Veja o que a Bíblia diz sobre traição no Casamento

A palavra de Deus é clara em relação à traição no casamento. O adultério ocorre quando uma determinada pessoa em um matrimônio se envolve em um relacionamento físico e emocional com outra que não seja com uma pessoa casada.

Infelizmente, são vários os casos de infidelidade no matrimônio que acaba afetando a saúde da família. É fundamental que um verdadeiro cristão entenda os riscos de uma traição para sua vida espiritual e familiar.

Ao lermos e refletirmos nas leis e passagens da Bíblia é claro que Deus condena esse tipo de atitude. Na verdade, o adultério viola drasticamente o compromisso assumido no casamento e é fiel ao seu parceiro.

Esse pecado vai consumir o adúltero

O casamento deve ser uma instituição de honra entre todos e não uma cama imaculada com fornicação e adultério que vai contra a vontade de Deus para os seus filhos.

traição no casamento

 

Esse versículo sobre traição no casamento e tão forte que te fará CHORAR. (Imagens: Pexels)

A passagem de Provérbios 6:32 fala muito sobre a traição no casamento e como verdadeiro cristão deve se portar diante das provações com adultério.

Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói. (Provérbios 6:32)

patrocinado

Um cristão honra o seu matrimônio com amor e respeito

Você como o verdadeiro cristão deve honrar o seu matrimônio e santificar a sua casa para que sua família seja abençoada e faça a vontade do nosso criador.

Podemos observar as Escrituras Sagradas mais sobre Deus e como ele fez tudo belo a seu tempo tanto para o homem quanto para a mulher. No casamento deve existir;

  • Respeito;
  • Amor;
  • Compromisso;
  • Integridade;
  • Carinho;
  • Maturidade;
  • Pureza;
  • Responsabilidade.

Os ensinamentos de Deus é simples e fácil de cumprir, pois um homem e uma mulher devem ter intimidade sexual dentro de um relacionamento matrimonial.

Não adulterarás. (Êxodo 20:14)

O casamento deve ter respeito de ambas as partes

Em relação ao casamento, ambas as partes devem ser puros e tementes a Deus em todos os aspectos da vida familiar e do casal.

Com isso, um homem e uma mulher entrará em uma comunhão de pureza e sinceridade seguindo a vontade de Deus.

traição no casamento

Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. (Mateus 5:27-28)

O adultério é uma desobediência direta à vontade do nosso criador e a fornicação não deve fazer parte de um ambiente familiar e matrimonial.

Até mesmo quando um cônjuge consente em ter um encontro adúltero, isso não o torna aceitável aos olhos de Deus. 

Um casal que tem ao nosso criador entende o quanto é grave danificar a saúde matrimonial por causa de pecados carnais.

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. (Gálatas 5:19-21)

Fuja da imoralidade sexual

Um casal cristão deve fugir da imoralidade sexual para que seu casamento não seja desonrado diante de Deus. A Bíblia já adverte o cristão em relação ao comportamento dentro de um matrimônio.

Todo pecado cometido pelo homem é de fora do corpo, mas o que usa da prostituição contra o próprio corpo no casamento é extremamente perigoso.

traição no casamento

Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério. (Mateus 5:32)

Deus criou o nosso corpo para ser santificado e honrar a ele sobre todas as coisas e não usar como ferramenta de maldade e pecado para com outras pessoas.

O adultério acaba danificando o corpo e o espírito de si mesmo, assim como a confiança e a integridade da outra pessoa no matrimônio.

Ele respondeu: “Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela. E, se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério”. (Marcos 10:11-12)

Na verdade, o nosso corpo é o santuário do Espírito Santo que habita em todos nós, por isso, não devemos manchar nosso amor e presença de Deus em nossas vidas com pecado do adultério

patrocinado

Glorifique a Deus com seu matrimônio

A santificação no casamento é um processo que ocorre de dentro para fora, por isso ambas as partes do matrimônio devem obedecer à vontade de Deus e ser respeitoso.

