Bem-estar
Não são todas as pessoas que vivem a magia do Natal e se envolvem em festas e confraternizações. Portanto, alguns preferem passar o Natal sozinho na sua própria companhia e não se abalam por isso.
Aliás, a Eurekka quer tranquilizar você, leitor, que achou isso estranho, e dizer que está tudo bem com essas pessoas, porque elas aprenderam a diferença entre solidão e solitude e entenderam que podem viver de maneira saudável na sua própria companhia.
Então, pra você entender melhor esse comportamento, vamos dar dicas de como passar um Natal sozinho sem estresse, divertido e significativo.
Boa leitura!!!
Crie suas próprias tradições para passar o natal sozinho
Se você gosta do Natal, mas evita aglomerações e festas familiares, crie um clima natalino na sua casa. Ou seja, você pode fazer um ritual de acordo com os seus gostos e com aquilo que tem significado pessoal.
Dê uma olhada nessas dicas:
Dê um presente a si mesmo
Não deixe de se presentear, porque comprar algo para si mesmo é um ato de afeto, de acolhida. Pode ser algo pra vestir, um perfume ou uma joia. Mas também pode ser algo pra deixar o seu lar mais confortável e bonito, afinal, a sua casa merece todo o investimento possível.
Outra dica bacana é se dar de presente uma viagem para algum lugar que seja significativo pra você. Aliás, se você tiver condições, podem ser duas passagens e daí você pode incluir sua mãe, seu pai, um sobrinho, um amigo…
Se arrume; o natal sozinho não é menos valioso!
Quem curte a sua própria companhia, evita o desleixo, certo? Você gosta de estar com você mesmo e tem prazer em arrumar o cabelo, fazer as unhas, colocar uma roupa bem bacana.
Se tiver dentro do seu orçamento, vale até comprar uma roupa nova pra essa ocasião, pra dar aquela sensação de vida nova, novos ares e novos pensamentos.
Portanto, nada de se atirar de pijama no sofá e passar o Natal sozinho assistindo à tevê. Faça valer a sua solitude!
Faça sua própria ceia
Se você não curte as comidas específicas de Natal, prepare os alimentos de que você mais gosta. A dica é escolher um prato que você adora e que faz tempo que não come.
Isso torna o momento bem especial e marca a memória.
Portanto, nada de comer qualquer coisa ou nem comer! A comida também é uma forma de afeto!
Combata o tédio
Passar as festas natalinas sozinho não quer dizer falta de alegria e muito menos não entrar em contato com ninguém. Pelo contrário, na noite de Natal, faça uma listinha de pessoas pra quem você vai telefonar e uma outra pra quem você vai enviar uma mensagem.
É tempo de viver momentos inéditos e aprender coisas novas. Então, confira as dicas que a Eurekka dá pra você ter uma noite de Natal sozinho bem movimentada:
Comece um hobbie novo
Aproveite o final de ano, especialmente o mês de dezembro, pra planejar coisas novas. Isso é recomendado, porque neste período, refletimos mais sobre o ano que passou e sobre nossas atitudes e ações. Digamos que seja um momento fértil pra pensar em coisas interessantes e que nos deixarão mais felizes.
Por exemplo, você pode iniciar um novo hobbie, fazendo lembrancinhas de Natal para enviar aos seus amigos e familiares.
Ou, então, marcar essa data como o início das aulas de dança de salão que você tanto queria fazer.
Enfim, é final de ano e você pode começar coisas novas que seguirão no próximo ano. Isso dá mais sentido à nossa rotina!
Assista a séries e filmes de Natal
Em especial, no mês de dezembro, assista a filmes, séries e documentários sobre o Natal. Essa atitude reforça alguns valores natalinos e deixa as pessoas mais sensíveis para ajudar quem precisa e valorizar a família, os amigos, a saúde e a vida.
Converse com pessoas especiais pra você
Passar o Natal sozinho e evitar confraternizações não significa se isolar e ficar longe das pessoas que você ama e por quem tem admiração. Lembre-se: solidão é diferente de solitude!
Então, neste momento de refletir e de agradecer, faça contato com pessoas que foram importantes pra você durante o ano. No geral, essas conversas são afetuosas e animadoras.
Saia de casa
Optar por passar as festas natalinas sozinho não significa se trancar em casa. Você apenas não quis participar da ceia da família e dos amigos e também não quis fazer uma festa na sua casa. Mas interagir em outras situações está dentro dos seus planos e você pode ser muito útil, inclusive. Confira:
Conheça lugares novos
Não só na noite de Natal, mas nos dias que antecedem, você pode visitar as praças da sua cidade, pois nesta época, costumam estar enfeitadas. Registre o momento e guarde na memória.
Há cidades inteiras enfeitadas para o Natal e cheias de atrações como shows natalinos, árvores de Natal, gastronomia farta e muitos outros rituais. Convide um amigo ou um familiar e aproveite para se divertir!
E, por fim, se você não quiser associar o seu passeio ao Natal sozinho, aproveite o recesso para conhecer algum lugar diferente que não respire essa comemoração. Há muitos retiros nessa época e essa pode ser uma boa opção.
Participe de uma cerimônia religiosa
Independente da sua crença, você pode usar a semana do Natal ou até mesmo a noite natalina, para procurar um templo ou qualquer outro lugar para assistir a uma cerimônia.
O importante é recarregar as energias e se sentir espiritualmente melhor.
Portanto, informe-se na sua cidade sobre cerimônias religiosas programadas para este período: missas, cultos, apresentação de corais, caminhadas luminosas e outros.
Seja voluntário
No período natalino, muitas pessoas e instituições se mobilizam para ajudar pessoas e famílias carentes. Inclusive, há grupos que servem refeições e distribuem presentes na noite de Natal aos moradores de rua.
Então, você pode viver o seu Natal de uma forma bem diferente, sem festerê nem bebedeira, e ajudando a quem precisa. A sua festa fica por conta da solidariedade!
Aproveite o Natal sozinho com a Eurekka
Curtir a própria companhia, principalmente em épocas especiais, é uma demonstração de autoconhecimento. Ademais, você tem o direito de fazer as escolhas que sejam certas pra você e se afastar daquilo que causa tristeza e ansiedade.
A Eurekka, além de produzir conteúdo sobre solidão e solitude, tem também um aplicativo, que coloca na palma da sua mão um monte de coisas bacanas pra cuidar da saúde mental.
Lá tem o “Desacelera”, o “Durma Zen”, o “Fui lá e fiz”; tem também um exercício para recuperar o desânimo que se chama “ Radiante” e o “Não esquenta”, que ensina você a lidar com a raiva, essa emoção que nos tira do sério de vez em quando.
Depois de baixar o aplicativo da Eurekka, dá uma olhada no Clube do Livro, que também pode ser seu companheiro nos períodos de festas e confraternizações.