Como ser um Profissional High Potential? :: IBC

profissional

Entenda o que é um profissional high potential.

Sabe aqueles profissionais que se destacam dos demais colaboradores numa empresa? Seja por ter uma melhor desenvoltura diante de situações de pressão, ter facilidade para encontrar soluções inovadoras ou simplesmente por aprender rapidamente? Esses profissionais podem ser definidos como high potentials, ou seja, profissionais com grande potencial. 

Em um mercado extremamente competitivo, é determinante para as empresas contar com profissionais high potential em seu quadro de colaboradores. Por esse motivo, esse perfil vem sendo bastante disputado para vagas de destaque. Então, ser um profissional high potential abre uma série de oportunidades.

Continue lendo para saber mais sobre esse perfil e como se tornar esse colaborador de grande potencial. 

Afinal, o que é um profissional high potential? 

Dentro das equipes é relativamente comum haver profissionais que têm mais facilidade para aprender e apresentar ideias inovadoras. Há também colaboradores que ganham os holofotes por executarem suas tarefas com excelência. Quando essas características (aprendizagem, desenvolvimento de ideias e inovação), são apresentadas em conjunto, temos um profissional com um potencial bastante elevado.

Em linhas gerais, os profissionais high potential são aqueles que contribuem significativamente para a conquista de resultados que superam as expectativas. A definição desse termo surgiu a partir do momento em que o RH passou a ter mais abertura para realizar análises. Com mais dados e observação mais criteriosa dos colaboradores, os profissionais de RH puderam focar nas habilidades desses profissionais.

A compreensão de que há profissionais com grande potencial permitiu que o RH passasse a investir em ferramentas de incentivo. Entre essas ferramentas podemos citar programas de incentivo, medidas com foco em retenção de talentos e engajamento. Atualmente, esse conceito é bastante empregado pela área de RH. 

Atenção!

Antes de prosseguirmos, precisamos deixar bem claro que profissional high potential não significa alguém com mais experiência. Esse conceito diz respeito a ter habilidades bem desenvolvidas que contribuem para um desempenho acima da média. Algumas pessoas apresentam essas habilidades naturalmente, ou seja, não necessariamente são as mais experientes da equipe. 

Como identificar um profissional high potential?

Aprender a identificar um profissional high potential pode te ajudar a se tornar um. Afinal, é importante compreender o que torna esses colaboradores mais destacados do que os seus colegas. Como esse profissional sai na frente nos projetos? Como ele conquista resultados impressionantes? Ele trabalha sozinho ou em conjunto com uma equipe? Quais são as oportunidades que esse profissional encontra em seu caminho? 

Fazer esses questionamentos é essencial para facilitar a compreensão a respeito de algumas características desse profissional. Se você trabalha com alguém que considera high potential, é válido observar como essa pessoa trabalha. De que forma esse profissional se posiciona diante de projetos desafiadores? 

Geralmente, profissionais que alcançam resultados mais significativos combinam inteligência emocional bem desenvolvida com facilidade de relacionamentos interpessoais. Ter uma postura racional, mesmo diante de situações difíceis, é crucial para se manter focado e entregar o seu melhor resultado. Esses profissionais também costumam ter facilidade de trabalhar em equipe e liderar.

Sabe aquele profissional que coordena mesmo sem requisitar o comando? Aquela pessoa que com gentileza conduz os demais para o resultado esperado? Esse é o profissional high potential. O grande potencial não diz respeito apenas a conhecimento técnico, embora ele seja importante, mas também a saber conduzir aqueles que estão à sua volta.

Como ser um profissional high potential?

Após ter conhecido o perfil dos profissionais high potential e compreendido como reconhecê-los, você provavelmente está se questionando como se tornar um. A seguir listamos algumas dicas que irão te ajudar nessa caminhada. Lembre-se de que se trata de estar focado em se aperfeiçoar constantemente.

1. Conhecimento técnico

Embora o conhecimento técnico não seja o único fator que faz de um profissional um high potential, tem grande relevância. Então, é válido se dedicar ao desenvolvimento de um arcabouço de conhecimento mais amplo na sua área de atuação. Além da formação tradicional, vale a pena investir em cursos livres e de especialização. Desenvolva suas habilidades o máximo que for capaz.

2. Autoconhecimento

Conhecer profundamente as suas emoções e temores é crucial para se posicionar de forma mais segura no seu trabalho. Uma dica interessante para alcançar o autoconhecimento é o processo de Coaching.

Essa metodologia leva o coachee (aprendiz) a olhar para si, compreendendo melhor os seus anseios e crenças limitantes. É um processo que contribuirá também para desenvolver a sua inteligência emocional. 

3. Inteligência emocional

A inteligência emocional caracteriza-se por ser a capacidade de compreender as próprias emoções e as emoções dos outros. Ao entender como se sente em diferentes contextos, o indivíduo consegue ter uma visão mais distante da situação e encontrar a melhor forma de agir. Trata-se de agir com mais racionalidade, mesmo quando há fortes emoções envolvidas.

4. Desenvolvimento de relações interpessoais 

Ter uma boa relação com os colegas é importante para conviver em um ambiente organizacional salutar. Contudo, além disso, também contribui para desenvolver novos conhecimentos.

Interagir com profissionais de outros setores permite ampliar sua visão a respeito do que a empresa produz. Também estimula a inovação e a capacidade de desenvolver soluções diferentes. Sempre que possível, desenvolva esse tipo de interação.

5. Desenvolva o senso de equipe

O profissional high potential se destaca dos demais, porém, isso não significa que ele trabalha sozinho. É difícil conquistar resultados realmente grandiosos trabalhando sem o auxílio da equipe. Somente ao compreender a relevância da equipe é que o profissional conseguirá desenvolver ao máximo seu potencial. Então, trabalhe o seu senso de equipe para ter melhores resultados.

6. Tenha metas claras

Para se destacar na carreira, é importante ter foco e metas bem claras, ou seja, saber aonde quer chegar. Os profissionais que estão em busca de se tornar high potential devem dedicar algum tempo a analisar quais são os seus desejos para a carreira. 

Qual é o posto que você deseja ocupar daqui a 5, 10 ou até 15 anos? Quais são os passos que precisará dar para realizar esse intento? Essa visão do panorama contribuirá para que você foque em desenvolver as habilidades mais relevantes para ampliar seu potencial.

Gostou de saber mais sobre como ser um profissional high potential? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima