Hoje em dia, o capital humano é prioridade nas grandes, médias e pequenas empresas dos mais variados mercados. Afinal, sabe-se que a valorização do trabalhador influencia positivamente a produtividade e a lucratividade do empreendimento.
Por isso, cada vez mais as organizações têm investido no aprimoramento de seus colaboradores por meio de métodos de treinamento e desenvolvimento. Mas, onde encontrar treinamentos que possam contribuir com este processo? E qual é a melhor metodologia para aprender?
Para te ajudar a escolher a melhor forma de aprimorar seus conhecimentos, neste artigo você entenderá a diferença entre palestras, consultoria e treinamento de Coaching. Com esse entendimento será mais simples entender quando utilizar cada um.
Palestras de Coaching, Consultoria e Treinamento: quais são as diferenças?
Oferecer oportunidades de qualificação para a equipe é fundamental para alcançar melhores resultados em médio e longo prazo. Além disso, a capacitação da equipe demonstra que a companhia valoriza seu time. Esse sentimento contribui para a retenção de talentos na organização.
Contudo, é importante acertar na escolha do formato de capacitação ideal para cada situação. A seguir iremos apresentar os conceitos de palestras de Coaching, consultoria e treinamento. A partir dos conceitos você poderá entender quais são as diferenças e assim fazer as escolhas mais pertinentes.
1. Palestras de Coaching
Esse recurso é geralmente procurado por organizações que desejam apresentar aos funcionários o processo de Coaching de forma rápida e eficaz. Embora não seja tão intensa e completa quanto um treinamento, a palestra tem o objetivo de mostrar que o Coaching é um método eficiente de desenvolvimento de habilidades.
A metodologia Coaching viabiliza o alcance de resultados em um curto espaço de tempo. Palestras sobre Coaching permitem que os colaboradores enxerguem todos os benefícios que esse procedimento pode oferecer a um profissional. Em uma apresentação não há a ambição de formar pessoas.
O intuito é questionar os ouvintes e estimulá-los a observar novas possibilidades a partir da exposição de conhecimentos sobre um assunto específico. Por essa razão, muitas palestras abordam um único tema, como Coaching de Vendas, Coaching de Carreira, Coaching para Equipes, Coaching para Lideranças etc.
Ao oferecer palestras de Coaching aos seus colaboradores, a empresa acende a chama do interesse por essa metodologia. Inclusive, essas palestras podem ser realizadas antes de consultorias e treinamentos de Coaching. Dessa forma os colaboradores ficam a par do que é Coaching antes de iniciar a capacitação mais longa.
2. Consultorias de Coaching
São serviços mais complexos, prestados por profissionais especializados em Coaching. Na consultoria, o Coach realiza um diagnóstico da organização, por meio do levantamento de informações sobre determinada área ou departamento.
Posteriormente, o Coach propõe medidas estratégicas que visam à melhoria dos processos de trabalho e da produtividade. Vale salientar, todavia, que essas medidas devem ser colocadas em prática pelos colaboradores.
Desse modo, os resultados da consultoria dependem essencialmente da correta aplicação das propostas apresentadas pelo coach. Na sequência, também pode ser realizado um trabalho de acompanhamento e reparo, durante a implementação das melhorias recomendadas.
A consultoria é um processo mais longo do que a palestra e se baseia no diagnóstico feito pelo profissional de Coaching. Basicamente o Coach analisa a situação e aponta onde estão os pontos de melhoria para que a companhia possa crescer. Um sistema que funciona muito bem para implementar mudanças essenciais nas empresas.
3. Treinamentos de Coaching
Essa é mais uma forma de oferecer conhecimentos aos colaboradores. Os treinamentos podem ser realizados individualmente ou em grupo. Nos treinamentos são apresentados conteúdos específicos de uma área com a finalidade de oferecer aos profissionais um melhor aprimoramento técnico.
Por ser um trabalho mais aprofundado, costuma demandar mais tempo do que as palestras e consultorias. Geralmente é conduzido por mais de um profissional capacitado.
Nesse método, o Coach conduz os profissionais a uma jornada de autoconhecimento. Além de sensibilizar, como a palestra, o treinamento de Coaching tem como objetivo fazer os trabalhadores passarem por um procedimento de transformação interna.
