A procura de emprego? Explore as redes sociais.

Homem usando linkedin

Saiba como conquistar uma boa oportunidade no mercado.

Por aqui já falamos sobre como lidar com a demissão, se você passou por isso, precisa superar essa fase para seguir em frente. O passo seguinte é ir à luta em busca de um novo emprego e as redes sociais podem ser usadas a seu favor para esse propósito.

O que era uma promessa hoje já é realidade. Cada vez mais os recrutadores das empresas estão observando as redes sociais de seus candidatos quando vão realizar uma contratação. 

Além disso, muitas companhias estão divulgando as suas vagas através de seus perfis nas redes sociais. Então, é importante ter um perfil com conteúdos relevantes nessas plataformas e acompanhar as postagens das empresas do seu interesse. 

Há diferentes formas de explorar as redes sociais como ferramenta para ser visto e ver as companhias com oportunidades em potencial. Continue lendo para saber como explorar as redes sociais corretamente na hora de buscar um emprego.

Como usar as redes sociais para encontrar um emprego?

Muitas pessoas, quando fazem um post em uma rede social, não consideram que a mensagem dessa postagem pode influenciar, positiva ou negativamente, para conseguir um emprego. 

Como já citamos, já é recorrente que as empresas busquem os perfis dos candidatos nas redes sociais antes de contratá-los para conhecê-los melhor. Aquilo que você posta pode ajudar a entender quem é você e como você pensa.

Quem busca um posicionamento profissional de destaque precisa se atentar para a importância de manter as suas redes alinhadas com esse objetivo. Confira a seguir dicas de como tornar as suas redes sociais aliadas para conquistar uma boa oportunidade no mercado. 

1. Cuide das suas redes sociais

O segredo ao usar as suas redes sociais é o bom senso. Não publique nada que você não contaria a todas as pessoas que adicionou. Evite falar mal dos chefes ou das empresas em que trabalhou.

Outro ponto importante é preencher todos os seus dados profissionais de forma correta. Assim, caso algum recrutador resolva visitar as suas redes, ele encontrará todas as suas referências de forma exata.

Outro cuidado importante é manter as suas referências profissionais atualizadas. Se você acabou de concluir uma especialização, por exemplo, não perca tempo em adicioná-la à sua biografia na rede. Todas as informações contribuem para que seja traçado um perfil completo e consistente. 

2. Tenha atenção à sua forma de se expressar

As redes sociais trouxeram uma ideia de imediatismo para as nossas vidas cotidianas. As pessoas acreditam que precisam postar em tempo real o que estão fazendo e dar a sua opinião sobre qualquer coisa o mais rápido possível. 

Não é à toa que todos os dias surgem memes e vídeos virais, isso acontece porque as pessoas estão sem filtro do que postam. A dica para ter perfis consistentes que te ajudem a conquistar uma boa vaga é não ser imediatista e pensar bastante sobre como vai se expressar.

Antes de fazer uma postagem a respeito de algum tema polêmico, considere: será que a sua opinião fere de alguma forma as pessoas irão ler? A sua mensagem pode ter impacto positivo ou negativo sobre a sua imagem profissional? Fazer essas ponderações irá te ajudar a evitar uma série de posts que poderiam se tornar um problema.

Tenha atenção também ao escrever corretamente e não utilizar palavrões ou expressões duvidosas. Com o passar do tempo, você perceberá que adotar essa postura mais ponderada vai se refletir até mesmo em mais tranquilidade

3. Cuidado com a exposição excessiva

Expor demais a vida pessoal nas redes sociais se tornou algo comum. Já percebeu que você sabe coisas íntimas sobre pessoas com quem nem tem proximidade? Será que você quer que todo mundo que esteja na sua rede saiba como é o seu café da manhã e onde você malha?

Sobrecarregar as redes de informações pessoais, além de reduzir seu espaço pessoal, também pode impedir que os recrutadores encontrem as informações importantes. Por exemplo, ao invés de postar stories sobre suas refeições, você pode fazer postagens sobre projetos que já realizou.

Aproveitar esses espaços para divulgar seu trabalho ao invés da sua intimidade, te fará ter um perfil mais interessante para possíveis contratantes. Preservar questões da sua vida pessoal apenas para si é algo inestimável. 

4. Não entre em discussões inúteis

Já faz algum tempo que as redes sociais estão se tornando um verdadeiro “ringue” virtual de discussões que não levam a lugar nenhum. Discutir nesses espaços apenas gera desgaste e dificilmente levará a uma mudança de ideias.

A dica é não se envolver em discussões inúteis nas redes, pois isso pode ser entendido como um ponto negativo do seu perfil por um recrutador. O ideal é debater com as pessoas no contexto da vida real. Trocar ideias e pontos de vista é positivo, mas não quando as pessoas estão atrás de teclados, sem o olho no olho.

Uma forma de evitar esse tipo de situação é, toda vez que você receber uma notificação de um comentário desagradável, procure ler algo interessante. Pode ser um conto, um capítulo de um livro, uma postagem em um blog, enfim, o que desejar. Você se tornará mais culto e evitará estragar seu dia e seu perfil com algo que não acrescenta. 

5. Utilize as redes sociais para profissionais

Muitos dizem que o currículo já está entrando em desuso, isso porque já são diversas as redes sociais focadas na busca por empregos, entre elas podemos citar: LinkedIn, Eacademy, Indica, Plaxo e Monster.

Todas essas plataformas, em especial o LinkedIn, que é a mais usada, têm foco no ambiente profissional. Essa plataforma apresenta uma série de dados que podem te ajudar a mostrar para o mercado todas as suas qualificações, basta saber usá-las a seu favor.

Embora as outras redes sociais, como Instagram e Facebook, também possam ser utilizadas para a busca de um emprego, é fundamental ter uma rede profissional. Isso porque muitas empresas consultam as redes como LinkedIn para ter acesso a informações técnicas dos candidatos. 

E você, está usando as redes sociais de forma a te ajudar na busca por uma boa posição no mercado de trabalho? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Mongta Studio

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima