Bem-estar,
Cérebro
Depois de um dia cansativo e estressante no trabalho, nada melhor do que relaxar um pouco e aliviar a tensão, não é mesmo? Para que isso aconteça, seu corpo precisa liberar endorfina, um tipo de neurotransmissor.
Existem muitas formas de liberar essa substância no seu corpo e algumas delas são muito simples! Mas o que é a endorfina, exatamente? No texto de hoje, você vai aprender tudo sobre ela e também vamos te mostrar 6 coisas que você pode fazer para aumentar os níveis dela no seu corpo. Confira!
O que é endorfina?
A endorfina é um neurotransmissor produzido pela hipófise e pelo hipotálamo. A origem desse nome vem de duas palavras: endógeno (algo que vem de dentro do seu corpo) e morfina (um opióide analgésico). Então, isso significa que as endorfinas são substâncias do próprio corpo que servem para aliviar a dor.
Além disso, ela é um peptídeo, ou seja, um grupo de aminoácidos que são menores do que uma proteína.
Ela se conecta ao sistema de recompensa do corpo e auxilia tanto nos momentos de dor e estresse, quanto nos momentos de prazer, como exercícios físicos e sexo, por exemplo. Sendo assim, ela serve para aliviar a dor do seu corpo e também melhorar o humor e o bem-estar.
Quem nunca viu alguém torcer o pé no meio da rua e só sentir dor quando chegou em casa? Ou então sentiu muito prazer só por comer um pedacinho de chocolate? Saiba que isso tudo é feito pelas endorfinas no seu corpo!
Espera aí, endorfinas, no plural? É isso mesmo! Existem mais de 20 tipos dessa substância no seu corpo, e inclusive, uma delas — a beta-endorfina — é muito mais potente do que a morfina no alívio da dor.
Qual é a função da endorfina?
Como você viu, a endorfina tem duas funções: aliviar a dor e também gerar prazer. No caso da dor, é uma medida de sobrevivência do corpo. Funciona assim: a sensação de dor é causada por nervos que enviam sinais de dor para o cérebro. Então, o cérebro libera endorfinas, que bloqueiam as células responsáveis por captar esses sinais de dor.
Dessa forma, você deixa de sentir dor durante um tempo e permite que seu corpo continue agindo, mesmo após uma situação que seria muito dolorosa ou estressante. Isso permite que o corpo humano faça coisas que não seriam possíveis sem a presença desse hormônio.
Por exemplo, se você foi picado por uma cobra, a endorfina pode agir no seu corpo até que você chegue em um local seguro, como um hospital, para ser tratado. Depois que seu cérebro entende que não há mais ameaça, a dor começa a aparecer.
Além disso, a endorfina tem outras funções que promovem o bem-estar do corpo, como:
- Reduz o estresse, a ansiedade e até a depressão;
- Alivia inflamações;
- Melhora o humor;
- Aumenta a autoestima;
- Regula o apetite;
- Melhora a imunidade;
É por isso que, em casos de depressão, uma das coisas mais recomendadas é a prática de exercícios físicos, pois a grande liberação de endorfinas no corpo ajuda a diminuir os sintomas da depressão.
O que a falta de endorfina pode causar?
A falta de endorfina no corpo tem efeitos contrários, diminuindo o bem-estar e piorando algumas condições da pessoa. Por exemplo:
- Piora a depressão;
- Aumenta a ansiedade;
- Mais mudanças de humor;
- Mais dores em geral;
- Problemas com vícios;
- Problemas com sono;
- Impulsividade.
Se você notou que está com alguns desses sintomas, vale a pena falar com um psicólogo. Aqui na Eurekka, você conta com atendimento on-line especializado, que irá investigar a raiz dos seus problemas e te ensinar técnicas para resolver o problema. Para saber mais, clique no banner.
Como liberar endorfina: 6 formas naturais de liberar mais endorfina
Aumentar os níveis de endorfina no seu corpo é fácil! A Eurekka preparou algumas dicas para você, confira:
1. Faça exercício físico
Se exercitar já é muito conhecido pelos seus diversos benefícios, como a melhora do humor e a redução de sintomas de depressão e ansiedade. Além de ser uma ótima forma de começar o dia!
E não pense que ir à academia é a única opção! Você pode fazer exercícios aeróbicos, como corrida ou caminhada rápida, fazer calistenia ou exercícios em casa etc. As opções são muitas, e os benefícios mais ainda, pois, além de liberar endorfina, também liberam dopamina e serotonina, que são outras substâncias ligadas ao bem-estar.
2. Coma chocolate
Todo mundo adora chocolate, e não é à toa, pois ingerir o chocolate libera endorfina no nosso corpo! Mas não pense que qualquer chocolate serve.
A melhor opção para isso são os chocolates com 70% ou mais de cacau. Mas, por que esse tipo ao invés de um chocolate ao leite, que é tão gostoso? Então, o ingrediente que ativa essa liberação de endorfinas no nosso corpo é o cacau. Por isso, quanto mais cacau no chocolate, maior é a liberação de endorfina no cérebro.
3. Dê risada
Rir é o melhor remédio. A risada ajuda a aumentar os níveis de endorfina e outros hormônios de bem-estar, além de diminuir o cortisol, associado ao estresse. Então, é bom pensar em assistir a algum show que te faça rir muito ou, quem sabe, sair com alguns amigos e dar boas risadas.
4. Faça sexo
A relação sexual não só libera vários neurotransmissores que geram máximo bem-estar, como também é uma forma de exercício físico! Dá pra ser melhor que isso?
5. Pratique a gratidão
A gratidão também auxilia na liberação de endorfinas, afinal, esse sentimento está ligado à felicidade e à calma. Existem algumas meditações que usam a gratidão na sua prática, e você não precisa de nada além de alguns vídeos no YouTube para começar. Vale a pena!
6. Cuide da sua saúde mental
A saúde mental vai além de “estar feliz ou triste”. É algo mais complexo, que envolve a personalidade, as relações sociais, hábitos, rotina, transtornos, autoconhecimento e muito mais! Aprender a cuidar da saúde mental tem muitos benefícios e também ajuda a liberar endorfina, afinal, você vai estar cuidando do seu cérebro.
Ter noção do seu estado atual de saúde mental vai te ajudar a entender quais pontos precisam ser melhorados, quais estão bons e quais devem ser abandonados. Mas nós sabemos que isso não é tão fácil assim. Por isso, nós temos um convite para você.
Ao contrário do que muita gente pensa, terapia não é só pra quem tem algum transtorno. Na verdade, a terapia é um processo que pode te ajudar com muitas coisas, inclusive problemas do dia a dia.
Então, se você precisa aprender a descansar de verdade, diminuir o estresse, ser assertivo, melhorar seu sono ou qualquer outra coisa, um psicoterapeuta da Eurekka pode te ajudar com isso!
Aqui, nós trabalhamos com métodos baseados na ciência que irão te ajudar a mudar, de uma vez por todas, tudo que tem te causado mal. Além disso, você pode ter garantia de que, em poucas semanas, seu problema estará muito melhor. Portanto, nada de fazer terapia pra sempre.
Por isso, se você quer melhorar algum aspecto da sua vida e liberar ainda mais endorfina por meio da mudança positiva, agende sua primeira consulta no botão abaixo! Assim, você pode definir qual seu maior problema, hoje, e será encaminhado para o psicólogo ideal pra você.