Pessoas conversando

Como anda sua capacidade de comunicação?

Em casa, nas reuniões descontraídas com os amigos. No trabalho, nos intervalos, nas reuniões com gestores e líderes. Até mesmo em nossos momentos introspectivos, em que precisamos nos conectar com o nosso eu interior. Estas são algumas das inúmeras situações em que a capacidade de comunicação faz toda a diferença.

E quando falo em comunicar, falo de algo que vai muito além das palavras ditas. A comunicação é um conjunto de ações e atitudes que transmitem a mensagem que queremos que o outro receba.

Desde os primórdios a humanidade desenvolveu formas de se comunicar, com gestos, ruídos, gravuras, entre outras formas que foram se aprimorando ao longo da história. Até o fato das mulheres falarem mais do que homens tem a ver com a época que os homens saiam para caçar e precisavam ficar em silêncio para não espantar sua presa, enquanto as mulheres ficavam em casa, cuidando da família e tinha muita necessidade de conversar com o homem após sua volta para casa, após dias embrenhados na floresta em busca de sustento para família. Podemos afirmar que a comunicação é a base das relações humanas e contribuiu significativamente para a nossa evolução.

A palavra comunicação tem origem no latim “communicare”, que significa “tornar comum”, “partilhar”. É graças a nossa capacidade de comunicação que conseguimos partilhar e transmitir nossas ideias, sensações, sentimentos, pensamentos, nosso saber.

E por ser um processo tão importante e fundamental para as nossas relações sociais, nada mais justo que investir em formas eficazes e seguras para se comunicar com as pessoas que nos cercam, não é mesmo? Então, para que você potencialize a sua capacidade de se comunicar, listei algumas dicas altamente poderosas para que você se comunique com excelência! Vamos lá?

5 dicas para potencializar sua capacidade de comunicação

Para te ajudar a se comunicar com mais eficiência e espontaneidade, preparei estas 5 poderosas dicas. São dicas inspiradas nas técnicas e ferramentas de Coaching que utilizamos em nossas formações do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Preparada, querida pessoa? Então, confira!

1 – De olho no que seu corpo diz

Você é um indivíduo que se comunica. Mesmo que você seja mais falante ou mais introspectivo, o fato é que você se comunica. Sua boca, suas mãos, seu corpo todo fala. O contato visual, as expressões do seu corpo, seus gestos fazem parte do processo de comunicação, também chamada de linguagem corporal. É importante estar atento ao que seu corpo diz para que o que ele fala esteja alinhado com as suas reais intenções. Evite gesticular de maneira excessiva, falar muito baixo ou muito alto. Fique atento ao tom de voz que você utiliza para que a comunicação não seja pedante. O corpo fala. Portanto, veja se o que ele fala condiz com o que você quer comunicar para os demais.

2- Tenha confiança em suas palavras e gestos

Antes de iniciar o processo de comunicação, se pergunte: “eu acredito no que vou dizer?”. Acreditar e confiar nas palavras que serão pronunciadas é fundamental. Quando nos comunicamos de maneira confiante, a nossa fala e tudo aquilo que transmitimos passa a fazer mais sentido para os nossos interlocutores. É válido destacar aqui que confiança não é sinônimo de soberba ou de arrogância. Falar com confiança é falar de maneira firme, de uma maneira que envolva o interlocutor e faça com que ele entenda o quão importante é o que você tem a dizer. A soberba agride, a confiança inspira. Lembre-se disso sempre!

3 – Abra a mente e os ouvidos

A comunicação é um processo de partilha. Todas as pessoas envolvidas no processo de comunicação podem tanto compartilhar quanto receber informações. Portanto, esteja aberto para ouvir o que os seus interlocutores tem para compartilhar com você. Ouça na essência. Abra a sua mente para um mundo novo de possibilidades. Isso fará com que o processo de comunicação seja cada vez mais rico e produtivo para todos os envolvidos, acredite!

O primeiro passo para evolução na comunicação é identificar seu nível de felicidade! Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

4 – Escolha o melhor meio para se comunicar

Existem vários meios e formas para comunicar. É importante escolher o meio mais adequado para o tipo de comunicação que você fará. Em algumas situações, os meios de comunicação digitais são mais indicados, por serem meios ágeis. Existem também situações em que o melhor é conversar no tête-à-tête. Na hora de escolher o meio de comunicação, leve em consideração também a disponibilidade dos seus interlocutores. Talvez uma reunião não seja uma boa escolha para quem tem uma rotina bastante atarefada. Um e-mail pode ser a melhor pedida, não é mesmo? Ter este tipo de cuidado garante a eficácia da comunicação.

5 – Empatia, sempre!

Quando falamos em empatia, falamos de uma capacidade incrível que todos nós temos de nos colocar no lugar do outro e assim, compreender o nosso interlocutor. A empatia é uma habilidade muito importante nos processos de comunicação pois nos permite falar de modo mais intimista, eficaz e segura. A empatia contribui de maneira positiva para que nossa comunicação envolva de maneira intensa o interlocutor.

Com ferramentas e técnicas do Coaching você ainda conseguirá conhecer o perfil comportamental das pessoas, o que facilitará o modo com que você se comunica com cada um, além disso passará e entender o grau de compreensão do receptor, bem como conseguirá ser mais claro e objetivo em suas explanações.

Espero, querida pessoa, que estas dicas contribuam de maneira positiva com o seu sucesso nas comunicações. Tem alguma dica para aumentar a capacidade de comunicação? Utilize o espaço abaixo para compartilhar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este assunto te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

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