Acompanhe o mercado e alcance o sucesso

Sucesso profissional

A atitude de acompanhar o mercado é algo fundamental para quem deseja alcançar o sucesso.

Se quer ser bem sucedido em sua carreira precisa dar toda atenção possível ao mercado. Por quê? Simples. Imagine a seguinte situação: você está totalmente desatualizado e desinformado sobre o que acontece no mercado e acaba sendo surpreendido pela demissão. Qual é a sua reação?

Em casos como esse é totalmente normal se sentir sem chão, frustrado e com medo do futuro. E a melhor forma de superar tudo isso é ter pelo menos três mercados fundamentais para acompanhar, analisar e estudar, uma vez que eles ditam o futuro de nossa carreira.

No artigo a seguir iremos explicar mais sobre a importância de acompanhar o mercado para alcançar o sucesso. Reunimos dicas para que você consiga se manter devidamente atualizado. 

Por que é importante acompanhar o mercado?

No início do artigo, citamos o exemplo de alguém que é demitido e não tem conhecimento do mercado. Essa é realmente uma situação complexa e que pode gerar dificuldades para uma recolocação.

No entanto, não é apenas nesse cenário que o acompanhamento do mercado se mostra relevante. Quem está empregado e tem estabilidade também deve acompanhar as mudanças para identificar novas oportunidades. 

Pode acontecer de você estar numa função que não abrange todo o seu potencial e assim estar perdendo de alcançar um sucesso ainda mais significativo. O ideal é se manter sempre atento às mudanças de cenário que acontecem no seu segmento.

Dessa forma, poderá saber se está ou não aproveitando tudo o que pode oferecer ao mercado. Lembre-se de se manter atualizado para estar apto a assumir novos desafios que eventualmente surjam em sua rotina profissional. 

Dicas para acompanhar o mercado e alcançar o sucesso

Acima explicamos porque é importante acompanhar o mercado e as suas flutuações. A seguir listamos dicas de como fazer esse acompanhamento com efetividade. Assim você se manterá atualizado em relação às necessidades mercadológicas. 

1. Esteja sempre em busca de uma nova oportunidade

Um profissional de sucesso jamais se acomoda. Por mais que ele tenha um ótimo emprego, está sempre atento ao mercado, acompanha todas as oportunidades. Essa é uma forma de manter o seu perfil de acordo com o que as organizações procuram. 

Essa atitude de acompanhar o mercado é algo fundamental para quem deseja alcançar o sucesso. Atualmente, vivemos em uma época de incertezas e mudanças rápidas. Contudo, permanecer em uma única empresa sem ao menos se preocupar com o que acontece à sua volta, pode ser um grande problema no futuro.

Como mencionamos acima, pode ser que você esteja perdendo excelentes oportunidades de se reposicionar no mercado e até de ganhar mais. Se se sentir muito confortável na posição atual, questione-se a respeito de como poderia se desafiar mais. Não se trata de mudar sempre de emprego, mas de preservar o senso crítico sobre seu desempenho. 

2. Para buscar algo novo é necessário sair da zona de Conforto

Sempre que for necessário, permita-se sair de sua zona de conforto, essa é a única maneira de ir em busca de novas oportunidades. Por mais que seu trabalho lhe ofereça segurança e estabilidade, é sempre bom se manter atualizado, não só sobre o mercado, mas também como profissional.

Não precisa enviar currículos o tempo todo, mas procure se informar por meio de jornais, sites de vagas e até mesmo pesquisa sobre sua área de atuação. Conhecer o mercado à sua volta pode ser um grande diferencial em sua carreira.

3. Qualificação constante

Acompanhar o mercado é também estar preparado para os novos desafios que ele apresentará no futuro. A única forma de fazer isso com eficiência é através da qualificação constante. 

Faça cursos de aperfeiçoamento, assista a palestras, faça viagens para conhecer outras culturas, se possível. Enfim, amplie o seu horizonte de conhecimentos para se tornar um profissional com mais bagagem. Lembre-se de que o conhecimento é o único bem que ninguém poderá tirar de você. 

4. Tenha metas alinhadas ao mercado

Profissionais que têm metas para a carreira tendem a se manter mais motivados. Saber onde se quer chegar é essencial para impulsionar o bom desempenho profissional. No entanto, essas metas devem corresponder à realidade do mercado.

Se um profissional deseja alcançar uma promoção aumentando o seu volume de vendas em 5% em um ano e meio, precisa saber se o mercado está propício. Não faz muito sentido adotar uma estratégia de vendas mais agressiva em um mercado que está esfriando.

5. Avalia-se de acordo com o mercado

Quem observa o mercado consegue definir parâmetros mais realistas para seu trabalho. Essa dica segue a mesma linha da dica anterior. Contudo, nesse caso é interessante pautar as suas metas e escolhas de acordo com o crescimento do setor. O seu desempenho ficou acima, abaixo ou na média do crescimento do mercado? 

Fazer essa avaliação te permitirá investigar quais fatores estão te impulsionando e quais estão te impedindo de crescer da forma esperada. Contudo, fique atento para não estabelecer para si uma avaliação muito severa. Lembre-se de que você trabalha com as ferramentas que possui. 

Vantagens de acompanhar o mercado

Quando se acompanha o mercado, é possível:

  • Entender melhor o valor de sua posição dentro de uma organização;
  • Criar expectativas reais sobre remuneração e necessidades básicas;
  • Crescer na carreira;
  • Abrir novas possibilidades de participar de novas entrevistas;
  • Conseguir um aumento de remuneração.

Além disso, é fundamental para manter o sucesso profissional a busca contínua pelo conhecimento. Então, seja proativo! Aproveite bem as notícias para saber mais sobre o mercado e, consequentemente, sobre o futuro de sua carreira. 

Converse com profissionais do mesmo segmento em eventos para ter outras perspectivas. É interessante também ter um diálogo constante com profissionais de outras áreas. A partir do conhecimento da evolução de outros setores, você pode ter uma ideia de como o seu caminhará para o futuro. 

E você, como tem se preparado para conquistar o seu sucesso profissional? Use o espaço abaixo para partilhar suas experiências, opiniões e sugestões. Conhece alguém que precisa ler o conteúdo deste artigo? Envie-o para essa pessoa!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima