Definir uma missão organizacional é extremamente importante para que uma empresa saiba o caminho que está tomando e aonde quer chegar. Se, em algum momento, houver dúvidas por parte dos gestores quanto aos objetivos da empresa e aos próximos passos a serem tomados, basta uma consulta rápida à missão organizacional.
Através dessa breve consulta à missão é possível solucionar esses questionamentos e tomar decisões eficientes. Uma empresa que não sabe aonde quer chegar chegará a qualquer lugar, e isso pode significar a falência. Por outro lado, a definição deste estado que se anseia alcançar pode ser o aspecto que proporcionará o sucesso da organização.
Mas, como definir a missão de uma empresa de sucesso? No artigo a seguir você poderá entender melhor como funciona esse processo e como direcionar seu empreendimento para uma posição mais confortável no mercado.
O que é missão de uma empresa?
O conceito de missão de uma empresa diz respeito a sua razão de ser, ou seja, o motivo pelo qual a companhia existe. É o porquê de um empreendimento trabalhar diariamente para entregar algo para o público externo.
No contexto interno, a missão diz respeito ao propósito que move os colaboradores a realização de suas atividades. O papel da missão é comunicar o propósito fundamental de uma empresa para seus stakeholders (públicos de interesse). Consiste na motivação que mantém os funcionários realizando as suas atividades.
Basicamente, a missão responde a questões essenciais como o que a empresa faz, como ela faz e para quem ela faz. Podemos simplificar ainda mais e resumir a uma pergunta objetiva: “para que o empreendimento está no mercado?”.
Delimitação
A missão define um empreendimento a partir da sua delimitação em aspectos tangíveis. A compreensão de quem é a companhia está atrelada aos objetivos relativos ao core business. É parte fundamental da identidade de uma organização. Exatamente por isso, não se deve alterar a missão com frequência.
Mudanças frequentes da missão levam a uma ideia de crise de identidade, certamente algo que não se quer que o público pense. Por isso, definir a missão com eficiência é tão importante.
Por que a missão de uma empresa é importante?
De acordo com o filósofo irlandês Charles Handy, a missão de uma empresa é semelhante a um núcleo, uma parte que não pode ser modificada. Dessa forma, mesmo que as empresas busquem mais agilidade e flexibilidade no desenvolvimento do seu trabalho, devem manter seu núcleo intacto.
Basicamente significa que a premissa de porque a empresa deve estar no mercado não deve mudar. Então a missão tem um papel de norteadora estratégica da companhia no mercado. Deve ser um elemento considerado para o planejamento estratégico.
Como definir uma missão para uma organização
Definir uma missão organizacional não é uma tarefa simples, mas tampouco algo extremamente complicado. Os fundadores da empresa, ao concebê-la, certamente possuem as respostas às questões que serão apresentadas a seguir.
Essas questões servem de guia para a criação de uma missão organizacional que abranja os anseios de seus investidores. O questionamento a seguir serve de orientação ao que virá a ser a missão da organização.
Porém, é necessário lapidar as informações alcançadas a fim de gerar um texto coeso, direto e que comunique sem adornos a razão da empresa existir. Confira os questionamentos que precisam ser feitos para definir a missão de uma companhia.
Qual é o nosso negócio?
Essa é uma pergunta fundamental para a definição da missão de um empreendimento. E curiosamente nem sempre os fundadores de uma organização sabem como responder satisfatoriamente a esse questionamento.
Considere o que a sua empresa faz, o que somente ela entrega para o mercado. Durante essa reflexão dá para pensar também sobre os diferenciais da empresa, algo que será de grande ajuda na última questão.
Quem é nosso público?
Quem compra e quem tem potencial para comprar da sua marca? Conhecer o público-alvo é determinante para saber como direcionar a sua estratégia para o sucesso. E cabe o adendo de entender quem é o seu verdadeiro público e não aquele estimado.
O que gera valor para o cliente?
O que somente a sua companhia oferece? Por que uma pessoa deixaria de comprar de um concorrente direto para comprar da sua marca? Essa é uma pergunta que permite entender qual é o mapa para o sucesso. Por meio dessa geração de valor é possível traçar um plano de impacto dos potenciais compradores.
Quais benefícios nós planejamos proporcionar aos clientes?
Por fim, tendo respondido às perguntas anteriores, será relativamente fácil saber quais são os benefícios únicos que a sua companhia pode entregar ao mercado. Além de ser um elemento para chegar a definição da missão, é também a base para compreender como fidelizar seus clientes.
Qual a missão de grandes empresas?
Agora que você já sabe o que é conceitualmente missão de uma empresa e como defini-la, é interessante conhecer essas definições de grandes corporações. Conheça, a seguir, a missão de algumas empresas consagradas em suas áreas de atuação, para servir de exemplo e inspiração:
AMBEV –“Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços”;
MICROSOFT – “Permitir às pessoas e empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial”;
GOOGLE –“É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”;
FIAT –“Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”;
MCDONALD’S – “Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”;
CENTRAL GLOBO DE TELEVISÃO – “Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento”.
A missão de uma empresa é o que confere a ela uma identidade, além de servir de orientação para que os funcionários desempenhem suas funções na direção esperada. A missão também ajuda na concepção de planejamentos estratégicos, respondendo às questões relevantes ao objetivo da empresa.
Com esses conhecimentos já é possível definir a missão da sua empresa, não é mesmo? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.