Ainda vale a pena fazer mestrado? Como o coaching pode me ajudar a definir meu futuro?

Mestrado

Conheça as vantagens do Mestrado.

Eu quero fazer a você uma pergunta, querida pessoa: quais são os planos traçados para a sua carreira? Faz parte dos seus planos investir em um mestrado? Atualmente, existem vários cursos de curta duração que contribuem positivamente com o aprimoramento profissional. Os cursos de extensão universitária, por exemplo, podem ajudá-lo a desenvolver habilidades profissionais necessárias.

As formações em coaching também estão à disposição dos profissionais das mais diversas áreas que desejam desenvolver habilidades e competências ou que desejam mudar de carreira e se tornar coaches. O mestrado não é o único meio para os profissionais que buscam aprimoramento profissional. Mas então, ainda vale a pena fazer mestrado? A resposta para essa pergunta é: depende de quais sejam os seus objetivos profissionais.

Neste artigo, vamos compreender as ocasiões em que um mestrado pode ser benéfico e outras em que outros tipos de cursos, inclusive formações em coaching, são mais indicados. Continue a leitura e saiba mais!

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Mestrado acadêmico e mestrado profissional: quais são as diferenças?

No Brasil, existem duas modalidades de mestrado: o profissional e o acadêmico. O mestrado profissional tem uma duração menor (18 meses) e tem o foco na qualificação profissional. Esse tipo de mestrado prepara os seus alunos para o mercado de trabalho. A própria rotina de estudos é diferente, já que essa modalidade não está voltada para a produção científica.

Já o mestrado acadêmico tem uma duração maior (24 meses, com possibilidade de prorrogação). Ao ingressar no programa de mestrado, o aluno cursa disciplinas que contribuirão com a redação da sua dissertação final.

No mestrado acadêmico, o aluno conta com a presença de um professor orientador, que lhe apontará os caminhos para que a pesquisa seja feita de acordo com as normas estabelecidas pela instituição de ensino. Ao final da pesquisa, o aluno apresenta a sua dissertação para uma banca examinadora. Com base na avaliação dessa banca, o aluno pode ser (ou não) aprovado e, assim, receber o título de Mestre.

Além da produção da dissertação, fazem parte da rotina de um mestrando a participação em congressos e seminários, a leitura intensa de livros e artigos (muitos em idiomas estrangeiros), a produção de artigos científicos e as pesquisas de campo — dependendo do tema definido da sua dissertação.

Quais são as vantagens do mestrado acadêmico?  

O foco do mestrado acadêmico é a produção científica, além da formação de um profissional capacitado para lecionar disciplinas no ensino superior. Mestres podem dar aulas em cursos de graduação e especialização lato sensu. Além disso, em provas de concurso público, titulações como a de Mestre e de Doutor acrescentam pontos para a classificação dos candidatos, podendo ser utilizadas como critérios de desempate.

Quem possui mestrado acadêmico também está apto a coordenar grupos de pesquisas em congressos científicos, bem como pesquisas em órgãos ligados à difusão do conhecimento.

Mestrado, especialização ou outro curso? O que fazer?

Diante das constatações acima citadas, de uma coisa temos certeza: decidir fazer um mestrado requer planejamento e, principalmente, convicção dos objetivos profissionais. Nesse sentido, o coaching de carreiras pode ajudar você a definir os seus objetivos e traçar metas para o seu futuro profissional.

É importante saber com clareza se o egresso em um programa de mestrado (e todas as responsabilidades) é o perfil mais eficaz para que você tenha progresso na sua carreira. Tanto o mestrado acadêmico quanto o profissional requerem gestão de tempo, foco, organização e dedicação, pois o volume de estudos é diferente de uma pós-graduação lato sensu. Por isso, entender e identificar as vantagens de um mestrado para a sua carreira é fundamental para traçar estratégias de organização e gestão pessoal.

Vale ainda dizer que é importante verificar o investimento financeiro a ser feito. Seja em instituições públicas, seja em faculdades privadas, acadêmicos necessitam investir em cursos, seminários, aquisição de livros e transporte para a universidade. É importante analisar as possibilidades financeiras para que algo como um mestrado acadêmico não seja interrompido por fatores externos.

Independentemente de ser um mestrado acadêmico ou mestrado profissional, ou mesmo uma especialização comum, o que realmente importa é que essa decisão faça sentido para você. Caso faça, mãos à obra! Caso não faça, busque aquilo que seja adequado ao seu momento para que você alcance os seus objetivos profissionais e contribua de maneira significativa com a sua carreira.

Como o coaching pode me ajudar a definir o meu futuro profissional?

Diante dessas possibilidades complexas, a dúvida surge, mas o coaching pode ser uma poderosa ferramenta para tomar essa decisão. As metodologias e técnicas de coaching o ajudarão a desenvolver diversas habilidades, como:

  • Gestão do Tempo;
  • Autoconhecimento;
  • Inteligência Emocional;
  • Escuta na essência;
  • Comunicação eficaz;
  • Planejamento estratégico;
  • Gestão de finanças;
  • Foco

Conte com as técnicas e ferramentas do coaching para tomar decisões seguras e eficazes! Por ser algo de extrema importância, vale a pena investir em ferramentas que o ajudarão na tomada da melhor decisão e no planejamento do alcance dos seus objetivos.

Entre em contato conosco para saber mais sobre coaching. O IBC é a única escola brasileira de coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a eficácia das suas formações e metodologias. Procure os nossos serviços de coaching profissional e acadêmico para alcançar o seu melhor desempenho nessas áreas!

Espero que este artigo o ajude a refletir melhor sobre o assunto. Use o espaço a seguir para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o tema. Além do mais, se este conteúdo o ajudou de alguma forma e você acredita que ajudará também outras pessoas, curta-o e compartilhe-o nas suas redes sociais!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima