Muitas pessoas não se sentem confiantes o suficiente para lidar com as situações do dia a dia. Medo de falar em público, medo de se expor, vergonha excessiva… Afinal, como ser mais confiante?

O texto de hoje vai te trazer algumas dicas para aumentar a sua confiança, além de mostrar os benefícios de ser uma pessoa confiante. Então, para aumentar o seu bem-estar, continue lendo esse texto!

O que significa “ser confiante”?

Ser confiante é confiar no seu potencial. Ou seja, sentir e saber que você é capaz de realizar feitos de vários tipos. 

Uma pessoa confiante é aquela que consegue entender suas capacidades e limitações, sem autossabotagem, se incentivando e indo além diversas vezes. Isso até pode ser confirmado pelas pessoas à sua volta, mas o ideal é que a própria pessoa seja o seu apoio e ponto de referência.

Confiança e autoestima

Existe uma ligação muito íntima entre a confiança e a autoestima. Afinal, a autoestima é a forma como você se sente sobre você mesmo, a partir das suas qualidades e atributos. E a confiança é essa sensação de sentir que você pode, que você merece.

Quando você tem a  noção de que é capaz de realizar várias atividades (autoconfiança), a autoestima tende a aumentar, pois você passa a se apreciar e apreciar seu sucesso.

Os benefícios de ser mais confiante

A autoconfiança traz melhores resultados na vida como um todo. Isso porque ser confiante te traz uma postura mais ativa, de determinação, te fazendo querer ir atrás do que deseja.

Outros benefícios da confiança são maior produtividade, melhor comunicação com os outros à sua volta e aumento da autoestima. Afinal, você se sente melhor e, com isso, a qualidade de vida tende a aumentar.

mulher sorrindo com chapéu de formatura se sentindo confiante

7 dicas de como ser mais confiante

A Eurekka quer te ajudar a ser mais confiante por conta própria, a partir de alguns passos simples e rápidos. Confira a seguir!

1. A confiança aumenta conforme você pratica

Poucas coisas na vida vêm de mão beijada, de forma inata. Com a confiança não é diferente, portanto, é preciso praticar dia após dia. Assim, com o tempo, você vai se tornando mais seguro, e isso abre portas para tentar novas atividades, que podem te deixar ainda mais confiante… É uma bola de neve do bem!

2. Tenha clareza da habilidade que quer ser mais confiante

Colocar como meta que você quer ser mais confiante como um todo pode ser uma armadilha perigosa. Isso abre margem para a autossabotagem. Afinal, quer ser mais confiante em quê, exatamente?

Pense em uma habilidade em que quer ser mais confiante e trabalhe nela de forma exclusiva. Quando estiver confiante, pode escolher uma nova área e começar a pensar só nela, sem atropelar o processo.

Por exemplo: você gostaria de ser mais confiante enquanto fala em público? Ou o importante é estar confiante nas suas ideias, independente da pessoa com quem você está conversando?

3. Trace metas

Para não se embaralhar, faça uma lista de metas para essa habilidade em específico que você quer desenvolver com confiança. O ideal, aliás, é separar em micropassos.

Essa é uma tática que é uma das bases na Eurekka. Significa dividir em etapas bem pequenas e “mastigadas”, para que você note o seu progresso gradual e tenha mais motivação para prosseguir.

Quer descobrir como funciona nossa técnica de Micropassos? Clique no banner e saiba mais!

banner produtividade

4. Comece pequeno

Não precisa dar um passo maior que as pernas. Aliás, não é uma questão de não precisar, mas de não poder, mesmo! Isso vai fazer você se sentir desgastado e insatisfeito quando sentir que está difícil demais.

Se a habilidade escolhida para desenvolver a confiança foi falar em público, por exemplo, você pode começar pesquisando sobre o tema. Pesquisar sobre perder o medo de falar em público e absorver as informações.

Depois, pode praticar falando em frente ao espelho; depois, explicando algo para pessoas que são da sua confiança; depois, para um grupo mais amplo, e por aí vai.

5. Observe sua postura corporal e tom de voz

Muito do seu medo transparece no seu modo de falar e agir. Por isso, fique de olho no que você está passando para o mundo. Inclusive, passar insegurança pode fazer com que os outros usem isso de vantagem para te constranger em alguma situação.

Treine em casa como pode se portar com mais confiança, como relaxar para que sua voz não trema quando você fala. Dessa forma, ao estar em público, você vai ter tudo isso em mente quase de forma automática.

6. Saiba filtrar as críticas

Sempre vai haver críticas. É algo natural, e muitas podem ser construtivas. Contudo, é vital que você consiga separar as críticas que chegam para te ajudar daquelas que surgem para te ofender, te diminuir.

Isso, inclusive, é um processo. Não se culpe por não conseguir ter esse filtro da noite para o dia. Vamos aprendendo com tentativa e erro, com a nossa rede de apoio e com o que sentimos diante dessas situações. Tenha calma!

7. Compare-se apenas com você mesmo no passado

Não dá —repito, não dá — para você se comparar com outros indivíduos. Todo mundo tem suas vivências individuais, com recursos diferentes e opções diferentes para seguir a vida. Por isso, essas comparações são nocivas e não trazem nenhum benefício.

Assim, a única comparação que você pode fazer é com o seu “eu” do passado, pensando se você conseguiu evoluir e atingir os objetivos que você almejava. Caso a resposta seja “não”, o caminho não é a lamentação, mas sim tentar entender como fazer dar certo.

sede da Eurekka

Saiba como ser mais confiante com a Eurekka

Os psicólogos da Eurekka estão sempre com o foco no seu bem-estar. Por isso, são craques em guiar questões sobre autoestima, confiança, amor próprio, entre outros. 

A terapia tem como objetivo ajudar você a entender o que é importante para você, além de criar dispositivos que te ajudem a chegar aonde você quiser. Assim, se você quer saber mais e marcar uma conversa inicial, clique aqui!

🥰 Este artigo te ajudou?


Equipe Eurekka

Compartilhe com seus amigos

LINK DA FONTE

Rolar para cima