Cada filho de Deus deve honrar o amor do Senhor e a experiência dada através do casamento. 

traição no casamento

A caminhada da fé requer muito sacrifício e confiança em Deus até mesmo para vencer os obstáculos no casamento.

Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. (Gálatas 5:16-17)

A imoralidade sexual é um grande inimigo de um casamento saudável e que segue a vontade do nosso Senhor Todo-Poderoso.

Diante de tantos sacrifícios na vida e obediência a Deus, o seu matrimônio deve ser puro e banhado com as bênçãos do Espírito Santo.

patrocinado

Perguntas e Respostas

Versículo da bíblia que fala sobre traição no casamento

Relacionei alguns abaixo, porém, veja também o artigo completo.

NOVO TESTAMENTO

  1. Mateus 5:27-28
    “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que qualquer que olhar para uma mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela.”

  2. Mateus 26:14-15
    “Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os principais sacerdotes e disse: ‘Que quereis dar-me, e eu vo-lo entregarei?’ E ajustaram com ele trinta peças de prata.”

  3. Mateus 26:48-49
    “Ora, o traidor tinha-lhes dado um sinal, dizendo: ‘Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o.’ E logo aproximando-se de Jesus, lhe disse: ‘Salve, Mestre!’ e o beijou.”

  4. Marcos 14:10-11
    “Então Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes para lhes entregar Jesus. E ouvindo isso, alegraram-se e prometeram-lhe que lhe dariam dinheiro. E ele buscava oportunidade para o entregar.”

  5. João 13:21-27
    “Depois de ter dito isso, Jesus ficou profundamente angustiado e declarou: ‘Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me trairá.’ […] Então, Jesus, dando um bocado de pão, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão.”

ANTIGO TESTAMENTO

  1. Salmo 41:9
    “Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, o que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.”

  2. Provérbios 2:16-17
    “Para te livrar da mulher estranha, sim, da estranha que lisonjeia com suas palavras; que abandona o companheiro da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus.”

  3. Provérbios 6:32
    “O que comete adultério é falto de entendimento; destrói a própria alma.”

  4. Jeremias 3:20
    “Certamente como a mulher trai o seu companheiro, assim vós me traístes, ó casa de Israel, diz o Senhor.”

  5. Ezequiel 16:32
    “Ó prostituta, tu tomaste os teus amantes, e derramaste o teu adultério sobre todos os que passavam; e fizeste com que se entrassem a ti.”

A Bíblia fala sobre traição como um ato de deslealdade e infidelidade, que pode causar muita dor e sofrimento. Ela aborda a traição em diferentes contextos, como nas relações interpessoais e na relação com Deus.

No Novo Testamento, um dos exemplos mais conhecidos é a traição de Judas Iscariotes, que entregou Jesus aos líderes religiosos por trinta moedas de prata. Esse ato é visto como uma grande traição, não só contra Jesus, mas também contra a confiança e amizade que ele tinha com seus discípulos. Além disso, Jesus falou sobre o adultério, explicando que a traição começa no coração, quando alguém tem desejos impuros por outra pessoa.

No Antigo Testamento, a traição também é tratada com seriedade. Em Salmos, há um lamento sobre a dor de ser traído por um amigo próximo. O livro de Provérbios fala sobre o adultério como um pecado que destrói a alma, e em Ezequiel, o adultério é comparado a uma quebra de aliança com Deus. Jeremias usa a imagem da infidelidade conjugal para descrever como o povo de Israel traiu Deus, afastando-se de sua fé.

Apesar da gravidade da traição, a Bíblia também fala sobre a possibilidade de perdão e redenção. Jesus oferece um caminho para o arrependimento e a reconciliação, mostrando que, mesmo diante de grandes erros, é possível encontrar o perdão e restaurar relacionamentos. A mensagem principal é que, embora a traição cause muito sofrimento, o amor e a graça de Deus estão disponíveis para aqueles que buscam redenção.

