Como entender o que as pessoas pensam sobre mim e mudar minha imagem?

homem segurando uma foto dele séria e sorrindo

A má impressão e a imagem negativa de um líder podem ser mudadas com algumas atitudes e ações.

A habilidade de liderar, devido às constantes mudanças do mercado, é fundamental para o sucesso de uma empresa. Porém, essa não é uma tarefa fácil. Liderar exige da pessoa responsabilidades e competências, como: disciplina, respeito, comprometimento, bom relacionamento interpessoal, ética etc. Nesse sentido, a posição de líder pode resultar em algumas surpresas, e algumas delas nem sempre serão positivas.

Como líder, nem sempre o indivíduo consegue que todos gostem dele. Algumas vezes, ele precisa se mostrar mais firme ao cobrar resultados e ao defender o cumprimento das regras da empresa, o que pode gerar uma imagem negativa. Às vezes, isso é necessário, mas, em outras ocasiões, pode ser evitado. Neste artigo, vamos compreender melhor como discernir entre essas situações. Para saber mais sobre o tema, é só continuar a leitura a seguir!

Sou líder: todo mundo precisa gostar de mim?

Uma organização é composta pelos mais diferentes perfis de pessoas — cada uma delas tem hábitos, histórias, crenças, valores, objetivos e expectativas distintas. Portanto, por não estar totalmente preparado para lidar com tantas diferenças, ter certa postura, falar alguma coisa ou apresentar algum comportamento, o gestor pode causar uma má impressão e apresentar uma imagem negativa aos seus colaboradores.

Muitas vezes, isso faz parte da própria função do líder. Essa posição é ingrata no sentido de que nem sempre conseguimos ser simpáticos ou compreensivos a todo instante. É essencial que o líder se esforce para manter um bom convívio com todos, mas deve compreender que nem sempre será possível agradar a todos os colaboradores.

Isso afeta diretamente a credibilidade do líder, a confiança da equipe, o relacionamento entre todos, bem como os resultados da empresa, afinal, ela não é composta apenas pela sua infraestrutura e tecnologias, mas também, pelo seu capital humano. Ao ser liderado de maneira correta, o quadro de funcionários é mais produtivo e lucrativo para a mesma. Assim, cabe ao líder cumprir as suas funções e, na medida do possível, manter uma boa relação com todos.

Como lidar com o que as pessoas pensam sobre mim?

A má impressão e a imagem negativa de um líder, por meio da mudança de atitude e de certas ações, podem ser revertidas. Ele deve cuidar para que todos os colaboradores o vejam como um profissional que se preocupa tanto com o sucesso da empresa quanto com a qualidade de vida dos seus liderados. Mas afinal, como mudar uma má impressão ou imagem negativa? Conheça, a seguir, algumas dicas.

1. Discernimento

O primeiro passo é o discernimento. Algumas atitudes de um líder podem ser mudadas, no entanto, ele não pode deixar de cumprir com as suas funções apenas para agradar aos colegas. Ele precisa reforçar as regras, corrigir os erros, cobrar melhores resultados e tomar decisões. Naturalmente, é impossível agradar a todo mundo nessas ações. Portanto, o primeiro passo é que o líder entenda os pontos em que ele pode mudar e os pontos em que ele deve manter a sua postura profissional.

2. Tempo

Ao perceber que você causou uma má impressão para a sua equipe, não deixe que o tempo passe sem que você trabalhe para mudar tal situação. Defina o que você fará para melhorar a sua imagem e faça isso o mais rápido possível. Lembre-se de que, mesmo em posição de liderança, você também erra e precisa corrigir os erros o quanto antes.

3. Identificação

Identifique o motivo pelo qual você causou uma má impressão: um momento de nervosismo, um comportamento que foi visto como inadequado, uma postura, seja o que for: é preciso que você saiba de fato o que prejudicou a sua imagem perante a equipe para, assim, começar a trabalhar no que precisa ser mudado para voltar a ser visto com bons olhos por todos.

4. Desculpas

Um passo muito importante é o de assumir o erro e desculpar-se. A imagem negativa de um líder pode causar sérios problemas nos processos desenvolvidos pelos colaboradores. Por conta disso, quanto mais rápido eles souberem que você tem ciência de que algo não está certo e se desculpar, mais rápido eles voltarão a confiar e dar credibilidade a você. É um sinal de humildade e respeito.

5. Foco

Tire a atenção da equipe em relação à situação que lhes causou uma má impressão. Mostre a todos os pontos positivos da sua personalidade e da sua gestão para que eles mudem a percepção que têm de você e possam enxergar em você um exemplo a ser seguido.

6. Feedback

O feedback é uma ferramenta muito usada pelos líderes no intuito de fornecer aos profissionais elogios e críticas construtivas, referentes ao trabalho executado. No entanto, o caminho inverso também pode ser feito. Você pode pedir aos seus colaboradores feedbacks a respeito da sua gestão. Dessa forma, você terá ainda mais informações para melhorar a sua liderança. Contudo, certifique-se de que esse feedback seja anônimo, de modo que os liderados não fiquem desconfortáveis.

7. Constância

Por fim, não adianta você se desculpar com a sua equipe e pedir feedbacks a respeito da sua gestão se, com o passar do tempo, você repetir padrões e comportamentos inadequados e não trabalhar para construir uma imagem positiva diante de toda a organização. É fundamental que você demonstre sinceridade e dedicação na sua conduta e mudança e desenvolva a sua inteligência emocional para manter constância nas suas ações.

Como o coaching pode ajudar?

Gestores de excelência buscam sempre desenvolvimento e capacitação. O coaching é, nesse sentido, uma metodologia capaz de proporcionar autoconhecimento, potencialização das habilidades de liderança e identificação das suas competências e pontos de melhoria. Além disso, ele também promove auxílio no alinhamento da cultura organizacional, na criação de um ambiente de trabalho positivo, na resolução de conflitos, no aumento da motivação e na construção de um bom relacionamento interpessoal.

Por meio de todo esse processo, o líder será capaz de, com uma gestão mais eficaz, transmitir aos seus colaboradores uma imagem positiva, de credibilidade e confiança, maximizando os resultados da empresa como um todo.

E você, ser de luz, já causou uma má impressão em sua equipe? O que você fez para reverter tal situação? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

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