Esse processo envolve a revisão de valores pessoais e de pretensões futuras, com o auxílio de ferramentas eficientes para traçar metas e colocar planos em ação. Essa metodologia ainda propõe constantes testes, exercícios individuais e atividades em grupo aos colaboradores.
Isso aumenta a percepção dos participantes e facilita a assimilação dos conhecimentos difundidos. Tanto a palestra quanto a consultoria e o treinamento de Coaching visam mostrar aos profissionais maneiras de potencializar suas capacidades e de aumentarem seu rendimento, o que é bastante útil para a organização.
Um dos pontos mais importantes de citar em relação aos treinamentos é que eles oferecem a possibilidade de que os colaboradores comecem a usar as ferramentas de Coaching. O Coach irá apresentar as técnicas e como os participantes podem utilizá-las para otimizar seu trabalho e potencializar seus resultados.
Qual a melhor escolha para a minha equipe?
É importante avaliar quais são as necessidades da organização empresarial antes de escolher entre palestra, consultoria ou treinamento. Avalie também o investimento disponível da empresa e também a disponibilidade dos colaboradores. É importante que este seja um momento de aproveitamento para todos os envolvidos.
Talvez o momento também peça outras formas de desenvolvimento. Há vários cursos, minicursos, workshops, eventos, congressos, conferências e outras opções de aperfeiçoamento profissional no mercado atualmente.
Entre estas alternativas estão as palestras, consultorias e treinamentos de Coaching. Todas são boas alternativas para empresários que desejam investir no desenvolvimento de seus colaboradores. Para saber mais sobre estas formações In Company, entre em contato conosco.
O IBC é a única escola de Coaching no país com certificação ISO 9001, atestando a qualidade de suas formações e a eficácia de suas metodologias. Com estas formações, será possível desenvolver em conjunto as mais variadas habilidades. Dentre elas, estão:
Inteligência Emocional
A capacidade de compreender e gerenciar as próprias emoções e as emoções daqueles à sua volta. Essa é uma ferramenta essencial para quem deseja ascender na carreira sem se abalar pelos desafios do caminho.
Autoconhecimento
Conhecer profundamente a si mesmo é essencial para entender quais são os seus pontos fortes e pontos de melhoria. Também permite compreender quais são as crenças limitantes que vem impedindo o crescimento e evolução na carreira.
Liderança
Desenvolver o senso de liderança é essencial para todos os membros da equipe. O Coaching contribui para trazer à tona o senso de proatividade.
Comunicação eficaz
Uma das grandes dificuldades que os profissionais de várias áreas enfrentam é a dificuldade de se comunicar com seus colegas. A capacitação em Coaching oferece as ferramentas fundamentais para realizar trocas mais efetivas com os colegas.
Empatia
Colocar-se no lugar do outro é fundamental para desenvolver um trabalho de qualidade. A empatia ajuda a entender quais são as dificuldades do outro e assim oferecer o auxílio de que ele necessita.
Gestão de tempo
Gerenciar o tempo com qualidade é determinante para realizar todas as atividades e ter qualidade de vida.
Planejamento estratégico
Há diversas ferramentas de Coaching cujo foco é auxiliar no planejamento estratégico para otimizar seu tempo e ter mais chances de sucesso.
Ouvir na essência
Trata-se de ouvir com atenção o que o outro tem a dizer oferecendo a melhor resposta possível.
Gestão de processos
Outra capacidade essencial para diferentes áreas, pois sem uma boa gestão de processos é possível perder resultados alcançados.
Gestão de pessoas
O capital humano é o recurso mais valioso de uma organização e precisa ser bem gerenciado.
Negociação com excelência
Ser um bom negociador é essencial para resolver as demandas da companhia.
Agora que você já conhece as particularidades de cada método, escolha o que melhor atende às necessidades da sua empresa e comprove os benefícios oferecidos pelas formações em Coaching. Esta é uma excelente oportunidade de investir no desenvolvimento humano de sua equipe e também em si mesmo.
Esperamos que este conteúdo tenha feito a diferença para você e sua equipe. Se você já viveu a poderosa experiência de uma formação em Coaching, conte para a gente nos comentários como isso contribuiu com a sua carreira profissional.
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