Segundo a Bíblia, as consequências da traição no casamento são profundas e abrangem tanto o nível espiritual quanto o emocional e social. A infidelidade é vista como uma violação séria da aliança matrimonial, que Deus criou para ser um compromisso sagrado e duradouro. Aqui estão algumas das principais consequências da traição no casamento, conforme descritas nas Escrituras:

1. Dano à Aliança Sagrada

A traição no casamento é uma quebra de aliança. Em Malaquias 2:14-16, Deus expressa sua desaprovação sobre o rompimento dos votos matrimoniais, enfatizando a importância da fidelidade. O casamento é descrito como uma união sagrada, e a infidelidade é uma violação dessa santidade.

2. Dano à Confiança

A traição destrói a confiança entre os cônjuges, uma base essencial para qualquer relacionamento saudável. Em Provérbios 6:32, é dito que “quem comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói”. Esse versículo destaca o impacto devastador da traição na confiança mútua e na própria integridade do traidor.

3. Consequências Espirituais

A infidelidade não apenas afeta o relacionamento conjugal, mas também a relação com Deus. Em Jeremias 3:6-10, o adultério é usado como uma metáfora para a infidelidade de Israel a Deus. Essa analogia enfatiza que, assim como a infidelidade espiritual, a traição no casamento afasta a pessoa de uma vida de retidão e comunhão com Deus.

4. Dor e Sofrimento

A traição causa profunda dor emocional, tanto para o traído quanto para o traidor. Em Salmos 55:12-14, Davi expressa a angústia de ser traído por alguém íntimo. A Bíblia reconhece a dor e a tristeza que acompanham a traição, refletindo o sofrimento que muitos experimentam em tais situações.

5. Impacto na Família e na Sociedade

A traição pode ter consequências que vão além do casal, afetando os filhos e a comunidade ao redor. Em Deuteronômio 5:18, o mandamento “não cometerás adultério” é dado como uma instrução para proteger a família e a sociedade. A infidelidade pode levar a divórcio, que, por sua vez, pode impactar negativamente os filhos e enfraquecer a estrutura familiar.

6. Necessidade de Arrependimento e Perdão

Apesar das graves consequências, a Bíblia também oferece um caminho para a redenção. Em 1 João 1:9, é dito que “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Isso mostra que, mesmo diante de uma traição, há esperança para a restauração através do arrependimento sincero e do perdão.

Em resumo, a traição no casamento, segundo a Bíblia, é um pecado que traz consequências graves, mas que também pode ser redimido por meio do arrependimento e do perdão. A mensagem bíblica enfatiza a importância da fidelidade, do respeito à aliança matrimonial e da busca pela restauração dos relacionamentos.

Novo Testamento

  1. Mateus 5:27-28

    “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.”

  2. Mateus 19:9

    “Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério.”

  3. 1 Coríntios 6:9-10

    “Vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.”

  4. Hebreus 13:4

    “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.”

Velho Testamento

  1. Êxodo 20:14

    “Não adulterarás.”

  2. Levítico 20:10

    “Se um homem cometer adultério com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero como a adúltera terão que ser executados.”

  3. Provérbios 6:32-33

    “Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói. Só receberá ferimentos e vergonha, e a sua humilhação jamais se apagará.”

  4. Malaquias 2:14-16

    “Vocês perguntam: ‘Por quê?’. É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, porque você não foi fiel a ela, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial. Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles pertencem a ele. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade. ‘Eu odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel, ‘e também odeio homem que se cobre de violência como se cobre de roupas’, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.”

  5. Oséias 4:2

    “Só prevalecem maldição, mentira e assassinato, roubo e adultério; ultrapassam todos os limites, e o derramamento de sangue é constante.”

