Essa conduta é de extremo mau gosto, além de ser falta de educação. Se um entrevistador solicitar seu perfil, com certeza não cairá bem e você será desclassificado do processo seletivo.
Se você se sente chateado ou incomodado com algo de uma experiência profissional anterior, pode conversar com alguém de sua confiança. As pessoas estão perdendo o discernimento entre o que deve ser privado e o que pode ser público.
Nem tudo o que sentimos ou fazemos precisa ou deve estar estampado em nossas redes sociais. Ter alguns critérios pode ajudar, inclusive, a melhorar a sua saúde mental. Algumas questões devem ser trabalhadas e debatidas na privacidade da terapia ou numa conversa com um familiar ou amigo.
5. Seja claro e conciso
Por mais que na internet a linguagem seja informal, busque se comunicar de forma clara, porém sem passar uma imagem relaxada. Evite fazer legendas muito extensas para as suas fotos relacionadas a projetos profissionais. Geralmente, as pessoas não leem textos longos por completo.
Sendo assim, é interessante que dê destaque para as informações mais importantes para ter certeza de que as pessoas entenderão o principal. Pense em como as suas postagens podem se tornar mais interessantes para o público e assim as formate para esse objetivo. Seja direto e não faça firulas.
6. Cuidado com os “desabafos”
Frases ou publicações que você posta podem ser mal interpretadas, dependendo do conteúdo. Todo mundo tem um dia ruim, aquele em que nada parece ter dado certo. No entanto, não é nas redes sociais que você deve desabafar a respeito. Muitas pessoas se colocam em situações difíceis por fazer desabafos em momentos de pressão.
Quando estamos chateados ou irritados, a tendência é que não tenhamos muito controle sobre o que falamos. Assim, pode acontecer de você fazer algumas declarações infelizes. E por mais que peça desculpas e se arrependa sinceramente, sempre terá um print ou uma gravação do seu vídeo circulando.
Então, antes de fazer qualquer postagem nas suas redes sociais, pense e reflita se é necessária essa exposição? É sempre bom preservar a sua nossa privacidade e intimidade, assim como evitar proferir palavras que podem ferir os outros e/ou depor contra nós. Lembre-se de que a sua imagem profissional é construída todos os dias.
Transmitir uma boa imagem pessoal e profissional fará com que você seja lembrado sempre que surgir boas oportunidades que se encaixem com o seu perfil. A boa imagem é construída dia após dia!
Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.