Mulher estressada no trabalho

Veja algumas dicas de como lidar com estresse no trabalho.

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half, o Brasil está entre os países mais estressantes para se trabalhar. Em nosso ambiente de trabalho, são muitas as tarefas a se cumprir, pessoas diversas para lidar, relatórios a fazer, além de toda uma rotina de trabalho

Cada ser humano reage de uma determinada maneira diante destas situações, mas uma coisa é praticamente inevitável: o estresse. E ele atinge principalmente aqueles que têm mais ocupações em sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

O estresse no trabalho não deixa apenas o profissional sensível a situações do dia a dia, como também interfere na sua produção diária. Como consequência disso, as demandas parecem aumentar ainda mais. Além do mais, o estresse é contagioso, podendo prejudicar uma equipe inteira.

As pessoas que estão sofrendo com estresse, começam a apresentar alguns sintomas como: cansaço constante, sono excessivo ou insônia, tensão muscular, alterações no apetite, dificuldade de atenção e concentração e até mesmo doenças físicas, como hipertensão e problemas do coração.

Mas, como lidar com as pressões do ambiente de trabalho sem deixar que o estresse tome conta? No artigo a seguir iremos apresentar dicas pertinentes para quem deseja levar a rotina de trabalho com mais leveza. Lembre-se que menos estresse significa mais saúde e bem-estar! 

O que é o estresse?

Se você sempre diz que está estressado por se sentir cansado, deve saber que nem sempre o cansaço é resultado do estresse. Precisamos pontuar que existem diferenças entre estar simplesmente cansado (algo legítimo se a sua rotina é atribulada) e estressado.

O quadro de estresse é mais sério e pode causar diversos prejuízos para o bem-estar global do indivíduo. Pessoas que sofrem com o problema não conseguem descansar porque estão sempre preocupadas. Torna-se um ciclo vicioso, em que quanto mais o indivíduo está cansado, mais se preocupa e menos descansa. O desgaste é inevitável.

Com o passar do tempo, o cansaço vai se somando a outros problemas que prejudicam o bem-estar do indivíduo como um todo. Viver com estresse pode desencadear uma série de problemas físicos e emocionais. Mas, como lidar com o estresse se ele não dá trégua no trabalho? 

Dicas de como lidar com estresse no trabalho

Se você identificou sinais de estresse na sua rotina e relação com o trabalho precisa mudar alguns hábitos. Como já citamos o estresse pode levar a problemas emocionais e físicos. Confira a seguir dicas de como lidar com o estresse no trabalho.

1. Limpeza e organização

Mantenha seu ambiente de trabalho organizado e sua mesa limpa. Estar num ambiente saudável ajuda a manter as emoções equilibradas. Além disso, a organização facilita consideravelmente as suas atividades. Se você sabe onde está aquilo de que precisa para realizar uma tarefa não perde tempo procurando e isso reduz seu estresse.

Tudo o que contribui para te tornar mais produtivo é bem-vindo. Procure deixar sobre a sua mesa somente o que é de uso constante. Guarde nas gavetas o que não usa com frequência, mas precisa estar ao alcance eventualmente. Tire um tempo semanal para fazer uma limpeza de manutenção no ambiente.

2. Esteja preparado

As pressões do dia a dia podem ocorrer, então prepare-se e procure encontrar como resolver da melhor maneira. Quando um problema de trabalho chegar até você, direcione seu pensamento para como solucionar a questão. Não pense no problema em si, mas em como sair dele.

Ter esse pensamento voltado para soluções e não para remoer o que não está bem te levará a uma postura mais positiva. Quando você entende que as questões de trabalho não são pessoais e que podem ser solucionadas, se torna menos suscetível ao estresse. 

3. Gerencie seu tempo com inteligência 

Administre seu tempo e organize os seus afazeres. Um dos principais fatores que geram estresse é a sensação de que não há tempo para realizar todas as tarefas. Viver como o coelho da história “Alice no país das maravilhas”, correndo contra o relógio, não é nem um pouco saudável.

O ideal é que no final do expediente você elabore um cronograma com as atividades que precisa fazer no dia seguinte. Estipule um tempo para cada tarefa de forma a distribuir seu tempo entre essas tarefas. Ao fazer isso você tem mais clareza do que precisa fazer e tem mais facilidade para driblar o que “rouba” seu tempo. 

4. Diminua as cobranças

Não se cobre tanto, apenas execute suas tarefas da melhor maneira possível. Se você já se dedica ao máximo para entregar os melhores resultados, deve evitar fazer críticas duras para si mesmo. Em parte, o estresse resulta do entendimento de que não se é bom o suficiente. 

Esse entendimento surge da ideia de que aquilo que se está fazendo não é o melhor. Estabeleça como critério para si mesmo que o importante é se dedicar para fazer sempre o seu melhor. Deixe de se comparar com os outros e evite estabelecer níveis absurdos de cobranças. 

5. Enxergue o lado positivo

Tudo tem um lado positivo, tentar ver esse lado ajuda a diminuir o estresse. Se você foca somente no que não está bem, é natural ter a sensação de que tudo está sempre prestes a desmoronar. Contudo, você pode e deve olhar para o que está ganhando e não somente para o que está perdendo.

Quando uma situação aparentemente negativa surgir, considere o que ela pode trazer de ganho. Ainda que seja um problema, você ganhará conhecimento para não passar mais por esse tipo de situação. Adotar uma postura mais positiva na vida é determinante para ter mais leveza e menos estresse. 

Coaching para lidar com o estresse no trabalho

Em todo caso, existe o processo de Coaching que, além de trazer ferramentas de como administrar seu tempo, ainda trabalha justamente a questão de sempre ver o lado positivo, mesmo em situações não tão boas.

Passar pelo processo de Coaching pode contribuir e muito para reduzir a influência do estresse em sua vida. Uma pessoa que tem autoconhecimento se torna muito mais preparada para todos os desafios que surgirem.

Gostou de saber mais sobre como lidar com o estresse no trabalho? Aplique as dicas e viva melhor!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

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