  6. Jeremias 3:8-9

    “Ela [Israel] viu que, por causa de todos os adultérios da infiel Israel, eu lhe dei carta de divórcio e a despedi; contudo a sua irmã, a traiçoeira Judá, não teve medo; ela também foi e se prostituiu. E por ter tratado isso tudo como coisa sem importância, Judá profanou a terra e cometeu adultério com ídolos de pedra e madeira.”

Aqui estão alguns provérbios bíblicos que abordam a traição, particularmente no contexto do adultério e infidelidade:
 
  1. Provérbios 6:32-33

    “Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói. Só receberá ferimentos e vergonha, e a sua humilhação jamais se apagará.”

  2. Provérbios 5:3-4

    “Os lábios da mulher imoral destilam mel; sua voz é mais suave que o azeite, mas no final é amarga como o absinto, afiada como uma espada de dois gumes.”

  3. Provérbios 7:21-23

    “Com palavras sedutoras o persuadiu e o atraiu com o dulçor dos seus lábios. Num instante ele a seguiu, como o boi que vai para o matadouro, como o cervo que vai cair no laço, até que a flecha lhe atravessa o fígado, como o pássaro que salta para dentro do alçapão, sem saber que isso lhe custará a vida.”

  4. Provérbios 2:16-19

    “Ela o salvará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras, que abandona aquele que desde a sua juventude é o seu companheiro e se esquece da aliança do seu Deus. A casa dela conduz à morte e os seus caminhos levam às sombras. Os que a procuram jamais retornarão, nem tornarão a alcançar as veredas da vida.”

  5. Provérbios 6:24-26

    “Eles o protegerão da mulher imoral e das palavras suaves da mulher leviana. Não cobice em seu coração a sua beleza nem se deixe seduzir por seus olhares, pois o preço de uma prostituta é uma refeição; e a mulher adúltera sai à caça de uma vida preciosa.”

  6. Provérbios 22:14

    “A boca da mulher imoral é uma cova profunda; quem é condenado pelo Senhor nela cairá.”

Esses provérbios ressaltam a gravidade da traição e do adultério, advertindo sobre suas consequências e o perigo espiritual e emocional que eles acarretam.

A Bíblia aborda a traição no casamento, especialmente através do adultério, de maneira direta e séria, destacando suas consequências espirituais e morais. A seguir, alguns dos principais ensinamentos bíblicos sobre o tema:

  1. A Gravidade do Adultério: A traição no casamento, muitas vezes representada pelo adultério, é vista como uma violação do pacto sagrado entre os cônjuges e Deus. Jesus ensina que até mesmo o desejo adúltero é considerado pecado: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração” (Mateus 5:27-28).

  2. Consequências Espirituais e Morais: A Bíblia destaca que o adultério traz graves consequências, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Provérbios 6:32-33 diz: “Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói. Só receberá ferimentos e vergonha, e a sua humilhação jamais se apagará.”

  3. A Santidade do Casamento: O casamento é apresentado como uma união sagrada e indissolúvel. Em Hebreus 13:4, está escrito: “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro, pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.”

  4. O Perdão e a Redenção: Apesar da gravidade do pecado, a Bíblia também oferece esperança e redenção para os que se arrependem genuinamente. Em João 8:3-11, Jesus perdoa uma mulher apanhada em adultério, mostrando a importância do arrependimento e da misericórdia.

  5. Exemplos Bíblicos: A Bíblia contém relatos de adultério e suas consequências, como a história de Davi e Bate-Seba (2 Samuel 11). Davi, apesar de ser um homem segundo o coração de Deus, cometeu adultério e enfrentou consequências graves, mas também encontrou perdão ao se arrepender.

Em suma, a Bíblia trata a traição no casamento como um pecado grave que fere a santidade do matrimônio e as relações interpessoais. No entanto, também enfatiza a possibilidade de perdão e restauração através do arrependimento sincero e da fé em Deus.

Rolar para cima