equipe motivada

Veja algumas dicas de como oferecer treinamento de motivação para vendedores.

Um sorriso e uma postura amigável, aberta e prestativa, fazem toda a diferença para o sucesso profissional de um vendedor. Por outro lado, uma pessoa que está desmotivada dificilmente consegue esconder totalmente suas emoções e acaba prejudicando seu desempenho pessoal e também da organização.

A motivação tem papel essencial para o bom desempenho dos vendedores. No artigo a seguir iremos explicar como dar treinamento com foco em aumentar a carga motivacional da equipe. Boa leitura! 

Treinamento para vendas

Para que o treinamento seja eficiente e bem sucedido, é necessário identificar os pontos positivos a serem exaltados e potencializados, bem como os comportamentos que influenciam negativamente o desempenho e devem ser abolidos. 

Há também aqueles aspectos inerentes a qualquer segmento de mercado, como conhecer o perfil dos clientes e saber tudo sobre o produto ou serviço oferecido. Contudo, além do foco técnico, o treinamento deve ter também direcionamento para aumentar a motivação da equipe. 

Quando falamos sobre esse tipo de treinamento, não estamos nos referindo a palestras motivacionais ou confraternizações com tapinhas nas costas. As palestras e confraternizações são importantes, mas sozinhas não irão resolver problemas de motivação da equipe. 

Dicas de como oferecer treinamento de motivação para vendedores

Como explicamos acima, o trabalho de motivar a equipe não pode se resumir a palestras eventuais. Precisa ser um treinamento contínuo que levará a conquista de resultados. A seguir listamos dicas de como oferecer treinamentos motivacionais para os vendedores da sua equipe. 

1. Comunique o porquê do treinamento

Este é o primeiro passo de um treinamento de motivação em vendas. Explicar os objetivos do treinamento é essencial para os colaboradores aderirem ao programa e tirar o máximo de proveito dele.

Em geral, o treinamento de motivação para vendedores está relacionado a uma melhoria no desempenho e alcance de metas. Pode, ainda, ter como foco a adequação do comportamento do colaborador às regras estabelecidas pela empresa.

2. Estimule a busca por autoconhecimento

Propiciar aos colaboradores um momento para que eles ponderem sobre si é muito importante para alcançar o melhor resultado do treinamento. Isto porque o autoconhecimento permite que o colaborador perceba as competências que possui, identificando também os comportamentos que são negativos para as vendas.

3. Conceba e promova práticas de motivação

Conceder ganhos em dinheiro, viagens ou eletrônicos é uma estratégia comumente adotada nas empresas. Porém, é necessário ter cuidado. Incentivos que implicam em premiação são eficientes quando os colaboradores envolvidos desempenham a mesma função e seus resultados podem ser facilmente mensurados.

Além disso, é importante que os requisitos para acesso aos benefícios estejam bem definidos e amplamente divulgados. Dessa forma, são evitados conflitos e reclamações sobre falta de transparência ou preferência por colaboradores que são mais próximos da gerência.

4. Desenvolva um estudo aprofundado do cliente

O vendedor se sente mais seguro e capaz de prestar um bom atendimento ao cliente quando sabe exatamente com que tipo de pessoa está tratando, o que ela busca e quais soluções pode lhe oferecer. 

No ramo das vendas, a experiência é muito relevante e, por isso, os caminhos para conquistar a confiança do cliente e oferecer-lhe o que deseja se repetem com frequência. Quanto mais conhecimento técnico o vendedor possui, mais se sente propenso ao sucesso e isso se traduz em mais confiança e, consequentemente, mais motivação.

5. Investimento na qualificação dos vendedores

Além de oferecer treinamentos internos, a empresa deve apostar no investimento da qualificação dos seus vendedores. Para isso, é possível conceder auxílio financeiro para uma segunda graduação ou uma pós-graduação.

O apoio financeiro é uma das formas de incentivar os vendedores a buscar mais qualificação. Contudo, a empresa também pode oferecer flexibilidade de horários para que os profissionais consigam encaixar os estudos na rotina de trabalho. 

Oferecer recursos financeiros ou simplesmente facilitar o processo de qualificação faz com que o vendedor se sinta valorizado. Quem se sente valorizado, também se sente motivado. 

6. Treinamentos para uso de ferramentas

No mercado atual, é relativamente difícil encontrar profissionais completamente preparados para as demandas das empresas. Dessa forma, a ação mais estratégica é qualificar os colaboradores já contratados para torná-los ideais para a função.

Devem fazer parte do planejamento de qualificação treinamentos para o uso de ferramentas. Estão no grupo de ferramentas tanto as tecnológicas quanto as estratégias.

Aprender a definir metas, por exemplo, é importante para tornar o trabalho mais eficiente. Quanto mais conhecimento a equipe tiver para tornar sua atuação mais efetiva, mais se sentirá motivada. 

7. Trocas de experiência

Os membros da equipe podem se ajudar a melhorar suas abordagens de vendas. De tempos em tempos, a empresa pode e deve promover dinâmicas em que os profissionais possam conversar a respeito do dia a dia.

Uma simples roda de conversa pode trazer excelentes trocas de ideias sobre como melhorar os resultados. Os colegas podem dividir uns com os outros as suas dificuldades e insights para aumentar as taxas de conversão. 

8. Treinamentos sobre finanças pessoais

Quando um colaborador enfrenta problemas pessoais é natural que fique mais desfocado das suas tarefas. As finanças pessoais estão no topo da lista de preocupações de muitas pessoas. Então, pode ser interessante que a empresa ofereça treinamentos com foco em organização financeira.

Se os profissionais conseguirem resolver suas pendências financeiras estarão mais focados e motivados a produzir com qualidade. As empresas que investem no bem-estar dos colaboradores estão gerando mais recursos para si mesmas. 

9. Treinamento de Coaching

O processo de Coaching é uma ótima ferramenta para desenvolvimento pessoal. Os vendedores que recebem esse treinamento passam a ter mais autoconhecimento e inteligência emocional.

Essa metodologia ainda contribui para uma maior compreensão das habilidades que o indivíduo possui. Assim, o profissional terá mais confiança para estabelecer metas possíveis e focadas no seu crescimento. 

Profissionais que passam pela experiência do treinamento de Coaching se tornam mais seguros e conhecem bem seu potencial. O desenvolvimento pessoal é crucial para que o vendedor melhore a sua forma de se relacionar com os colegas e com os clientes. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

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